Volta Nacional: “Antigo hotel Netto vendido por um milhão”

Vida Económica

“Portugal está na Idade da Pedra da promoção turística”
O mote da conferência era a relação entre a engenharia e o turismo. Mas o ISEP rapidamente se transformou num debate sobre a promoção da atividade e os desafios que o setor enfrenta. O presidente do ISEP, João Rocha, destacou “vários exemplos da engenharia como elemento de dinamização turística”, entre os quais “a CAsa da Música, o terminal de cruzeiros de Leixões ou a reabilitação da baixa”. A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, adiantou que o setor representou receitas de 11,3 mil milhões de euros, 15,3% das exportações de bens e serviços nacionais e 46% das exportações de serviços. Portugal, disse, “está no mapa do turismo mundial, mas temos a perceção errada de que está mais do que está realmente”. Mário Ferreira, da DouroAzul, adiantou que “temos muito para trabalhar porque o investimento está feito”, mas afirmou que “estamos na Idade da Pedra na estratégia de turismo e captação de turistas”.

“Aeroporto do porto entre os melhores da Europa”
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi novamente distinguido como terceiro melhor aeroporto europeu pelo ACI.

“Lisboa tem prevista a inauguração de 40 hotéis até 2017”
O ritmo de promoção de novos hotéis, em particular de cadeias nacionais e internacionais, deverá manter-se elevado em Lisboa, estando atualmente em construção, ou em fase de projeto, um total de 40 novas unidades, cuja inauguração está prevista para 2016/2017, segundo a CBRE. A consultora contabilizou a entrada de 21 hotéis em Lisboa em 2015, três vezes mais aberturas que no ano anterior.

“Transavia reforça segmento de negócios no Porto”
O segmento de negocios está no centro da estratégia de crescimento da companhia aérea de baixo custo Transavia, que integra o universo KLM-Air France. Segundo a nova presidente executiva da Transavia França, Nathalie Stubler, este segmento deverá representar, “no conjunto da operação em Portugal, cerca de 15% do volume de passageiros”.

“Ryanair reforça ligações para empresas exportadoras do Norte”
A Ryanair vai avançar, em setembro, com quatro voos semanais que ligarão o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, a Malpensa, em Milão. Para além desta rota, o Porto contará com uma ligação a Varsóvia, com dois voos semanais.

“Macdonald Monchique Resort & Spa em Monchique”
O Macdonald Monchique Resort & Spa vai abrir no final do primeiro semestre de 2016, sob a gestão da marca Macdonald Hotels & Resorts, cadeia de gestão de operadores de hotéis idnependentes do Reino Unido. Encerrado desde 2014, o ativo do Fundo Discovery conta com 190 suites, spa, restaurantes, bares e piscinas.

“Celorico de Basto com resort de cinco estrelas”
Nos próximos 10 anos será criado em Celorico de Basto um empreendimento turístico de cinco estrelas, que resulta do investimento de 18 milhões de euros do consórcio Tamus-Palace Resort. O Agro Wine Eco Resort será construído em cinco fases e, no final, terá 60 quartos e restaurante, alojamento turístico (T3 e T0) e vilas, entre 130 mil m2 de vinha.

“Prémios AHRESP em votação até 30 de abril”
A AHRESP tem a decorrer a segunda edição dos Prémios AHRESP. A votação online está aberta no site oficial www.premiosahresp.pt até dia 30 de abril.
Negócios

“CP responde às companhias aéreas com desconto de 65%”
A CP vai avançar no final de março com uma campanha de descontos nas viagens de longo curso com reduções que podem chegar aos 65% para quem comprar o bilhete com oito dias de antecedência. DOs 11.000 lugares por semana com desconto, mais de metade (6.700) destinam-se a viagens entre Lisboa e Porto, que terá em média 960 lugares por dia com reduções que podem chegar aos 62% no serviço Intercidades e aos 65% no Alfa Pendular, com preços a partir de 9,5 euros e 11 euros, respetivamente.

“TAAG anuncia reforço de voos para Lisboa”

 
Público

“Grupo italiano interessado em comprar Autódromo do Estoril”
O Governo tem nas mãos uma proposta de investidores italianos para a exploração e futura compra do Autódromo do Estoril. Trata-se da P&L Management, de Giuliano Altoé, proprietário do Autódromo Adria, ao sul de Veneza.

 
Jornal de Notícias

“Parecer inédito trava construção de cais no Douro”
O barco-hotel de luxo do grupo australiano Scenic estreia-se no Douro a 16 de abril, mas continua sem cais para atracar por falta de um parecer inédito. A obra nem sequer começou e ainda não tem licença da APDL, que foi alertada pela DRCN de que a obra não pode ser licenciada sem o seu aval. É uma novidade no Douro. A própria DRCN admite que nunca se pronunciou sobre a construção de outros postos de acostagem existentes nas ribeiras do Porto e de Gaia. A diretora-geral da sociedade Waratah, que é a face lusa do grupo Scenic em Portugal, fala em discriminação. “Estamos em março de 2016 e ainda não temos embarcadouro. É um investimento de 15 milhões de euros por uma empresa internacional, que cria emprego e paga acima da média. Decidiu investir em POrtugal e anda de problema em problema”, revela Maria Andrada.

“Projetos turísticos atolados na poluição”
Praias fluviais com menos gente, atividades de recreio náutico canceladas, ou festivais de gastronomia local com peixes vindos de outras paragens. Estas são algumas das consequências da poluição do Tejo, ao nível do lazer e do turismo. Pedro Machado, presidente da Região de Turismo do Centro, refere que “a poluição é uma machadada na boa imagem de uma região ou subregião de turismo”.

“Antigo hotel Netto vendido por um milhão”
O projeto de reabilitação do antigo hotel Netto, no centro histórico de Sintra, foi ontem adjudicado em hasta pública à empresa Restelo Azul, ligada ao empresário Carlos Saraiva, que pretende começar as obras em abril. O antigo hotel foi arrematado pelo valor de um milhão de euros, com vista à sua reabilitação e criação de um hotel de quatro estrelas com 34 quartos, incluindo três suites, num total de 68 camas. “Sintra tem turismo o ano todo e portanto faz algum sentido mesmo no conceito ‘Wine & Books’. Não é propriamente uma primeira aventura mas é um hotel pequeno”, explicou António Paulino, procurador da Restelo Azul. Segundo esclareceu, a “empresa familiar” – detida pela ex-mulher de Carlos Saraiva – está a desenvolver o conceito Wine & Books numa unidade em construção em Lisboa, junto à igreja da Memória, e também no Porto.

 
Diário de Notícias

“ANA vai investir mais 74 milhões neste ano”
A ANA – Aeroportos de Portugal v ai investir, neste ano, mais 74,4 milhões de euros no conjunto dos aeroportos nacionais. Só na Portela, em Lisboa, a empresa que gere os aeroportos portugueses vai gastar 33,5 milhões de euros, em obras que estão a decorrer desde fevereiro. As intervenções no terminal 2 da Portela incluem o aumento de capacidade do controlo e segurança dos passageiros, o aumento da área de embarque e o aumento da cpacidade das áreas de pré-embarque.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.