Volta Nacional: “ANAC admite que Portela atinja 24,8 milhões de passageiros este ano“

Volta Nacional: “ANAC admite que Portela atinja 24,8 milhões de passageiros este ano“

Volta Nacional:

Jornal i

“Algarve. Faturação da hotelaria aumenta”

As unidades de alojamento do Algarve faturaram mais em abril deste ano do que em igual período do ano passado, numa subida de mais de 6,9%. Os dados são da AHETA e mostram que este aumento de volume de negócios acompanha o crescimento de 11,2% da taxa global média/quarto, que passou de 55,5 em abril para 61,7 este ano.

Público
“Portugal 2020 já aprovou 6500 projectos mas os números não impressionam”
Os vários programas operacionais que compõem o Portugal 2020, o programa de financiamento comunitário que vigora entre 2014 e 2020, aprovaram cerca de 6500 projectos, com um montante global de fundos já aprovados de 3171 milhões de euros, até ao passado dia 31 de Março. O valor é semelhante àquele que foi conseguido no mesmo período de vigência do Quadro de Referencia Estratégica Nacional, embora o número de projectos com luz verde seja inferior: até Outubro de 2008, foram aprovadas 10.879 candidaturas com uma comparticipação de fundos comunitários de 3662 milhões de euros. São números que não impressionam, nem pelo número de projectos, nem pelo montante de investimento envolvido. Mais ainda se for tido em conta que o tecido empresarial aguardava esta oportunidade com alguma impaciência, já que não havia procedimentos concursais para este tipo de apoios desde 2012. É essa a razão que explica a participação recorde na apresentação de candidaturas em alguns concursos.

“ArcoLisboa, uma feira de arte atenta ao que está perto, mas que também olha para fora”
Uma “feira-boutique” que quer levar a arte contemporânea a “transcender os seus redutos habituais”, vencendo, neste caso, os limites impostos pelas paredes da Cordoaria Nacional, onde decorre de 26 a 29 de Maio (abre a 25, mas só para profissionais). Assim apresentou Carlos Urroz a ArcoLisboa esta segunda-feira, numa conferência de imprensa em que o director desta primeira edição da feira teve a seu lado a galerista Cristina Guerra e a presidente da EGEAC, a empresa que se ocupa dos equipamentos culturais da capital, um dos parceiros. “Feira-boutique” por causa da sua dimensão – são 45 galerias de oito países, bem menos do que as mais de 200 da iniciativa-mãe em Madrid – e localização, o edifício histórico da antiga fábrica da Marinha que equipava os navios portugueses. A organizadora é a IFEMA, a mesma de Madrid, mas o formato é “completamente diferente”. E o que muda não é só o tamanho.

Negócios
“ANAC admite que Portela atinja 24,8 milhões de passageiros este ano
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) admite  que o número de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto da Portela possa crescer para 24,8 milhões este ano. Numa análise dos principais indicadores de tráfego aéreo comercial nos últimos três anos, agora divulgada, o regulador da aviação civil prevê, num cenário otimista, que o número de passageiros na Portela possa crescer até 16,5% este ano. Num cenário realista, aponta para uma subida de 9%, para quase 21,5 milhões.
“Portugal 2020: Autarquias recebem chuva de milhões a partir deste mês “
Durante o mês de Maio vão ser abertos concursos a fundos europeus que ultrapassam os mil milhões de euros para projectos municipais. Para o Governo, são um importante instrumento de apoio à recuperação económica; para as autarquias um precioso meio para fazer obra antes das eleições.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.