Volta Nacional: “Alojamento local quadruplica em três anos”

Correio da Manhã
“Alojamento local quadruplica em três anos”
O alojamento local mais do que quadruplicou desde 2014 em Portugal. Nesse ano, estavam registados cerca de 13 mil estabelecimentos. Agora, o valor subiu para 55 mil.

“Marca de cervejas paga cartolas do Fim de Ano”
As 30 mil cartolas – 15 mil vermelhas e outras tantas pretas – que vão ser distribuídas no Terreiro de Paço, em Lisboa, na festa de Fim de Ano, e que custam cerca de 57 mil euros, vão ser pagas pelo patrocínio de uma marca portuguesa de cerveja. Em declarações ao CM, Joana Cardoso, presidente da EGEAC (Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa) explicou que este ano a programação de Ano Novo, que ficou pela primeira vez a cargo da empresa, tem um patrocínio de 200 mil euros da marca de cerveja em questão.

“Obras fecham sinagoga de Tomar”
Devido às obras de requalificação que decorrem na Sinagoga de Tomar, o espólio deste templo judaico será parcialmente deslocado para o Complexo Cultural da Levada, onde poderá ser visitado.

“El Corte Inglés investe 7 milhões de euros em Lisboa”
O El Corte Inglés investiu sete milhões de euros no novo espaço Gourmet Experience no sétimo piso do edifício da empresa em Lisboa. O investimento prevê ainda a contratação de 250 trabalhadores.

“Bankinter. Fundo para hotéis”
O Bankinter está a vender aos clientes de retalho títulos numa sociedade de investimentos imobiliários cotada em bolsa – a Socimi, que agrega hotéis de 4 e 5 estrelas -, pagando dividendos de 5%.

Diário de Notícias
“«Michelin? Não vendem pneus? O que andam a fazer em relação à comida?»”
Um restaurante com estrelas Michelin é na grande maioria das vezes associado ao luxo. Pois bem, esse conceito poderá estar a mudar e este mês o respeitado guia francês deu uma estrela a uma chef tailandesa de 72 anos, que faz comida nas ruas de Banguecoque, capital da Tailândia. O negócio da street food tem aumentado pelo mundo e em Portugal a tendência será para continuar a crescer. Uma estrela para um restaurante de comida de rua não é algo inédito (em Singapura uma banca de um mercado ganhou no ano passado, ver caixa), mas é, sem sombra de dúvidas, uma pequena mudança de mentalidades.

“Alojamento local não vai fazer descontos para a Segurança Social”
As pessoas com rendimentos exclusivamente provenientes do alojamento local vão deixar de ter de fazer contas e descontos para a segurança social. O novo regime contributivo – que foi aprovado na semana passada pelo Conselho de Ministros – determina que os detentores deste tipo de rendimentos passam a integrar integrar o leque situações excluídas do sistema de contribuições que abrange os trabalhadores independentes e pequenos empresários.

Jornal de Notícias
“Metro do Porto aumenta dívida em 182 milhões”
A dívida da Metro do Porto aumentou 182 milhões de euros entre o final de 2016 e o primeiro semestre deste ano. Segundo a Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização, aquela foi mesmo a empresa que mais contribuiu para o endividamento do Setor Empresarial do Estado.

Jornal de Negócios
“Alojamento local. 6.500 casas ilegais registadas este ano”
Quase um terço dos estabelecimentos de alojamento local registados este ano dizem respeito “única e exclusivamente” a legalizações, devido à obrigação de as plataformas eletrónicas exigirem o número de registo, de acordo com a associação do setor.

“Mais passageiros no terceiro trimestre”
O movimento dos passageiros nos aeroportos nacionais atingiu os 16,9 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que equivale a um acréscimo de 14,7%, revelam dados da atividade dos transportes.

Público
“Portugal vai continuar na moda? Turismo deve continuar a crescer depois de novo recorde”
Tudo indica que Portugal vai continuar na moda enquanto destino turístico em 2018, a questão resume-se a saber a que ritmo é que irá continuar a crescer (e quando é que começa a abrandar). Embalado pelo crescimento da Europa do Sul e do Mediterrâneo (Espanha, Itália e Grécia também têm crescido bastante) e por reconhecimentos internacionais como os World Travel Awards (que, entre outros prémios, atribuíram a Portugal o galardão de “Melhor destino turístico do Mundo)”, o país, que tem batidos recordes, depende cada vez mais das receitas deste sector e da sua dinâmica de criação de emprego.

