Volta Nacional: “Cristas quer resolver problema de habitação e mobilidade em Lisboa”

Vida Económica
“Cristas quer resolver problema de habitação e mobilidade em Lisboa”
“O turismo não pode gerar desequilíbrios na cidade”. Foi desta forma que Assunção Cristas, a líder do CDS, introduziu o tema da falta de habitação na cidade de Lisboa e o impato que o turismo tem vindo a ter ao nível dos custos de habitação.

“Fiscalidade do alojamento local pode conduzir ao aumento da informalidade”
As medidas fiscais recentemente anunciadas para o alojamento local, desde logo o aumento da carga tributária a quem desafetar um prédio urbano da atividade de exploração desta atividade, podem conduzir ao aumento da informalidade este segmento.

“Quinta da Pacheca expande enoturismo”
A unidade de enoturismo da Quinta da Pacheca, no Douro, vai conhecer em breve a conclusão da primeira fase do seu processo de expansão, com a abertura, prevista para a época alta das vindimas, de 10 novos quartos.

“Rendibilidade da hotelaria em alta”
Fruto do aumento na taxa de ocupação registada no mês de abril, a hotelaria nacional verificou um aumento do RevPAR superior a 30% face ao período homólogo, fixando-se nos 64 euros.

Diário de Notícias
“Ir à Baixa ou ao centro comercial é mais fácil numa scooter alugada”
O serviço de partilha da eCooltra está na capital há dois meses. É usado, sobretudo, para distâncias curtas e por pessoas que vivem na cidade.

“Um defeito que afinal é virtude origina novo vinho”
Era vista como um defeito de produção, mas agora é descrita como uma nova categoria de vinho pinking, “única no mundo”, que hoje é lançada pela Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo. Foi descoberta após uma investigação da enóloga Jenny Silva, com apoio de dois professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e o vinho é feito a partir de uvas brancas, com a particularidade de ter uma cor rosa-salmão.

“Entrar no Alive é como entrar num avião”
Braços abertos, pernas afastadas. Vir ao NOS Alive é mais ou menos como entrar num avião: é preciso estar preparado para abrir a mochila, deixar os objetos afiados à porta e ser apalpado ao milímetro. No primeiro dia de concertos em Algés, os festivaleiros ficaram surpreendidos com o aparato policial.

“Revistas pessoais passam a ser sempre feitas pela polícia”
A grande novidade no reforço de segurança anunciado pela PSP para os festivais de verão deste ano, a propósito do Nos Alive que ontem arrancou, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, assenta nas” revistas pessoais à entrada dos recintos que agora vão ser sempre feitas por polícias e que antes podiam ser realizadas por seguranças privados”, explicou ao DN o intendente Hugo Palma, porta-voz da Direção Nacional da PSP. O festival Super Bock Super Rock, que se realiza de 13 a 15 de julho, junto ao Meo Arena, em Lisboa, também já vai incluir estas medidas acrescidas de segurança.

“Há fantasmas na esplanada da Cinemateca”
“Um fantasma é o medo que a gente tem dele”, escreveu João Bénard da Costa a propósito de um certo filme de Joseph L. Mankiewicz. O título é O Fantasma Apaixonado (1947), com Gene Tierney e Rex Harrison, e inaugurou no último sábado a temporada de sessões na esplanada da Cinemateca. O que Bénard da Costa nos diz com essa frase é que, tal como Mrs. Muir (Tierney), não devemos temer o fantasma do Capitão Daniel Gregg (Harrison), porque depois de este se revelar, há um tal conforto na sua companhia que se descura a imaterialidade da presença. Por isso é tão adequado o nome do ciclo ao qual se extraíram os filmes a apresentar ao ar livre, durante este mês de julho: Fantasmas ao Nosso Encontro.

“Cinema Batalha reabre no verão de 2019”
O projeto de reabilitação do Cinema Batalha, no Porto, da autoria do arquiteto Alexandre Costa, implica transformações espaciais e técnicas no edifício original, com 70 anos. O “novo Batalha” vai manter a plateia e a tribuna, mas ficará com menos lugares no segundo balcão, onde passará a existir um cinema estúdio, permitindo assim projeções simultâneas. Na prática, o icónico Batalha terá duas salas para exibições de cinema digital e analógico.

Público
“Projeto do Museu Judaico pode vir a ser alterado”
Está fora de questão mudar a localização do futuro Museu Judaico de Lisboa, mas quem quiser pode propor alterações ao projeto de arquitetura já conhecido. Foi isto que saiu da primeira reunião da comissão de acompanhamento do museu, que determinou que as propostas podem ser apresentadas até 15 de agosto.

“MNAA tem salas fechadas por falta de vigilantes”
A Direcção-Geral do Património Cultural indicou esta quinta-feira que o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, vive uma “situação atípica” de falta de vigilantes, e que vai recorrer à contratação externa para reabrir as salas fechadas. Contactada pela agência Lusa, a DGPC confirmou o encerramento da maioria das salas do museu, justificando que “se deve à circunstância de se encontrarem sete vigilantes de baixa médica”.

