Volta Nacional: “Aumento faz disparar construção e novos hotéis”

Volta Nacional: “Aumento faz disparar construção e novos hotéis”

Jornal i
“Aumento faz disparar construção e novos hotéis”
O turismo em Portugal continua a bater recordes atrás de recordes e o crescimento da oferta hoteleira está a acompanhar esta tendência. E os números falam por si: estão previstos abrir até ao final deste ano perto de 40 unidades hoteleiras no país, além das cerca de 11 remodelações e reaberturas.

“Governo simplifica criação de novas unidades turísticas”
O executivo aprovou, no mês de abril, novas medidas para simplificar e acelerar o licenciamento dos empreendimentos turísticos. Entre os objetivos do diploma, incritos no Programa SIMPLEX +, estão a diminuição dos prazos, a previsibilidade dos tempos de resposta a investidores, seja a resposta favorável ou desfavorável, a simplificação da instalação de hotéis em edifícios já existentes e a possibilidade de abertura dos hotéis quando concluem obras.

“Turismo. sucesso para uns, descontentamento para outros”
Preços demasiado altos para quem procura casa para comprar ou valores inacessíveis para quem pretende arrendar um imóvel são os preços a pagar pelo aumento e sucesso do turismo em Portugal, principalmente nas grandes cidades, como Lisboa ou Porto. E a culpa deve-se, em grande parte, à explosão do alojamento local.

Jornal de Negócios
“Hotelaria ainda recupera da crise”
As médias de 2015 mostram capitais próprios da ordem dos 29%, “um pouco abaixo do que seria de esperar num setor que exige a recuperação do investimento a médio e longo prazo, o que deveria existir capitais próprios na casa dos 40%”, afirmou Carlos Álvares, presidente do Banco Popular Portugal, no âmbito do think tank “Turismo em Portugal: Os 5 trunfos para a Excelência”.

“Grupos de turismo nacionais ainda são demasiado pequenos”
A dimensão e a escala são, hoje, importantes, sobretudo para fazer face a investimentos na distribuição. Mas a consolidação no setor deve passar mais pela gestão de hotéis.

“Antigos e novos mercados emissores”
Grande parte do turismo é europeu, mas os turistas americanos, brasileiros e chineses são importantes nos segmentos de luxo.

“Voos noturnos podem ser solução em Lisboa”
O aumento do número de voos noturnos no aeroporto de Lisboa pode vir a ser a solução para fazer face ao crescimento que a infra-estrutura vem registando, tendo em conta que o futuro aeroporto complementar no Montijo só entrará e funcionamento em 2021.

“Companhias em ‘lista de espera’ para ter lugar na Portela”
Foram 114 as companhias aéreas a figurar na lista de requisição de “slots” no aeroporto de Lisboa para esta temporada de verão de 2017, de acordo com dados da ANA – Aeroportos de Portugal.

“Os oligopólios digitais da distribuição”
“Num momento em que a indústria do turismo corre bem, quem tem ganho mais é a Google, a segunda é a Booking ou a Priceline, a terceira é a Expedia. Não são os hoteleiros, são os intermediários”, afirma José Theotónio, CEO do Grupo Pestana.

“Alojamento local é ‘casestudy‘ europeu”
Na reunião de 4 de maio de 2016 da European Holiday Home Association com a Comissão Europeia, Portugal foi apresentado como “casestudy“. “Foi o primeiro país que criou uma regulação a nível nacional para o alojamento local”, explica Eduardo Miranda, presidente da Associação de Alojamento Local.

Jornal de Notícias
“Portway: paralisação afeta Madeira”
Uma greve dos trabalhadores do setor Myway, da empresa Portway, responsáveis pela assistência nos aeroportos dos passageiros com mobilidade reduzida, estava, ontem, a registar uma adesão acima dos 70% na Madeira.

“SATA: greve deixa 1300 em terra”
A greve dos tripulanes de cabina da transportadora Azores Airlines e SATA Air Açores e as condições metereológicas no arquipélago deixaram, ontem, em terra, mais de 1300 passageiros da companhia aérea açoriana.

“Casas da SRU usadas para alojamento local”
Três prédios reabilitados pela Porto Vivo – SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana) estão nas mãos de empresas que estão a explorá-los para alojamento local. As casas já foram vendidas entretanto, mas os atuais proprietários só poderão ocupar as frações quando os contratos de aluguer chegarem ao fim, em 2019 e 2020.

“Gastronomia divulgada por universitários”
A pensar na promoção e divulgação da gatronomia do Porto nasceu em março o Porto Tasty, um projeto formado por alunos da universidade da cidade, oriundos de diferentes nacionalidades, e realizado em três idiomas.

“Barcelos: batalha de flores com recorde de participantes”
Dia 1 de maio é sinónimo de enchente em Barcelos. A cidade é “invadida” por espanhóis, que aproveitam a proximidade geográfica para assistir a um dos momentos mais emblemáticos da Festa das Cruzes: a batalha das flores, que ontem voltou a encher as principais ruas da cidade.

“Arquiteto português finalista de prémio em Itália”
Com o projeto Casa Touguinho III, em Vila do Conde, o arquiteto vila-condense Raulino Silva foi selecionado para o prémio de arquitetura internacional The Plan 2017, organizado pela conceituada revista italiana “The Plan – Architecture & Technologies in Detail Architecture Magazine”.

Público
“A Quinta do Ferro vai renascer e fixou a sua história em desenhos”
A ideia é simples: moradores e proprietários viam a degradação a levar a melhor sobre as ruas e as casas. Espaços públicos e privados pediam obras há vários anos e não seria o cimento “em jeito de maquilhagem” que taparia a “selvajaria” na construção. Resultado do incómodo que lhes gerava, quiseram juntar-se para reabilitar a “zona que é de todos”. Nasceu, do “passa-a-palavra” e do “tocar na campainha do vizinho para ver o que acha”, o projecto de reabilitação da Quinta do Ferro, em Lisboa.

“Uma pala branca para reguardar o Papa Francisco em Fátima”
O branco é simultaneamente a ausência de cor e a soma de todas as cores – e o imaginário mariano vê nele a cor mais próxima da alma humana… Talvez por essa razão, a arquitecta Paula Santos (Águeda, 1961) escolheu o branco para o novo altar exterior do Santuário de Fátima, que vem já sendo utilizado desde Maio do ano passado, mas será agora definitivamente “dedicado” pelo Papa Francisco na sua primeira visita a Portugal, no centenário das Aparições.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.