“O que vai mudar nas leis do trabalho? Travar contratação a termo e reforçar negociação coletiva”
Depois de em 2017 o Governo ter estado amarrado a um compromisso com os patrões para não mexer na legislação laboral, 2018 é o ano de todas as possibilidades. A grande questão é saber até que ponto o executivo aceitará remover do Código do Trabalho algumas das marcas deixadas pela troika e que os partidos que apoiam o Governo consideram prioritário eliminar, como é o caso dos despedimentos ou o fim da caducidade dos contratos coletivos.

Jornal i
“TAP. Governo sem poder de decisão na guerra do pessoal de bordo”
A TAP denunciou o Acordo de Empresa com o pessoal de bordo em novembro deste ano. Um dos objetivos é conseguir contratar tripulantes temporários. Mas o sindicato, que representa o pessoal de cabine, é firme quanto à necessidade de ver e discutir a proposta ao detalhe. Num impasse, e ainda sem uma data para a primeira reunião de negociações, o gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas explica ao i que “lamenta que o processo negocial tenha redundado neste ato associado ao processo de denúncia, e espera que sejam criadas as condições para que o mesmo não venha a produzir plenos efeitos jurídicos no futuro”. Além disso, por ter sido uma decisão da TAP, “qualquer intervenção do governo só poderá ser no sentido da mediação e de procurar encontrar uma solução que evite a denúncia do acordo de empresa”.

“TAP recua e prepara-se para recuperar ligações no Aeroporto Sá Carneiro”
A TAP anunciou que vai ter quatro novos destinos a partir do Porto já em 2018. A transportadora passará a ter dois voos, para Barcelona, Espanha, e para Milão, Itália. Já para Londres, no Reino Unido, e Ponta Delgada, nos Açores, haverá uma ligação por dia. De acordo com Fernando Pinto, presidente da companhia, trata-se de uma “prenda” e de uma forma de contribuir para “para o desenvolvimento da cidade, um pólo muito importante”.

Economia
“Portugal terá 66 novos hotéis em 2018”
A Associação de Hotelaria de Portugal estima que, em 2018, deverão abrir 66 novos hotéis em Portugal e 18 unidades hoteleiras serão remodeladas. As regiões de Lisboa e do Porto lideram nas aberturas, com a previsão de 29 novos hotéis na capital e 14 no Porto.

“Selo da UNESCO estimula aumento do turismo”
Portugal é oficialmente o melhor destino turístico do mundo (segundo os World Travel Awards), um estatuto que vale milhões e que é consolidado também por uma lista de 15 locais de norte a sul do país já classificadas como Património Mundial da UNESCO. Mas há mais na calha e a perfilarem-se para reforçar este grupo. Neste momento existem 21 novos locais (considerados únicos em ermos históricos, culturais ou naturais, que integram a chamada Lista Indicativa de Bens Portugueses e são potenciais candidatos a ganharem também eles o selo da UNESCO.

“Hotel da Lusofonia nasce em Cabo Verde”
A ideia de criar um Hotel da Lusofonia, inspirado em todas as geografias por onde os portugueses andaram, partiu de um empresário português, Pedro Ventura, que já conseguiu que o projeto evoluísse para um investimento de 96,5 milhões num resort de cinco estrelas que vai nascer na ilha de Santiago, em Cabo Verde, gerido pela Meliá Hotels & Resorts.

“Prémio Valmor distingue 13 obras”
O Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura distingiu o que de melhor se fez em termos arquitetónicos na capital, entre 2013 e 2016. Por cada ano houve um vencedor e várias menções honrosas, no total de 13 obras premiadas.

“Boeing e Embraer negoceiam parceria”
A fabricante de aeronaves brasileira Embraer e a norte-americana Boeing confirmaram que estão “em conversações a respeito de uma potencial combinação de negócios, cujas bases ainda estão em discussão”. Num comunicado conjunto, as duas empresas referem, no entanto, que “não há garantias de que estas discussões resultem numa transação”.

Expresso
“Governo defende perdão de multas a Uber”
Na passada sexta-feira fez um ano que o Governo aprovou a proposta de lei para regular os serviços de transporte individual de passageiros fornecidos por empresas como a Uber ou a Cabify, que operam em Portugal desde 2015. Contudo, a regulamentação destes serviços de transporte ainda não foi aprovada pela Assembleia da República e, entretanto, os motoristas e as duas plataformas tecnológicas somam perto de 900 multas, que totalizam cerca de quatro milhões.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.