Volta Nacional: “Antiga presidente executiva da TAP arrisca ficar sem bónus”

Negócios

“Antiga presidente executiva da TAP arrisca ficar sem bónus”

Em fevereiro, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, garantiu que “o Estado é pessoa de bem” e vai cumprir o que foi acordado em relação ao bónus da então presidente da TAP, caso o processo de reestruturação da companhia fosse bem sucedido. Porém, desde então, já foram levantadas dúvidas em relação ao pagamento do prémio que a gestora já fez questão de garantir que “merece” receber.

“Mortágua sai da CPI da TAP”

Mariana Mortágua vai ser da Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP, onde será substituída por Pedro Filipe Soares. A decisão da deputada do BE foi anunciada antes de esta passar a ser a coordenadora do partido, em substituição de Catarina Martins.

“Governo admite correção à nova taxa de carbono”

A taxa de carbono que a partir de 1 de julho vai incidir sobre os voos de aeronaves de até 19 lugares iria apanhar a aviação ligeira e ultraligeira de desporto ou lazer, que entendia ficar em risco de extinção, mas o ministro das Infraestruturas mostrou agora ao setor abertura para alterar a legislação. Uma aeronave ligeira, com dois lugares, seria taxada num voo de 63km em 42,52 euros, dizem contas do setor.

 

Público

“Audições na CPI terminam a 16 de junho com Pedro Nuno e Medina nos dois últimos dias”

Já há datas para as audições de Pedro Nuno Santos (15 de junho) e Fernando Medina (16 de junho). As audições da CPI à TAP terminam no dia em que o ministro das Finanças será ouvido. De acordo com o que o Público apurou, o relatório com as conclusões e recomendações da CPI terá de ser entregue até 4 de julho.

“Fundos Airbus na TAP são «problema político que montaram agora»

O ex-presidente da Parpública Pedro Ferreira Pinto afirmou ontem que a capitalização da TAP através dos fundos Airbus “é um problema político que montaram agora” e que os pareceres sobre a operação constam das pastas de transição entregues ao Governo PS. Já o ex-secretário de Estado Adjunto do Tesouro e Finanças, Mourinho Félix, afirmou que de desconhecia os chamados “fundos Airbus” até ter lido uma notícia em 2023.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.