Volta Nacional: “Aeroporto de Alverca tem tudo para ser o hub de Lisboa”

Jornal Económico 

“Carmona Rodrigues apresenta Alverca como alternativa a Aeroporto do Montijo”

Um novo hub aeroportuário em Lisboa com base em Alverca, – e a funcionar com o complemento do aeroporto da Portela -, é o modelo que será proposto na próxima semana como alternativa ao projeto da transformação da Base Aérea do Montijo em Aeroporto Civil. A capacidade instalada desta solução Alverca-Portela comportará 75 milhões de passageiros e 500 mil movimentos anuais de aviões. Esta proposta será apresentada a 23 de outubro, na Fundação Cidade de Lisboa, no Campo Grande. Subscrita por oito especialistas com valências muito diversas – entre os quais António Carmona Rodrigues, ex-ministro das Obras Públicas e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) -, a “proposta de transformação do aeroporto de Alverca no hub de Lisboa terá a vantagem de funcionar com os acessos rodo-ferroviários existentes, o que simplifica bastante todo este projeto”, diz Carmona Rodrigues.

“ANA – Aeroportos de Portugal já investiu 325 milhões de euros desde a privatização”

A ANA – Aeroportos de Portugal venceu o Troféu Júri na 26.ª edição do Troféus Luso-Franceses. (…) A ANA, desde a privatização da empresa, já fez investimentos que ascendem a 325 milhões de euros. “Através destes investimentos promovemos o desenvolvimento das infraestruturas em diversas dimensões, que podem ir da experiência do passageiro, ao aumento de capacidade ou mesmo melhoria de alguns subsistemas dos aeroportos”, realça a ANA. Mas a ANA fez um investimento inicial de três mil milhões de euros na concessão. Será que já foram recuperados? “Claro que não. Os resultados têm sido positivos, e, refira-se, com repercussões muito positivas na economia, mas o sucesso de uma concessão mede-se no final”, salienta a mesma fonte.

Jornal de Notícias

“Moliceiros rendem 5,4 milhões à Câmara de Aveiro”

Os 10 cais para operadores marítimo-turísticos, nos canais urbanos da ria de Aveiro, vão render à Câmara, em cinco anos, 5,4 milhões de euros. Foi esse o valor total da hasta pública de atribuição das licenças para utilização dos cais, que decorreu ontem. Há cinco anos, os mesmos 10 cais tinham rendido 1,25 milhões. Os operadores dizem que, para suportar os custos, terão de aumentar o preço dos bilhetes das viagens turísticas dos atuais 10 euros para “13 ou 14 euros”.

Jornal i 

“Qantas Airways. O voo mais longo da História”

A companhia aérea Qantas Airways prepara-se para testar, este fim de semana, o voo mais longo da História. São 20 horas sem escalas e 15 fusos horários diferentes para fazer a ligação de Nova Iorque a Sidney. Até agora, o voo mais longo pertencia à ligação entre Singapura e Nova Iorque: 19 horas.

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