Volta Nacional: “Aeroporto avança em Alcochete e Portela fecha”

Negócios

“Aeroporto em Alcochete volta a ser opção definitiva”
A construção de um aeroporto em Alcochete volta a ser a solução definitiva para resolver os problemas aeroportuários na área da Grande Lisboa. O pontapé de saída para atingir este objetivo foi dado quarta-feira, através d apublicação de um despacho no qual o Governo mandata o LNEC para fazer uma avaliação ambiental estratégica que contabiliza o curto prazo – a construção do aeroporto no Montijo – com o longo prazo, ou seja, a implantação de uma infraestrutura de raiz em Alcochete.

Público

“Governo avança para o Montijo e depois para Alcochete”
O Ministério das Infraestruturas decidiu pôr um ponto final no processo de Avaliação Ambiental Estratégica que estava nas mãos do IMT e vai avançar para uma solução que envolve Montijo e Alcochete, sem antes ter o acordo com o PSD como antes tinha proposto.

“Ambientalistas surpresos e à espera de mais explicações”
As associações ambientalistas que mais se têm pronunciado sobre a intenção de instalar um aeroporto no Montijo mostram-se estupefactos com as notícias divulgadas ontem, de que o Governo pretende acabar com a AAE em curso e entregar uma nova ao LNEC, ao mesmo tempo que diz que quer começar com as obras no Montijo daqui a cerca de um ano.

“Autarcas de Montijo e Alcochete aplaudem, comunista do Seixal só gosta de metade do plano”
O plano do Governo para apressar a construção do novo aeroporto agrada aos autarcas socialistas da Margem Sul e já tem “aspetos positivos” para o presidente da Câmara do Seixal, o único dos autarcas que deram parecer negativo à localização do novo aeroporto no Montijo ainda em funções.

Jornal de Notícias

“Aeroporto avança em Alcochete e Portela fecha”
Ao fim de 50 anos e 17 possíveis localizações, o Governo decidiu que não há mais tempo a perder: o novo grande aeroporto internacional de Lisboa irá ser construído em Alcochete, mas este só deverá estar pronto em 2035, o que obriga a transformar o montijo numa solução de médio prazo, a arrancar em 2026. No longo prazo, o Humberto Delgado fechará portas e, posteriormente, o Montijo também.

“Montenegro não sabia de nada, Rio questiona PS”
O futuro líder do PSD, Luís Montenegro, “não foi informado de nada” acerca dos planos do Governo para o novo aeroporto no Montijo, disse fonte proxima do social-democrata à Lusa. Já há uns dias Montenegro se tinha pronunciado sobre o caso, para registar a “confissão de incompetência” de Costa, depois de o Primeiro Ministro ter pedido ao PSD que dissesse qual a sua posição para o novo aeroporto.

Diário de Notícias

“Governo quer Montijo e Alcochete para resolver o agora e o depois”
Há seis mil milhões para aeroportos. Alcochete será o principal da capital em 2035. Até lá, Montijo avança como complementar e começa a receber aviões em quatro anos. Portela vai fechar portas mas, para já, recebe investimento de 300 milhões.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.