Volta Nacional: “Até dia 12, o Terreiro do Paço é a aldeia da Eurovisão”

Público

“Até dia 12, o Terreiro do Paço é a aldeia da Eurovisão”

A primeira meia-final da Eurovisão é só na próxima terça-feira, mas antes disso já há programação paralela e gratuita ligada ao festival. Por exemplo, no Eurovision Village, que tomou conta do Terreiro do Paço, em Lisboa, e hoje abre oficialmente as suas portas, às 10h. Pelos ecrãs do Eurovision Village passarão as transmissões em direto de cada uma das meias-finais e da final de dia 12, sempre às 20h, bem como da cerimónia de blue carpet, a receção aos concorrentes que decorrerá no MAAT na tarde de domingo e terá apresentação de Cláudia Semedo, Pedro Penim, Inês Lopes Gonçalves e Pedro Grander.

“Órgão consultivo da UNESCO rejeita proposta para estação de São Bento”

O Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, Icomos, recomenda à UNESCO que não aprove o projeto da Time Out para a ala sul da estação de São Bento “na sua forma atual”. Num parecer emitido em abril, e a que o Público teve agora acesso, este organismo consultivo da UNESCO considera que uma intervenção na gare, que está incluída na zona classificada como património da humanidade, não deve ser levada por diante sem um plano global para todo o monumento e não deve, na sua perspetiva, pôr em causa os lugares de estacionamento existentes.

Jornal Económico

“ACIF quer plano de contingência para situações de inoperacionalidade do aeroporto”

A Câmara do Comércio e Indústria da Madeira (ACIF) recomenda a criação de um plano de contingência para atenuar os crescentes problemas de operacionalidade do Aeroporto da Madeira. A melhoria do sistema de informação e acolhimento dos passageiros, uma plataforma digital que mostrasse em tempo real quantas camas estão disponíveis nas unidades hoteleiras, e a utilização do Aeroporto do Porto Santo e da ligação marítima entre esta ilha e a Madeira fazem parte das sugestões apresentadas pela ACIF.

“Como a Eurovisão vai projetar a imagem de Portugal no mundo” 

Há pedidos de cadeias de televisão chinesas para terem cabines de som em Lisboa. A maioria dos bilhetes foram para o mercado internacional e os hotéis da capital podem registar uma taxa de ocupação na ordem dos 90%. “Há impactos económicos, para além dos culturais, ambientais e sociais. Os diretos são gerados pelo evento por meio da compra de bilhetes e bens e da contratação de serviços locais relacionados com a sua montagem, os indiretos são por via do turismo, da compra de bens comercializáveis, do consumo da hotelaria e restauração e da contratação de serviços por participantes e organizadores”, explicou o professor universitário Jorge Mangorrinha.

Jornal de Notícias

“Greve. Comboios sem serviços mínimos”

O Tribunal Arbitral não decretou serviços mínimos face à greve dos trabalhadores das Infraestruturas de Portugal (IP) nos próximos dias 10 e 11, salvaguardando apenas os comboios socorro e de mercadorias. Na próxima quinta-feira, a greve será apenas de uma hora por turno em três turnos e, dia 11, será durante 24 horas.