Volta Nacional: “Alterações ao subsídio para a Madeira põem voos em risco”

Jornal de Negócios

“Alterações ao subsídio para a Madeira põem voos em risco”

O Parlamento aprovou na passada quinta-feira, na generalidade, uma proposta de lei que altera a atribuição do subsídio social de mobilidade aos residentes da Região Autónoma da Madeira num sentido que levou já o regulador da aviação civil e companhias aéreas a avisarem para o risco de acabarem com essa operação.

“TAP e easyJet partilham rota Lisboa-Madeira”

O mercado das ligações aéreas entre Lisboa e a Madeira era em 2016, de acordo com a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), “partilhado pela TAP e a easyJet, com 72% e 27%, respetivamente”, detendo a Everjets — que deixou entretanto de operar essa rota — uma quota de mercado de 1,2%. No parecer que enviou ao Parlamento, o regulador da aviação civil considera que este mercado “é altamente concentrado”, mesmo tendo registado uma ligeira redução do grau de concentração face a 2015.

“Ryanair acusada de coação”

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil acusou ontem a companhia aérea Ryanair de “coagir” tripulantes em Portugal, Itália, Espanha e Bélgica ao querer saber se vão participar ou não na greve marcada para os dias 25 e 26 de julho.

Correio da Manhã 

“Queixas de vizinhos fecham casas para turistas”

Os estabelecimentos de alojamento local arriscam-se a fechar se existir uma queixa do respetivo condomínio na Câmara Municipal. A medida faz parte da nova lei para essa atividade, aprovada ontem no Parlamento. Será, ainda assim, necessária “mais de metade da permilagem do edifício” para que seja considerada a queixa contra o espaço de alojamento local.

“Alojamento local quase duplica”

No só ano, o número de habitações classificadas como alojamento local praticamente duplicou: no final de 2017, havia em Portugal 51.014 unidades. Um ano antes, esse número não ia além dos 26.151 espaços, mostram os dados mais recentes do INE. Na prática, o número de licenças atribuídas a habitações para alojamento local quase duplicou — mais 24.863 pedidos.

“20% ‘perdem’ filhos nas férias”

Praias, piscinas e centros comerciais são os lugares onde se perdem mais crianças. Segundo um estudo da Jetcost uma em cada cinco famílias portuguesas costuma perder o filho nas férias de verão, embora o mais normal seja que tudo não passe de um susto.

“Airbnb. Resposta a Bruxelas”

A Airbnb está “comprometida em ser o mais transparente possível” com os clientes e vai trabalhar para “esclarecer os pontos levantados” pela Comissão Europeia.

Jornal i 

“CP. Primeiro Alfa do dia entre Lisboa e Porto suprimido”

A CP anunciou ontem uma alteração nos horários dos Alfas Pendulares e Intercidades que acaba com o primeiro Alfa do dia — com partida de Lisboa às 6h09 e chegada à cidade do Porto antes das 9h. A partir de 5 de agosto, a primeira ligação Lisboa-Porto vai ser assegurada às 6h30 pelo Intercidades, que chega à Invicta uma hora depois do comboio suprimido.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.