Volta Nacional: “Apesar do novo contrato de venda da TAP, privados ainda têm de fazer mudanças”

Público

“Apesar do novo contrato de venda da TAP, privados ainda têm de fazer mudanças”
O novo contrato de venda da TAP, que devolverá ao Estado 50% do capital, já foi assinado a 21 de Maio mas, apesar da mudança, que só deverá ser formalizada em Agosto, o consórcio privado que comprou a companhia no ano passado ainda terá de fazer alterações aos seus estatutos e acordo parassocial para reforçar o poder do sócio português, Humberto Pedrosa. O regulador da aviação aguarda, neste momento, por documentos que comprovem que a Atlantic Gateway respeita as regras comunitárias, que impedem que um investidor não-europeu controle as empresas do setor. Quando os receber, reinicia-se a contagem dos três meses para que a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) emita um parecer definitivo sobre o negócio, o que poderá fazer com que os bloqueios à gestão se prolonguem por mais tempo, até porque ainda será necessário esperar pela avaliação do supervisor da concorrência.

“Pequenos proprietários dominam alojamento local em Lisboa”
Inquérito da Associação de Alojamento Local em Portugal mostra que maioria dos investidores tem entre uma e três unidades. Dados servem de argumento contra as críticas feitas ao crescimento do setor.

Diário de Notícias

“Monumentos aproveitados para hotéis é solução consensual”
O contrato assinado na terça-feira entre o Grupo Viabeira e a Direcção-Geral do Património Cultural (DGCP) que prevê a transformação da ala norte do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça em hotel de charme é uma forma de valorização do património vista com bons olhos pelos diretores regionais de cultura, embora destaquem que “cada caso é um caso”. A parceria estabelecida na terça-feira é um modelo inédito nos monumentos diretamente geridos pela DGCP e pelas quatro direções regionais, uma vez que a concessão ao Grupo Pestana de vários monumentos para instalação de pousadas foi estabelecida pela Direção-Geral de Tesouro e Finanças.

Vida Económica

“Grupo Lufthansa cria mais de 200 postos de trabalho em Portugal”
A LGSP – Lufthansa Ground Services Portugal já conta com mais de 200 colaboradores. Criada há apenas cinco anos, com 38 funcionários, o crescimento tem sido exponencial. O que leva a pensa Paulo Geisler, diretor executivo da LGSP, que haverá lugar à contratação de mais uma centena de colaboradores nos próximos meses.

“Sofitel Lisbon Liberdade disponibiliza serviço «inspired meetings»”

“Alojamento local em destaque na nova estratégia de turismo para a década”
O documento lançado pelo Governo com a Estratégia Turismo 2027 (ET 27), atualmente em processo de consulta pública, tem no alojamento local uma das linhas de força para o futuro.

i

“Airbnb. Casa onde Pessoa viveu está para arrendar”
Décadas depois de Fernando Pessoa passar a sua última noite no Largo do Carmo, o quarto onde viveu até aos 24 anos está disponível para arrendamento na Airbnb. O anúncio “Fernando Pessoa Xperience” foi divulgado pela plataforma de arrendamento a propósito do aniversário de Fernando Pessoa, que celebraria 128 anos a 13 de Junho. Como o próprio site explica, a ideia é “pernoitar na casa onde viveu Fernando Pessoa em Lisboa e percorrer os lugares onde escreveu, viveu e trabalhou um dos maiores génios da língua portuguesa”. At´r porque a casa está preparada para quem quer fazer uma verdadeira viagem no tempo. Há máquinas de escrever, mobiliário da época e a decoração conta até com um chapéu igual ao que o poeta usava.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.