“Fazer acontecer Viseu através das artes nos Jardins Efémeros”
Nos últimos anos, por esta altura, o centro histórico de Viseu enche-se de gente, entre habitantes locais, forasteiros e artistas, e este ano não vai ser diferente, com a realização da 7.ª edição dos Jardins Efémeros, que começam esta sexta-feira, indo até ao fim-de-semana de 16 de julho.

“José Manuel Neto convida Carlos do Carmo e Rodrigo para noites do Trindade”
No ciclo Há Música no Trindade, depois de Tatanka e Yamandu Costa, chega a vez de José Manuel Neto, um dos grandes tocadores actuais de guitarra portuguesa. Com um disco editado em agosto de 2016, Tons de Lisboa, que foi a sua estreia discográfica a solo, José Manuel Neto tem tido bons ecos dessa experiência: “Muitos, guitarristas e não só, vieram dizer-me que fazia falta um disco destes. Lembro-me de o Alcino Frazão ter gravado um, em 1985, que tinha a parte tradicional mas também tinha outras coisas.”

Correio da Manhã
“Início do Festival no Barreiro”
O VII Festival Encontros – Cores, Sons, Sabores e Saberes arranca hoje, às 20 horas, no Barreiro. O festival terá atuações de Dillaz (hoje) e Ferro Gaita (amanhã).

“Abrem Festas em Odivelas”
Começam hoje as Festas de Odivelas que se prolongam até dia 16 de julho. Comemorando o 27.º aniversário de elevação de Odivelas a cidade, o Parque Urbano do Silvado acolherá eventos de street fod, diversões, artesanato e concertos musicais. A entrada é gratuita.

“Hotelaria. Protesto”
Sindicalistas dos setores da hotelaria e turistas protestaram em Lisboa e entregaram uma moção no Ministério do Trabalho pedindo o desbloqueamento da contratação coletiva e melhores condições laborais.

Jornal de Negócios
“Portos portugueses na rota da competitividade”
As novas alianças dos armadores, o aumento da arqueação bruta dos navios, a procura de energias mais limpas e soluções logísticas cada vez mais otimizadas com a necessária desmaterialização de processos estão entre os principais desafios que a operação portuária nacional tem pela frente.

Jornal de Notícias
“Festival da Vitela e do Vinho Verde até domingo”
Quase 40 expositores, no Parque da Cidade, mostram, até domingo, o vinho verde de produtores locais, mas também a gastronomia, a doçaria e o artesanato. Já arrancou o Festival Gastronómico da Vitela e o Vinho Verde de Vale de Cambra.

“Passageiros do Celta mais do que triplicaram”
O número de utilizadores da ligação ferroviária entre o Porto e Vigo mais do que triplicou nos últimos quatro anos. Criado em julho de 2013, com vista a incrementar as ligações entre o Norte de Portugal e a Galiza, o comboio internacional Celta registou, no primeiro ano, segundo dados da CP, um total de 23 490 passageiros.

“Música, arte urbana e muita, muita cor”
O céu, em Águeda, é, por estes dias, diferentes. Não fosse o facto de se olhar para cima e, em vez de azul, vermos todas as cores do arco-íris, estampadas em guarda-chuvas coloridos. É a já habitual instalação artística “The Umbrella Sky”, que, apesar de não sair da rua até setembro, marca o AgitÁgueda, que está a decorrer até ao dia 23 deste mês.

“Quitanilha Rock com passes a 15 euros”
O rio Maças volta a unir portugueses e espanhóis no festival Quintanilha Rock, que espera seis mil visitante, de 13 a 15 deste mês, na fronteira de Bragança.

“Póvoa de Varzim. 39.º Festival quer recordes”
O 39.º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim arranca hoje com uma conferência de Rui Vieira Nery, a que se seguem 13 concertos, até dia 30.

O Jornal Económico
“Madeira prepara novo regulamento de tarifas para incentivar cruzeiros”
A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira está a ponderar alteração do regulamento de tarifas cobradas aos armadores internacionais de cruzeiros que escalam os portos da ilha, nomeadamente o Funchal e o Porto Santo.

“Turismo na Madeira tem novas regras”
Entraram em vigor as novas regras de turismo na Madeira, no passado dia 28 de junho. Os alojamentos turísticos vão ter assim de cumprir as novas exigências do Decreto Legislativo Regional n.º 19/2017/ M, publicado em Diário da República.

“Museu CR7 bate recorde com 250 mil visitas”
Desde a sua inauguração em dezembro de 2013, o Museu de Cristiano Ronaldo recebeu a visita de 250 mil pessoas. O espaço museológico que retrata a vida desportiva do internacional português conta expor, a partir do próximo mês, uma réplica do último trofeu referente ao título de campeão da Liga Espanhola – obtido pelo Real Madrid – e os troféus de “Homem do Jogo” obtidos na Taça das Confederações 2017.

“Três mil milhões em Projetos de Interesse Nacional”
Os resorts ou empreendimentos turístico-imobiliário foram uma das razões do grande desenvolvimento imobiliário na viragem do novo século e milénio, a maioria considerados Projetos de Interesse Nacional. Durante a crise, a minoria que estava em construção ou em vias disso parou e muitos ainda em projeto acabaram por não sair do papel.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.