Volta Nacional: “Neeleman entra na companhia francesa Azur ao comprar 32%”

Jornal i
“Neeleman entra na companhia francesa Azur ao comprar 32%”
David Neeleman, acionista da TAP, comprou 32% da Aigle Azur, companhia francesa na qual os parceiros chineses da HNA já tinham uma posição relevante ao deterem 48% do capital. A Aigle Azur voa para 26 destinos, incluindo Portugal, Alemanha, França e Marrocos, operando neste momento com dez aviões Airbus. Anteriormente, a empresa pertencia à holding Weaving Group, uma empresa ligada ao turismo. Segundo a imprensa, esta é a companhia aérea europeia privada mais antiga.
“Barcelona, Nova Iorque e Lisboa querem limitar preços”
Colocar um travão no preço das casas é uma prioridade que junta os responsáveis municipais das cidades de Barcelona, Nova Iorque e Lisboa ao assinarem um documento onde pedem maior capacidade legislativa para enfrentar o crescimento da pressão especulativa. “A cidade é a nossa casa, no entanto hoje é também onde o direito à habitação, um dos direitos mais básicos, é mais ameaçado”, escreve o responsável pela Habitação Acessível de Nova Iorque, Brad Lander, a vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local de Lisboa, Paula Marques, e a vereadora dos direitos sociais da Câmara de Barcelona, Laia Ortiz, num documento citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Público
“Compra de comboios para a CP contradiz plano ferroviário nacional”
Ou a CP não confia nos planos da Infraestruturas de Portugal para electrificar 334 quilómetros de linhas férreas até 2020, ou o próprio Governo já percebeu que tal promessa não será cumprida. De outra forma, não se entende por que o plano de aquisição de comboios da CP – anunciado pelo ministro Pedro Marques no Parlamento – contempla material bi-tracção que lhes permite circular indistintamente em linhas electrificadas e não electrificadas.

Diário de Notícias
“Portugueses enchem hotéis no Natal e no Ano Novo”
Os portugueses já estão de malas aviadas para uma escapadinha nos fins de semana prolongados dos feriados de dezembro e do Natal e Ano Novo. As previsões são de um aumento de 10% no número de reservas. Açores, Lisboa e Porto têm já quase esgotados muitos dos seus melhores hotéis.
“Tesouros da Madeira com vista para o pão de açúcar”
A nova exposição do Museu Nacional de Arte Antiga é uma viagem à Madeira dos séculos XV e XVI, Como a prosperidade da cana do açúcar permitiu encomendas nas Flandres.
Correio da Manhã
“Turista chinês lidera compras”
As compras feitas por turistas (tax free) em Portugal cresceram 41% nos nove primeiros meses do ano. Os chineses lideram a lista dos maiores gastadores, com compras médias de 641 euros, de acordo com dados divulgados pela Global Blue.

Jornal de Notícias
“STCP terá 20 autocarros com cabina blindada”
Na nova frota da STCP, 20 autocarros serão de cabina blindada. A garantia foi dada esta semana aos trabalhadores, na sequência das exigências apresentadas numa reunião com os sindicatos devido à sucessão de agressões aos motoristas por parte de passageiros.

Economia
“Portela aguenta 49 milhões de passageiros”
A proposta da ANA — Aeroportos de Portugal para o aumento da capacidade aeroportuária de Lisboa, com a construção de uma nova infraestrutura no Montijo, já foi entregue ao Governo. A autorização ambiental para a abertura da infraestrutura no Montijo é aguardada no primeiro semestre de 2018, segundo o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, que espera que depois arranquem as obras e sejam respeitados os prazos previstos no memorando assinado em 15 de fevereiro entre o Governo e a ANA, gerida pela Vinci Airports. O Montijo “é uma solução capaz de cumprir todos os requisitos exigidos, com durabilidade e rapidez de execução, sendo possível a sua conclusão a três/quatro anos, e que vai duplicar o crescimento na região de Lisboa”, afirmou Pedro Marques esta semana, na comemoração dos 75 anos do aeroporto de Lisboa.

“Estrangeiros ricos aterram em Viseu”
O aeródromo de Viseu é uma porta de entrada em Portugal para aviões estrangeiros de ricos, empresários e jogadores de futebol, admitiram ao Expresso várias fontes locais. Alguns dos estrangeiros que agora são clientes regulares do aeródromo de Viseu utilizaram anteriormente o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Mas a disponibilidade das aterragens em Viseu para pequenos aviões e a proximidade à zona do Dão e às quintas do Douro, desde Cinfães, Resende, Mesão Frio, Peso da Régua ou Pinhão, “transferiram” estas pequenas aeronaves para Viseu. “A maioria destes estrangeiros aterram e seguem de helicóptero, mas também há portugueses conhecidos que entram em Portugal por Viseu e daqui vão de helicóptero até ao Gerês”, referiu uma das fontes.
“Linha da SevenAir consolida voos Viseu-Portimão 12 meses por ano”
Sair de Viseu de manhã para tratar de negócios em Portimão e regressar ao fim do dia para jantar com a família é uma rotina que já se repete para muitas pessoas ao longo do ano, como passageiros dos voos regulares da SevenAir, de ida e volta entre estas duas cidades. Contabilizando apenas as idas, em 2016, houve 581 pessoas que apanharam o voo Viseu-Portimão da SevenAir, e em 2017, o número de passageiros aumentou para 825 só de janeiro a setembro.
“Como as startups podem ajudar o turismo na Madeira”
Todos a bordo no caminha de futuro da Pérola do Atlântico para reforçar a sustentabilidade de um setor que se confunde com a própria história das ilhas. A arte de bem receber é uma das mais ancestrais na Madeira, com um “longo historial de mais de 200 anos”, de acordo com o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo. Com base naquela que é a primeira cidade insular fora do Velho Continente a ser construída por europeus, a beleza natural, o parque hoteleiro e a fama do vinho local cedo deram ao arquipélago o estatuto de primogénito nos destinos turísticos portugueses. Herança que importa recordar mas que não faz o presente. Lembra o autarca que “agora é o nosso tempo” e dormir à sombra da bananeira não é opção.
“Airbus fecha negócio de 50 mil milhões de dólares”
O fundo de investimento norte-americano Indigo Partners, especializado no aluguer de aeronaves, encomendou 430 aviões à Airbus durante o Dubai Air Show. O negócio, considerado o maior da história do fabricante europeu, ascende a 49,5 mil milhões de dólares (cerca de 42 mil milhões). Em causa está a compra de A320 neo e A321 neo, que serão alugados às companhias low cost detidas pela Indigo: a norte-americana Frontier Airlines, a chilena JetSmart, a mexicana Volaris e a húngara Wizz Air.
“Turismo dispara até setembro em Cabo Verde”
Cabo Verde recebeu, nos primeiros nove meses deste ano, mais de 512 mil turitas, totalizando 3,3 milhões de dormidas, o que se traduz num aumento de 11% no número de hóspedes relativamente ao mesmo período de 2016.

Sol
“Tripulantes e TAP em guerra”
A TAP pretende fazer alterações ao Acordo de Empresa (AE) que tem com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). De acordo com o presidente executivo da companhia aérea, Fernando Pinto, o motivo é simples: «Não tem condições para ser mantido nos termos atuais» porque «muitas das regras estão desajustadas face à realidade» e outras «são utilizadas de forma abusiva por alguns, com prejuízo de todos».

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.