Volta Nacional: “Macau pondera aplicar taxa turística”

Jornal i

“Macau pondera aplicar taxa turística”

O Governo de Macau está a efetuar um estudo para possível aplicação de uma taxa turística no território. A garantia foi dada pela diretora dos Serviços de Turismo (DST) de Macau. O turismo de região cresceu 211% entre 1999 e 2018, passando de 11,5 para 35,8 milhões de pessoas, segundo as autoridades. Os chineses representaram a esmagadora maioria dos visitantes em 2018.

Jornal de Negócios

“TAP passa ano difícil mas já pensa em 2020”

David Neelman, maioritário da Altantic Gateway, dona de 45% da TAP, diz que já pensa em 2020, antecipando que a economia brasileira possa penalizar este ano a companhia aérea. É nesse ano que quer também a TAP preparada para ir para a bolsa.

“Grupo sem necessidade de pedir dinheiro a acionistas”

O “chairman” da TAP diz que apesar do prejuízo, a empresa está hoje em condições de honrar compromissos. A TAP aumentou o valor em caixa de 168 milhões em 2017 para 233 milhões no ano passado.

Jornal de Notícias

“Lisboa ultrapassou Barcelona em Alojamento Local”

Castelo, Alfama e Mouraria. Três bairros históricos da cidade de Lisboa em que quase 40% das casas estão dedicadas ao Alojamento Local (AL). Os dados que o JN/Dinheiro Vivo teve acesso mostram que entre o final de agosto de 2018 e o início de janeiro deste ano foram estes bairros que registaram aumentos mais expressivos, tanto em termos relativos como absolutos.

“Bloco quer limitar registos de AL no centro”

É com base no caso de Barcelona que o Bloco de Esquerda vai avançar com uma proposta para regular o Alojamento Local em Lisboa. O partido quer limitar o número de unidades de arrendamento de curta duração nos bairros mais pressionados, ou seja, Castelo, Alfama, Mouraria, Bairro Alto e Madragoa. A ideia é muito semelhante e levada a cabo pela Autarquia de Barcelona, procurando diluir pelos bairros mais periféricos a pressão no centro.

“Há Porto a menos. Não há turismo a mais”

“Porto: da cidade” é o novo livro do historiador Hélder Pacheco, que vai ser lançado hoje, às 21h00, no Auditório do Conservatório de Música no Porto. O que motivou o historiador para a criação da obra foi a necessidade de transmitir alguma esperança aos portuenses que olham para o turismo como algo que está  a estragar a cidade. “Passo em ruas que estão a cair e vejo-as agora como novas. Sítios que nunca pensei ver renovados”, afirmou.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.