Volta Nacional: “As aldeias históricas cativam mas é preciso saber porquê”

Público

“As aldeias históricas cativam mas é preciso saber porquê”

São 12 aldeias “perdidas” no interior do país. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha, Trancoso e Idanha-a-Velha são recheadas de histórias e de natureza. No entanto, apenas metade (49%) dos turistas que as visitam pretendem regressar. E apenas 50% recomendariam a um amigo uma visita a uma destas Aldeias Históricas de Portugal. Por que razão são estes números assim, como se podem melhorar? Como é que se poderá captar mais visitantes e mais investimento? Foi a pensar na falta de informação sociodemográfica que existe sobre estes territórios de baixa densidade que uma equipa de técnicos das Aldeias Históricas de Portugal, da Universidade de Aveiro, do Instituto Politécnico da Guarda e do Turismo Centro de Portugal se juntou para estudar melhor estes territórios afastados dos centros de poder.

Jornal de Notícias

“Carros rebocados na Arrábida deixam turistas apeados”

Os turistas que quiseram aproveitar o sol na praia dos Galapos, na serra da Arrábida, Setúbal, na tarde de anteontem acabaram por ter de correr para os seus carros, estacionados na faixa de rodagem, porque a GNR estava a rebocá-los. Paulo Ribeiro, concessionário do bar de praia Onda Galapos conta que houve uma autêntica debandada dos turistas para as suas viaturas e critica a ação da GNR, tendo em conta que não existe alternativa de estacionamento para quem quer ir a Galapos e o autocarro que permite o acesso à praia funciona apenas no verão.

“Guimarães cria taxa turística mas nem todos concordam com ela”

A Câmara de Guimarães aprovou recentemente o início do procedimento para a criação de uma taxa turística no concelho, à semelhança de outras cidades no país. A aprovação, em reunião de Câmara, teve os votos a favor da maioria PS e os votos contra do PSD e CDS. Assim, é certo que a taxa vai ser criada, mesmo contra a opinião da oposição e empresário que temem o efeito negativo da medida.

“Quer quartel dos bombeiros com alojamento local”

É o rosto da centenária instituição que, financeiramente, já teve melhores dias. Jaime Madureira está à frente dos Bombeiros Voluntários do Porto para endireitar as contas e mudar mentalidades. Madureira tem até um projeto para rentabilizar parte do quartel da associação humanitária, criando alojamento local nos pisos que não são utilizados.

Jornal de Negócios

“PortoBay reforça em Portugal já com o olho em Espanha”

O grupo hoteleiro, nascido na Madeira, já se estreou no Porto em 2019. No verão, abre o segundo hotel na Invicta e reforça na terra natal. Os radares do investimento apontam agora para o Algarve, sem esquecer a vontade de voltar a internacionalizar. O plano de expansão do PortoBay tem prioridades bem definidas. Depois do Brasil, o grupo quer juntar um novo país à lista da internacionalização. É Espanha — porque o mercado ibérico “é um só” — encaixa nesses critérios. “Em termos de Espanha, temos prioridade nos destinos urbanos. Mas eu estou a regressar hoje das Canárias”, detalha António Trindade, presidente do grupo hoteleiro nascido na Madeira.

Correio da Manhã 

“Trabalhadores da SATA. Carreiras definidas”

Os trabalhadores da SATA Gestão de Aeródromos vão passar a ter carreiras definidas, anunciou ontem o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC), que assinou um protocolo com a companhia açoriana para pôr fim a “mais de uma década de indefinições.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.