Volta Nacional: “Arnaut: decisão sobre aeroporto só no segundo semestre de 2024”

Público

“Arnaut: decisão sobre aeroporto só no segundo semestre de 2024”
O presidente do conselho de administração da ANA, José Luís Arnaut, afirmou ontem que só deverá haver uma decisão final sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa “no segundo semestre de 2024”. Isto porque, segundo explicou durante a sua intervenção na cimeira organizada pela CTP, depois de a avaliação ambiental estratégica estar concluída, o que deverá acontecer no final de 2023, ainda será preciso contar com o tempo necessário para a consulta pública de um dossier que tem sido complexo.

Jornal de Notícias

“Câmaras sem poder de veto no aeroporto”
O Primeiro-Ministro anunciou que o Governo vai aprovar, no Conselho de Ministros de amanhã, um conjunto de propostas que permitirão “definir adequadamente as competências dos municípios em matéria de licenciamento de aeródromos”. Assim, na prática, as autarquias afetadas pela construção do novo aeroporto de Lisboa deixarão de ter poder de veto.

Jornal i

“Turistas recuperam. Mas problema do aeroporto de Lisboa fala mais alto”
O número de turistas a chegar a Portugal está a regressar aos números de pré-pandemia. Mas estes recordes voltam a levantar o véu ao problema das restrições no que diz respeito ao aeroporto de Lisboa. O impasse em torno da infraestrutura continua a ganhar maior relevo no dia em que se comemora o Dia Mundial do Turismo e depois de Vítor Costa, diretor-geral da ATL, ter revelado ao i que “a questão de discutir aeroportos é quase um desporto nacional”.

“Turismo. Setor recupera números mas ainda há um lado negro”
Mais turismo, mais residentes estrangeiros que procuram o mercado nacional como primeira ou segunda residência, logo os preços disparam. Aliado a isso há que contar com a oferta de alojamento local. Todos estes fatores fazem com que os preços das casas no nosso país disparem.

Negócios

“ANA prevê negociação do aeroporto em 2023 e decisão final em 2024”
“É melhor esta solução do que nenhuma”, disse José Luís Arnaut sobre o entendimento entre o Governo e o PSD. Já o CEO da TAP garante que será “parceira em qualquer solução” mas quer ter “voz” no processo.

Diário de Notícias

“Novo aeroporto. Governo esvazia poderes de veto dos municípios”
Conselho de Ministros aprova amanhã proposta para enviar ao Parlamento sobre poderes das autarquias, no licenciamento de aeródromos e aeroportos.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.