Volta Nacional: “Aeroportos portugueses: SEF nega demoras”

Correio da Manhã
“Aeroportos portugueses: SEF nega demoras”
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras garante num relatório que “não é verdade que se verifiquem tempos de espera de três ou quatro horas” nos aeroportos. E dá o exemplo de Lisboa, onde a média está nos 27,3 minutos.

“Comboio Raiano até Badajoz”
A CP iniciou ontem o comboio Raiano, ligação diária na Linha do Leste, entre o Entroncamento e Badajoz (Espanha). O comboio parte do Entroncamento às 10:12 e chega a Badajoz às 13:16 (14:16 horas locais); no sentido inverso, sai de Badajoz às 16:24 (locais) e chega às 18:25 ao Entroncamento.

“Lourinhã: cem dinossauros”
Mais de cem modelos de dinossauros em tamanho real começam na 2.ª feira a ser montados no Dino Parque da Lourinhã, que abre em 2018.

Público
“Quinze frangos e calos para levar cultura a Benfica”
O palácio, na sua nova vida de pólo cultural, abre portas na sexta-feira. As obras de reabilitação começaram há dez meses, mas ainda há coisas que parecem atrasadas: janelas por montar, chão por colocar, portas por abrir. Inês Drummond não está preocupada, garante que o prazo de abertura é para cumprir e até mandou fazer festa gorda. De sexta a domingo há concertos, projecções de filmes, bailaricos, tertúlias, peças de teatro.

“Barreiras acústicas protegem Mosteiro da Batalha da Estrada Nacional 1”
A Câmara da Batalha vai criar barreiras acústicas para proteção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, monumento nacional demasiado exposto ao tráfego da Estrada Nacional 1 (IC2). A autarquia adjudicou esta semana a obra, que será executada em três meses. “Este projeto representa um passo fundamental para a protecção do Mosteiro da Batalha e sua valorização enquanto património da Humanidade classificação pela UNESCO,” explicou ao PÚBLICO o autarca Paulo Batista Santos.

Jornal de Notícias
“Israelitas investem sete milhões em imobiliário”
O grupo israelita Fortera vai construir um empreendimento com mais de 50 apartamentos de luxo, a 50 metros da praia (zona norte), em Espinho. O projeto, que tem o apoio da autarquia, quer colmatar a falta da habitação própria na cidade. Será um investimento de aproximadamente sete milhões de euros e as obras deverão arrancar no final do ano.

“Praia da Baía amanhã em festa”
O festival Oito24 vai assinalar o fim do mês forte do verão com uma grande festa. O evento acontece amanhã, na praia da Baía. O programa ingloba espetáculos na praia e na Alameda 8.

“Porto: Aniki Bobó pode reabrir em abril de 2018”
O presidente e candidato à Câmara do Porto, Rui Moreira, quer incluir no seu manifesto a reabertura do histórico bar da Ribeira, Aniki Bobó. A proposta, que foi apresentada à Câmara, pela promotora portuense Lovers & Lollypops, tem por objetivo voltar a inserir a cidade nos circuitos da música alternativa e experimental, a partir de abril de 2018.

“Algarve: “A alegria do turista é a fome do pescador”
Os restaurantes cheios, com a maioria dos turistas a optarem pelo peixe fresco, que é um cartaz turístico do Algarve, não são sinónimo de felicidade para os homens que todas as noites se fazem ao mar. A crise sente-se por ali, onde há cada vez menos gente a enveredar pela profissão. Falta peixe, dizem, e o preço de venda em lota não dá para nada. A primeira “culpa” é dos golfinhos, uma convicção popular desmentida pela ciência.

“Incêndio fecha casa de turismo rural”
Um incêndio que começou junto dos aparelhos de ar condicionado da Casa de Chouselas destruiu, na manhã de ontem, pelas 11 horas, parte deste alojamento de turismo rural, situado na freguesia de Vilela, em Amares. Catorze turistas que se preparavam para fazer “checkout” foram retirados e os novos clientes, que encheriam de novo a habitação, durante a tarde, foram distribuídos por outros empreendimentos turísticos do concelho.

“Mira: novo mercado para produtos e cultura”
A Câmara de Mira vai avançar no primeiro trimestre do próximo ano com obras de recuperação do mercado municipal, um equipamento situado junto à Secundária Dra. Maria Cândida que está abandonada desde 2001. O projeto, a realizar no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana, foi apresentado, ontem, mas ainda não tem data prevista de conclusão. A obra “custará 550 mil euros e será financiada em 85% por fundos comunitários”, disse o presidente da autarquia, Raul Almeida.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.