Volta nacional: “Alojamento local propõe medida alternativa para reduzir novos registos”

Expresso

“Justa causa na demissão da CEO da TAP vista à lupa”

Christine Ourmières-Widener, ainda a exercer funções como CEO da TAP, já assegurou que não irá tomar mais decisões para além das decorrentes. Fernando Medina e João Galamba estão focados em evitar a indemnização milionária à atual gestora.

“Alojamento local: contribuição extraordinária gera pânico no setor”

A contribuição extraordinária sobre os estabelecimentos de alojamento local prevista no pacote do Governo para o programa Mais Habitação está a gerar pânico no setor. Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal, acredita que esta taxa pode vir a significar a morte dos alojamentos inseridos nas zonas onde ela for aplicada.

 

Jornal de Negócios

“EUA ultrapassam França e Brasil no pódio dos hóspedes”

A Associação da Hotelaria de Portugal apresentou ontem os resultados de um inquérito colocado aos associados. Os hoteleiros colocam os Estados Unidos da América entre os mercados mais esperados para 2023, aparecendo no ‘top 3’ em várias regiões do país.

 

O Jornal Económico

“Sócio da VdA confirma pedido das Finanças sobre demissão da CEO da TAP”

A Vieira de Almeirda & Associados foi contactada pelo Ministério das Finanças para prestar serviços jurídicos relativos às conclusões do parecer da Inspeção Geral das Finanças que foram invocadas pelo Governo para demitir Christine Ourmières-Widener, CEO da companhia.

“Arranque das audições na CPI à TAP derrapa. Já só restam 60 dias”

A cerca de dois meses de terminar o prazo de apresentação dos trabalhos no resultado da Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP, as audições parecem não avançar. O partido do Governo acusa o PSD de recusar começo das audições na próxima semana com o inspetor que declarou nulo o acordo de rescisão celebrado entre a companhia aérea e Alexandra Reis.

“AHRESP critica «fortes restrições» do AL”

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal alerta que as medidas do programa Mais Habitação para o alojamento local podem levar à extinção da atividade.

“Turismo puxa pelo ‘rating’ da Madeira, mas dívida regional preocupada”

Apesar de o turismo ser um forte propulsor económico da região autónoma da Madeira, especialistas alertam para um arrefecimento que se poderá verificar em mercados emissores importantes deste setor, bem como para o atual momento de instabilidade económica e geopolítica que podem trazer grandes incertezas para o arquipélago.

“Produtos e Territórios do interior do país no Mercado do Lumiar”

O Mercado do Lumiar vai receber, no dia 18 de março, produtos agroalimentares e o artesanato do Interior do país, com provas de produtos e animação musical.

 

VidaEconómica

“Alojamento turístico cresce mais de 72%”

O setor do alojamento turístico registou um crescimento homólogo de 72,5% em janeiro, para 1,5 milhões de hóspedes. Segundo dados do INE, as dormidas aumentaram 74,5%, para 3,5 milhões.

“Alojamento local em Portugal e Espanha recupera para níveis pré-Covid”

Os países ibéricos verificaram uma recuperação na dinâmica turística nos últimos meses de 2021. Durante este último período, os preços estabelecidos pelos anfitriões da Airbnb também aumentaram. Estas são algumas das conclusões do estudo “Impact of Covid-19 on Tourism and Hospitality: Evidence from Airbnb”, desenvolvido pela NOVA SBE.

“Transporte aéreo de passageiros cresce 84%”

Os aeroportos nacionais movimentaram 3,9 milhões de passageiros em janeiro deste ano, mais 84% do que no período homólogo do ano passado. Face a janeiro de 2020, o movimento de passageiros cresceu 57%, segundo os dados mais recentes do INE.

“AHRESP acredita que pacote Mais Habitação vai «matar» o alojamento local”

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está preocupada com as medidas previstas para o alojamento local. Considera que em causa pode estar a extinção da atividade no país.

 

Público

“Alexandra Reis não teve resposta do Governo quando pôs lugar na TAP à disposição”

Alexandra Reis enviou um email ao Governo no dia 29 de dezembro de 2021, a dizer que punha o lugar à disposição, mas não obteve qualquer resposta do executivo. O PSD critica o PS afirmando que, se a resposta tivesse existido, talvez não tivesse havido qualquer indemnização.

“Turismo de Portugal tem um mês para pôr bingos na ordem”

Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, dá um mês ao Turismo de Portugal para pôr em ordem uma série de medidas que visam pôr o negócio dos bingos na ordem. Os contratos com cinco salas de bingo que não abriram devem ser rescindidos.

“Alojamento local propõe medida alternativa para reduzir novos registos”

Não permitir o registo de novos alojamentos locais em imóveis que tenham estado afetos ao arrendamento habitacional nos dois anos anteriores é a medida que o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) apresenta para mitigar os efeitos deste negócio no mercado. Eduardo Miranda receia que as medidas tomadas pelo Governo possam acabar com o setor.

 

Jornal de Notícias

“Rui Moreira diz que a «TAP deixou de ser relevante»”

O autarca do Porto lamenta o desinvestimento da companhia aérea na cidade e acredita que o cenário só deverá mudar com a privatização da empresa.

“Níveis de operação hoteleira já em valores de 2019”

A Associação de Hotelaria de Portugal apresentou ontem os resultados do inquérito “Balanço 2022 & Perspetivas 2023”, que revela que 54% dos associados já retomaram os níveis da operação registados em 2019.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.