Volta Nacional: “ANAC abre 89 processos por voos fora de horas”

Diário de Notícias

“Galamba diz que BE desconhece situação da TAP”

O ministro das infraestruturas reiterou que o bónus da presidente da TAP só vai ser pago se o plano de reestruturação for “inteiramente cumprido” e acusou a líder do Bloco de Esquerda de “desconhecer por completo” a situação da companhia. As críticas de Catarina Martins levaram o ministro das infraestruturas a dizer que espera que a mesma “também esteja empenhada” no sucesso da reestruturação da transportadora, acusando-a de querer “desrespeitar contratos”.

 

Negócios

“ANAC abre 89 processos por voos fora de horas”

O regulador da aviação revela que foram denunciados 2753 voos por violarem as restrições do horário noturno em 2022, nos cinco aeroportos nacionais, mais do dobro dos 1179 registados em 2019. As companhias nacionais respondem por 25% destes incumprimentos e foram movidos pelo regulador 89 processos de contraordenação a 40 transportadoras. Em causa estão voos que aterraram ou descolaram entre as 0:00 e as 6:00, fora dos limites diários ou semanais impostos pelas portarias que, por motivos de ruído, impõe restrições ao tráfego aéreo durante a madrugada. A TAP não revelou quantos voos violaram o horário noturno ou se já pagou alguma coima. A SATA confirma que “estão neste momento em análise cerca de 31 movimentos” operados no ano de 2022.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações