Volta Nacional: “Autarcas não acreditam no ‘milagre’ do consenso no Montijo”

Volta Nacional: “Autarcas não acreditam no ‘milagre’ do consenso no Montijo”

Público

“Autarcas não acreditam no ‘milagre’ do consenso no Montijo”

A expetativa dos autarcas da Margem Sul para a reunião desta manhã com António Costa não passa por um “milagre” que permita o consenso sobre a construção do aeroporto no Montijo. Antes pelo contrário. Parecem mais recetivos os eleitos socialistas à possibilidade de a localização ser alterada para Alcochete do que os comunistas de desistirem do veto à atua opção. Tanto Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, como Joaquim Santos, do Seixal, elogiam a decisão do primeiro-ministro de convocar os autarcas, mas mostram pouca esperança num acordo.

“Regulador realça que basta uma portaria para haver voos noturnos no Montijo”

O regulador nacional da aviação civil, a ANAC, concluiu que o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) sobre o novo aeroporto do Montijo cumpre a regulamentação em termos de ruído, nomeadamente pela inexistência de voos de madrugada, mas não deixou de sublinhar que o cenário pode mudar através de uma simples iniciativa governamental.

“Ligação aérea Funchal-Marraquexe começa este verão”

Dois voos semanais vão ligar, este verão, o Funchal a Marraquexe, em Marrocos. A operação, que arranca a 15 de julho, está a cargo da companhia aérea espanhola Binter, que já assegura os voos entre ilhas no arquipélago madeirense.

“Turismo alerta para ‘impacto negativo’ das alterações aos vistos gold”

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considera que a alteração ao Regime das Autorizações de Residência para Investimento (vistos gold) terá um “impacto negativo”, e que “é ignorar o importante contributo económico que estes investimentos têm tido em diversas atividades, entre as quais o turismo”.

“Enoturismo não tem parado de crescer no Alentejo com mais unidades e visitantes”

O setor do enoturismo tem crescido no Alentejo, em especial nos últimos dez anos, tanto no número de unidades existentes como de turistas, vindo sobretudo do Brasil e dos Estados Unidos, revelou ontem a comissão vitivinícola. À margem da sessão de apresentação aos jornalistas das novas instalações da Rota dos Vinhos do Alentejo, situada em Évora, o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus, disse que o enoturismo teve “um crescimento natural”.

Jornal de Notícias

“2,1 milhões de turistas no Carnaval”

O carnaval carioca, considerada a maior festa ao ar livre do Mundo, reuniu este ano 10 milhões de foliões e movimentou 790 milhões de euros. De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, dos 10 milhões de pessoas que circularam na cidade durante as festas de Carnaval, 2,1 milhões eram turistas, um aumento de 31% face ao ano passado.

“Pilotos acusam TAP de ‘atropelar’ acordo”

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou a TAP de “atropelos ao Acordo de Empresa”, que tem sido alvo de “várias interpretações unilaterais e abusivas” pela empresa. Nas conclusões de uma assembleia extraordinária, a 28 de fevereiro, revelada pela Lusa, o sindicato denunciou a revogação do protocolo que compensava a falta de aumentos com a possibilidade de comprar bilhetes a custos reduzidos.

Jornal de Negócios

“Voos de China e Itália controlados”

Os cerca de 21 mil passageiros que semanalmente chegam aos aeroportos portugueses provenientes da China e de Itália estão a receber um cartão que permite rastrear contactos mantidos, como medida de contenção do coronavírus. A medida foi anunciada pela ministra da Saúde, Marta Temido, no Parlamento.

Correio da Manhã 

“Céu único europeu. 37 mil milhões”

A implementação incompleta do mercado único europeu da aviação está a custar às companhias aéreas, passageiros e sociedade 37 mil milhões de euros por ano aos vários Estados-Membros, revela um estudo.

“Dona da British Airways sem interesse na TAP”

A IAG, holding que controla a British Airways e a Iberia, admite que já esteve de olho na TAP, mas descarta agora interesse. “É uma companhia aérea que já olhámos no passado, mas o nosso foco está na aquisição da Air Europa”, disse Willie Walsh, presidente-executivo, à Bloomberg.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.