Volta Nacional: “Arnaut vai ser o novo «chairman» da ANA”

Volta Nacional: “Arnaut vai ser o novo «chairman» da ANA”

Jornal de negócios
“Arnaut vai ser o novo «chairman» da ANA”
José Luís Arnaut vai ser o novo “chairman” da ANA – Aeroportos de Portugal, substituindo no cargo Jorge Ponce de Leão, que está a caminho da NAV Portugal. A substituição foi formalizada esta quinta-feira na assembleia-geral da ANA, empresa detida a 100% pelos franceses da Vinci.

“Partidos admitem mais poderes para as câmaras”
O licenciamento e fiscalização dos estabelecimentos de alojamento local deverá passar a ser feito pelas câmaras municipais, que ganharão novos poderes a este nível. É praticamente certo que esta será uma das principais novidades que resultarão do processo legislativo para alteração da lei que regula o arrendamento temporário a turistas e que arranca esta sexta-feira, 5 de janeiro, com uma primeira discussão no plenário da Assembleia da República.

Diário de Notícias
“Revolta na bancada do PS contra projeto de lei sobre alojamento local”
Há uma revolta na bancada parlamentar do PS contra o projeto de lei do partido sobre alojamento local – projeto que hoje, em conjunto com outros de outros partidos, será discutido na Assembleia da República.

“Uma receita turística que dá até 12 mil milhões”
As dúvidas sobre o futuro do alojamento local começam a desfazer-se hoje na Assembleia da República. A votos vão seis propostas que pretendem aumentar o controlo, reduzir o tempo de exploraçao ou o número de imóveis afetos a esta atividade.

Jornal i
“Alojamento local. Socialistas avisam que «não se pode regulamentar demasiado»”
Não vai ser fácil atingir um consenso sobre as novas regras para o alojamento local, mas é isso que os partidos vão tentar a partir de hoje. Os deputados debatem, esta manhã, os projetos do PS, Bloco de Esquerda, PCP, CDS e PAN. O mais certo é que os seis diplomas não sejam votados para que o debate seja aprofundado na especialidade.

“Aeroporto JFK cancela todos os voos por causa do frio”
Com a cidade de Nova Iorque em estado de emergência por causa da vaga de frio, o aeroporto JFK cancelou ontem todos os voos devido aos fortes ventos causados pela tempestade de neve. As escolas da cidade estão fechadas desde quarta-feira. O estado de emergência foi decretado também em quatro dos condados de Nova Jérsia.

Jornal de Notícias
“Alojamento local dá ao país até 12 mil milhões”
As dúvidas sobre o futuro do alojamento local começam a desfazer-se hoje no Parlamento. A votos vão seis propostas que pretendem aumentar o controlo, reduzir o tempo de exploração ou o número de imóveis dedicados a esta atividade. Mas é com muito receio que os proprietários que exploram este tipo de alojamento olham para a Assembleia da República. Em risco, diz Jorge Van Krieken, dinamizador da plataforma alojamentolocal.org, estão até 12 mil milhões de euros que estes hóspedes injectam no País.

“120 projetos para os próximos anos”
Um total de 120 projetos turísticos têm abertura prevista nos próximos três a cinco anos, informou a Cushman & Wakefield, referindo que a maioria localiza-se na área metropolitana de Lisboa e região Norte. Em termos de oferta, estão registados 2200 hotéis e 135 mil unidades de alojamento, segundo dados de 2017.

Vida Económica
“Lufthansa fica com LGW e ‘perde’ Niki”
A Comissão Europeia deu luz verde à companhia áerea alemã Lufthansa para resgatar a LGW uma filial regional da falida Air Berlin. No entanto, esta autorização acontece sob a algumas condições, já aceites pela Lufthansa, no âmbito das regras de concorrência da União Europeia.

“V Conferência GPA’17 no Porto”
O Porto recebe a 10ª entrega de prémios do Green Project Awards, a 12 de janeiro, no Centro de Congressos da Alfândega. Numa organização conjunta com a Câmara Municipal do Porto e a Lipor, o GPA promove as boas práticas e a discussão pública para a sustentabilidade. A cerimónia irá decorrer a par com a dedicada ao tema “Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade”.

“CIM Tâmega e Sousa dinamiza vinhos e enoturismo regionais”
Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em articulação com os municípios que a integram e em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, este programa visa, sobretudo, aumentar a notoriedade de mercados dos vinhos verdes produzidos nos 11 municípios que integram esta CIM.

“Hotelaria e restauração contratam em 2018”
O ManpowerGroup refere que, no primeiro trimestre de 2018, Restauração e Hotelaria vão aumentar na contratação 13 e 10 pontos percentuais, respetivamente.

“Balanço positivo não dispensa cautelas”
O desempenho do turismo em Portugal terá batido em 2017 todos os recordes, com aumentos superiors a 10% nas receitas, dormidas e número de hóspedes, segundo dados da Confederação de Turismo de Portugal. O Governo estimava que, em 2017, Portugal receberia mais de 22 milhões de turistas, com receitas acima dos 13 milhões de euros.

O Jornal Económico
“Receitas da ANA cresceram 66% após a entrada da VINCI”
A faturação da ANA – Aeroportos de Portugal quase quadruplicou desde que a Vinci Airports garantiu a vitória no processo de privatização em setembro de 2013. Entre 2008 e 2012, o volume de negócios consolidado da gestora nacional de aeroportos, estão integralmente detida pelo Estado português através da holding Parpública, pouco cresceu, oscilando entre os cerca de 350 milhões de euros e a fasquia próxima dos 400 milhões, evidenciando uma taxa de crescimento anual composta de 3,4% ao longo desse período. Ma, a partir de 2013, o ritmo de crescimento da faturação da ANA disparou, passou para 13,6% entre esse ano o ano de 2017, terminando na semana passada.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.