Volta Nacional: “Alojamento local faz disparar preços das casas em Portugal”

Jornal i

“Alojamento local faz disparar preços das casas em Portugal”

As rendas subiram 13,2% e a transacção dos imóveis aumentou 30,5% em resultado da alteração ao regime jurídico do Alojamento Local (AL) levado a cabo em 2014. Esta é uma das principais conclusões do estudo promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e desenvolvido pela Nova SBE e a Faculdade de Direito da UNL.

 

Jornal de Notícias

“Alojamento local fez subir preços das casas”

 

Negócios

“Câmara de Lisboa livre dos ‘swaps’ da Carris”

Com a assunção da dívida financeira da Carris à data da sua transmissão para a Câmara de Lisboa, o Estado fica também com os contratos de “swaps” de taxas de juro celebrados pela empresa de transporte público, os quais no final de 2015 representavam perdas potenciais de quase 51 milhões de euros.

“Metro de Lisboa agrava prejuízos para 65 milhões de euros”

O Metro de Lisboa reduziu no ano passado os gastos operacionais em 11,7 milhões de euros (7,5%) face a 2014, mas esse decréscimo não foi suficiente para melhorara o resultado operacional da empresa que foi de 13,57 milhões de euros negativos.

“Carris com aumento ligeiro de passageiros, mas com menos 3,3% de oferta”

O ano de 2015 para a Carris caraterizou-se pela estagnação da tendência de perda de passageiros, já que se assistiu a um aumento ligeiro de cerca de 380 mil face a 2014, para 144,8 milhões de passageiros transportados. Comparativamente a 2012, a empresa perdeu 11 milhões de passageiros.

“Alojamento local ilegal pesa 40% da oferta online”

As unidades de alojamento local (AL) não registadas em Portugal superam o patamar dos 13 mil. Assim, estão em situação ilegal 40% do total das ofertas online.  Até setembro, o Registo Nacional do Alojamento Local (RNAL) contava com 31.330 unidades registadas a nível nacional.

“TAP retoma voos para Bissau”

A TAP vai retomar os voos regulares para a Guiné-Bissau, a partir de quinta-feira, 1 de dezembro, anunciou a companhia em comunicado de imprensa: “A inclusão de Bissau na rede de destinos da TAP vem reforçar o posicionamento da companhia portuguesa no continente africano, onde dispõe de forte presença, e consolida a orientação da transportadora, que considera África um dos seus mercados estratégicos”.

 

Público

“Sintra planeia investir 80 milhões até 2018”

A autarquia de Sintra, liderada por Basílio Horta, pretende avançar com um plano de investimento de cerca de 80 milhões de euros entre 2017 e 2018, revela-se na proposta integral do Orçamento Municipal para 2017, aprovado em reunião do executivo no final de outubro e cujos documentos previsionais foram também já aprovados.

“Investimento externo e turismo transformaram Lisboa”

O investimento externo no segmento de luxo tem como um dos destinos prioritários no nosso país “as zonas Prime da capital”. Por essa razão a Fine & Country, especialistas no mercado residencial de luxo, “instalou uma loja e um grupo de profissionais no Chiado, junto à loja da Hermès”, refere Nuno Durão, Managing Partner da Fine & Country Portugal.