Volta Nacional: “Alojamento local. Associação quer taxas turísticas proporcionais”

Volta Nacional: “Alojamento local. Associação quer taxas turísticas proporcionais”

Jornal i 

“Alojamento local. Associação quer taxas turísticas proporcionais”

As autoridades locais deveriam “ponderar” sobre as taxas turísticas e aplicar regras de proporcionalidade aos diferentes alojamentos e hotéis. O alerta é feito pelo presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP). Eduardo Miranda lembrou que há segmentos de alojamento local – por exemplo, os hotels – em que o valor de dois euros que é cobrado é “desproporcional para os preços praticados”, já que representa “15% a 20% de uma diária numa cama no inverno”. Um factor, que segundo o mesmo, pode ter um “impacto negativo”, disse à Lusa.

Jornal de Notícias

“Taxa turística afasta jovens e estudantes da cidade”

A taxa turística no Porto está a afastar jovens e estudantes dos hostels da cidade. A cobrança de dois euros por noite, em vigor desde dia 1 de março do ano passado, tem vindo a gerar uma perda de grupos de turistas jovens, principalmente de escolas e universidades na cidade do Porto, explicou à Lusa José Nuno Guerra, presidente da Associação de Hostels de Portugal.

“Turismo low-cost emagrece receitas das rent-a-car”

O aluguer de automóveis em Portugal tem crescido nos últimos anos à conta do aumento de turistas. As empresas de rent-a-car registaram no ano passado receitas de 700 milhões de euros, segundo os dados da ARAC, a associação do setor. Só que os estrangeiros estão cada vez mais a alugar carros mais pequenos e baratos, o que torna cada contrato menos rentável.

“Turismo vale 13,7 mil milhões por ano na região de Lisboa” 

O turismo gerou em 2017 mais de 13,7 mil milhões de euros e foi responsável por 182 mil postos de trabalho na Região de Lisboa, revelou um estudo realizado pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL). As conclusões do estudo do impacto macroeconómico do turismo na cidade e na região de Lisboa, realizado pela consultora Deloitte, foram apresentadas ontem.

“20 maiores investimentos somam 388 milhões”

Até ao final de dezembro, o programa Portugal 2020 cobria um investimento total elegível superior a 23 milhões de euros. Mais de 3,3 mil milhões dizem respeito a projetos com início no ano passado e conclusão prevista até 2022. Os 20 maiores investimentos privados de 2018, todos acima de dez milhões de euros, somam uma aposta total que toca os 388 milhões. O turismo é um dos setores mais dinâmicos. O Portugal 2020 acolhe três hotéis, no Porto e nos Açores. Os planos da cadeia hoteleira algarvia Conforhoteis para abrir um hotel de cinco estrelas no Norte, no centro do Porto, obtiveram da União Europeia um impulso de 5,5 milhões de euros – metade do investimento próximo dos 11 milhões. O Oporto Story Hotel tem conclusão prevista para janeiro de 2020.

Correio da Manhã

“Companhias aéreas. Registar passageiros”

As companhias aéreas incorrem em multas até 100 mil euros por cada viagem, se violarem a obrigação, criada por diploma, de transferirem para a Polícia dados dos passageiros aéreos, como contactos, modalidades de pagamento e itinerário.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.