Volta Nacional: “Aeroporto de Lisboa precisa de definições”

Jornal i

“Tap. Mais 86% de passageiros entre Lisboa e Porto”

O número de passageiros que utilizam a ponte aérea da TAP na ligação Lisboa-Porto aumentou cerca de 86%. A garantia foi dada por Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, que pretende contrariar assim a ideia de que foram retirados passageiros ao Porto.

Correio da Manhã

“Peça destruída vale mais de 50 mil euros”

A escultura em madeira de São Miguel Arcanjo que foi derrubada por um turista no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, no passado domingo, está estimada em vários milhares de euros. De acordo com uma avaliação feita, a pedido do CM , pelo especialista de arte Aníbal Pinto de Faria, da leiloeira P55, a peça valerá cerca de 50 mil euros, atendendo à condição e qualidade da policromia e dourados”. A recuperação é possível, mas “exigirá ao MNAA a constituição de uma equipa multidisciplinar para proceder à correta intervenção sobre o objeto museológico”.

“Web Summit. Da bola aos emojis, tudo se discute em Lisboa”

O maior evento de tecnologia da Europa abriu portas ontem em Lisboa, com meia hora de atraso e uma irónica falha no telemóvel do fundador do evento, que impediu Paddy Cosgrave de aceder à rede wi-fi. No interior do Meo Arena estiveram 15 mil pessoas a assistir ao arranque do evento, mas cerca de 3 mil não conseguiram entrar no recinto e foram obrigados a assistir ao frio e através de monitores ao início dos trabalhos.

Público

“Convento de São Paulo reabilitado após 50 anos de “abandono violento”

O Convento de São Paulo, monumento de 1383, construído numa das encostas da Serra da Arrábida, e que se encontra encerrado há 50 anos, vai voltar a poder receber visitas após obras de reabilitação que vão arrancar este mês. A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), proprietário da Quinta de S. Paulo, onde se encontra o Convento, adjudicou ontem  a reabilitação à Signinum, Gestão de Património Cultural, uma empresa especializada que fez, entre outros, os recentes trabalhos de recuperação da Torre dos Clérigos, no Porto, e do Museu dos Coches, em Lisboa. A obra está orçamentada em 400 mil euros e tem um prazo de execução de seis meses.

Negócios

“Turistas triplicam gastos em Portugal”

Entre 1996 e 2015, as exportações portuguesas de viagens e turismo praticamente triplicaram. Isto é, aquilo que os turistas estrangeiros gastam para viajar para Portugal, deu um enorme salto nos últimos vinte anos, sobretudo desde 2009, com um aumento de 64% desde esse ano.

“Diversificação é chave para manter cá os turistas”

Portugal conquistou um lugar ao sol no turismo mundial. Os agentes garantem que não é um fator moda, mas sugerem iniciativas para consolidar esta dinâmica no setor do turismo. Numa coisa, por isso, o setor está de acordo. Há que criar mais diversificação e motivos de interesse para que chame mais e diferentes turistas.

“Visitantes dos EUA estão a crescer, Brexit preocupa”

“Nós vamos buscar clientes onde eles existirem”. A garantia dada por Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português, não deixa margem para dúvidas. Angola e Brasil forma, nos tempos mais recentes, um problema que se sentiu este ano. Mas em compensação começam a surgir mais visitantes dos Estados Unidos, ao qual não será alheia, segundo os empresários do setor, a aposta da TAP nesse país. “O Brexit preocupa-nos”, saliente Francisco Calheiros, acrescentado que é uma incógnita, sobretudo para o Algarve onde pode ser determinante.

“Aeroporto de Lisboa precisa de definições”

Os agentes de turismo coincidem na necessidade de se definir o futuro para a infraestrutura aeroportuária que serve a cidade de Lisboa. Ainda não aconteceu não ter capacidade para receber turistas, “mas pode vir a acontecer”, alerta Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português. Por isso, reclama, tal como o setor, que se tome a decisão sobre a forma de expandir o aeroporto de Lisboa.

“Setor tem de ganhar músculo financeiro”

O turismo está em crescimento. Mas teve anos de queda. Os empresários aguentaram, mas agora ainda há feridas para sarar, nomeadamente a nível financeiro. O setor é o primeiro a lembrar que metade das empresas nesta atividade global tem EBITDA negativo.

“Ideias lançadas para desenvolvimento futuro”

O sol e a praia estão consolidados na oferta turística portuguesa. O golfe também é já um ponto de atração. Mas há outras ideias para que o pacote a apresentar ao turista seja mais completo e diversificado.

Diário de Notícias

“Obras dos museus não têm seguro”

“É uma regra dos museus dependentes da administração central: as peças não têm seguros autónomos, portanto o Estado segura as suas próprias peças. O Estado segura-se a si próprio”, afirma Raquel Henriques da Silva. A ex-diretora do Instituto Português de Museus e do Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea respondia ao DN a propósito do que ocorreu no passado domingo no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) quando um turista derrubou a estátua em madeira do Arcanjo São Miguel, que data do século XVIII.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.