Volta Nacional: “Alojamento local está perto das 26 mil unidades”

Correio da Manhã

“Mulheres recusam desafio de esquiarem em biquíni”

Os turistas foram ontem desafiados a esquiar em fatos de banho ou biquíni na Serra da Estrela, mas as mulheres recusaram a participar na iniciativa. Apenas duas dezeas de esquiadores se associaram à festa de encerramento da época de inverno – foram desafiados a despir os trajes impermeáveis e a esquiar em fato de banho, numa tentaiva de “transformar a estância na prai mais alta de Portugal”.

Público

“O que beneficia os turistas beneficia os residentes”

Ruas seguras, limpas, edifícios recuperados. Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador dos hotéis Vila Galé, defende que o aumento do turismo só traz vantagens para os residentes. O segundo maior grupo hoteleiro do país está de olho no fenómeno do alojamento local e quer continuar a expandir a cadeia, ao ritmo de um novo hotel por ano. Com 20 unidades em Portugal e sete no Brasil, há outros destinos no horizonte: Espanha, Cabo Verde. Moçambique e Cuba estão em estudo. Segundo Gonçalo Rebelo de Almeida, não “vai haver um fenómeno de substituição” da hotelaria pelo alojamento local. Para o responsável, existem três hipóteses: “encontrar modelos de hotel com menos serviços (como já há), desenvolver quartos adequados para famílias ou entrar no negócio, como algumas cadeias já estão a fazer. Posso aproveitar a minha capacidade de gestão e entrar neste segmento”.

Negócios

“Como poupar nas férias de verão?”

Férias com voos, estadias e rent-a-car até 400 euros mais baratas é o que pode conseguir se reservar agora em plena época de venda antecipada. Este ano, a pressão sobre destinos “calmos”, como o Algarve, também aconselha antecipação. É trivial, até à época alta os preços vão escalar: “depende do destino, mas podemos avaliar entre 15 e 30% o que pode inflacionar o preço até mais perto do verão”, diz Fernanda Janeiro da agência de viagens online Logitravel.

“Lisboa inverte queda nas escalas de cruzeiros”

O porto de Lisboa inverteu em março passado a tendência de quebra do número de escalas e de passageiros de navios de cruzeiros, revelam indicadores de atividade divulgados no site desta administração portuária.

Expresso

“Turismo e Saúde: dois setores, o mesmo desafio estratégico – o emprego”
São apontados como setores estratégicos para o país e nos últimos anos, perante um cenário um cenário de austeridade nacional, a saúde e o turismo enfrentam múltiplos desafios. Há um que é comum a ambos: o do emprego. Numa dimensão distinta, e apesar dos claros sinais de recuperação que o turismo tem evidenciado nos últimos dois anos, as questões da empregabilidade permanecem, em ambos os setores, em cima da mesa. No setor do turismo, a questão do momento é se o país está a conseguir formar profissionais qualificados em número suficiente e à velocidade a que o crescimento do setor exige e como o poderá fazer.

“Oceânico prepara venda dos campos de Vilamoura”
A Oceânico está em fase avançada de negociações com vista a concretizar a venda dos seus campos de golfe em Vilamoura. Ao que o Expresso apurou, a proposta identificada como a melhor, e que neste momento está na mesa, envolve um valor de 68 milhões de euros, e vem de um grupo de investidores liderado por Keith Cousins, que representa os interesses de John Terry, capitão da equipa de futebol do Chelsea.

“Alojamento local está perto das 26 mil unidades”
O acelerado desenvolvimento das unidades de Alojamento Local (AL), nos últimos dois anos, está a suscitar pressões imobiliárias e até sociais nos principais centros urbanos do país, sobretudo nas zonas históricas de Lisboa e Porto. Existem quase 26 mil unidades de L inscritas no Registo Nacional de Turismo, que beneficiam de um regime especial de autorização para arrendamento de quartos a turistas. Lisboa é o concelho com mais registos, com 4489 espaços, seguida de Portimão, Albufeira, Lagos e só depois o Porto, com 1727 unidades.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.