Volta Nacional: “Amesterdão pede para ter menos visitantes”

by Raquel Loureiro | 22 Abril 2016 09:44

Jornal de Notícias

“Turismo em foco no novo convento”

A 3ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” decorre, de 29 a 31 de maio, no renovado Convento de São Francisco, em Coimbra. O evento reúne oradores nacionais e internacionais, distribuídos por painéis sobre temas como o valor do turismo na economia nacional ou o combate aos problemas da sazonalidade, do baixo índice de permanência e da litorização. O último, relativo ao turismo de negócios, “é provavelmente, o painel com maior pertinência para 2016”, “ano de consagração do Convento de São Francisco”, disse o presidente da Turismo do Centro, Pedro Mahcado.

“UNESCO desconhece projeto para a ponte”

A UNESCO ainda não foi informada sobre o projeto para a ponte de Luís I, no centro histórico do Porto, e alertou que as intervenções em sítios classificados não podem afetar o seu valor universal excecional. “A UNESCO ainda não recebeu qualquer informação sobre o projeto de remodelação e o secretariado da Convenção do Património Mundial poderá pedir a Portugal detalhes sobre o mesmo”, referiu o Centro do Património Mundial em resposta escrita à Lusa.

Económico

“Amesterdão pede para ter menos visitantes”

Lisboa e o Porto têm registado crescimento no número de visitantes por ano, tratando-se de cidades que estão na moda quanto ao turismo internacional. Ainda não atingiram um ponto de desequilíbrio, mas noutras urbes europeias já existem sinais de saturação – o diário “El País” dá conta de um desses exemplos vindo de Amesterdão. A capital holandesa tem 17 milhões de visitantes por ano, esse número chegará aos 30 milhões em 2025 e na edilidade já procuram agir no sentido de que seja exercido um controlo mais rigoroso. Assim, os social-democratas, que passaram de conduzir os destinos da cidade para a oposição, dispondo de diversos vereadores, pedem que seja reduzido o número de visitantes numa cidade com 800 mil habitantes que já não suporta um crescimento desse sector.

“Associação acusa TAP de deslocalizar trabalho”

A Associação Peço a Palavra acusa a TAP de desrespeitar as medidas cautelares do supervisor ao criar um centro de custos no Bangladesh, o que levará à deslocalização de trabalho. A transportadora desmente e fala “em ignorância”.Em comunicado, a Associação Peço a Palavra, criada para contestar a privatização da TAP, defende que a criação de um centro de custos/lucro no Bangladesh “representa um cenário de deslocalização de trabalho, não se encontrando asseguradas as medidas que garantem que a TAP possa continuar com o contributo dos seus trabalhadores para o IRS e para Segurança Social em Portugal”. Fonte oficial da TAP disse à Lusa que a companhia tem dezenas de centros de custo/lucro em várias regiões, que dizem respeito “a agentes de venda”, mesmo em países de e para onde a transportadora nacional não voa, mas pode vender bilhetes em regime de ‘code-share’ (partilha de voos).

Vida Económica

“The Artist Hotel cumpre aniversário e renova jantares vínicos”

Dois anos cumpridos sobre a abertura do The Artist Porto Hotel & Bistrô, hotel de aplicação gerido pela Sonae Turismo, o balanço é “claramente positivo”, afirma Sofia Borges, responsável de marketing daquela unidade. Atualmente, “os hóspedes estrangeiros representam 79% da ocupação” e o preço médio oscila entre 100 e 110 euros/dia, considerado bastante positivo “para um hotel quatro estrelas”, pelo que o “facto de ser um hotel aplicação não interfere na formação do preço”, acrescenta.

“Hotel Palácio do Governador ganha Óscar do Imobiliário”

O hotel Palácio do Governador foi eleito o Melhor Empreendimento de 2016 nos óscares do Imobiliário – Prémio Nacional do Imobiliário. A cerimónia decorreu no início da semana, em Lisboa, e contou com a presença de 200 pessoas, entre as quais se encontravam as principais individualidades e empresas do setor imobiliário.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.

Source URL: https://www.ambitur.pt/volta-nacional-amesterdao-pede-para-ter-menos-visitantes/