Volta Nacional: “Autarquias vão receber até 5% do IVA no turismo”

Volta Nacional: “Autarquias vão receber até 5% do IVA no turismo”

Jornal i
“Autarquias vão receber até 5% do IVA no turismo”
As autarquias vão passar a receber parte da coleta de IVA no seu território. A medida faz parte de uma alteração à lei das Finanças Locais aprovada pelo governo. Em causa está apenas o IVA de alguns setores como alojamento, restauração, comunicações, eletricidade, água e gás até uma fatia de 5%. As câmaras começam a receber estas verbas em 2021.

Jornal de Notícias
“Ponte para quem não tem vertigens”
A construção da ponte transparente dos Passadiços do Paiva está prestes a arrancar. A travessia que se estende ao longo de 480 metros será, segundo Margarida Belém, presidente da Câmara de Arouca, “uma das mais bonitas da Europa”. O município adjudicou a obra por 1,7 milhões, investimento que a autarca garante que “terá retorno num prazo relativamente curto”.

“Tanzânia. Turismo desaloja maasais”
Milhares de pessoas da etnia Maasai foram desalojados depois de o Governo de Dodoma (Norte) ter ordenado a destruição de casas perto da cratera de Ngorongoro em prol dos interesses de empresas estrangeiras de safaris e viagens de caça. A denúncia do grupo de reflexão independente The Oakland Institute.

Vida Económica
“Bruxelas dará luz verde a grande fusão na aviação”
A Comissão Europeia deverá dar luz verde à compra de Rockwell pela norte-americana United Technologies, sob condições. A acontecer, esta operação será a mais importante de sempre na história da aeronáutica, por um valor superior a 19 mil milhões de euros. Será criado um dos maiores fabricantes mundiais de peças para a aviação civil e militar.

“Ouro para QP Chardonnay no Challenge du Vin”
O QP Premium-Chardonnay 2016, topo de gama dos brancos da Marcolino Sebo Wine and Oils, foi distinguido com Medalha de Ouro no Challenge International du Vin, edição de 2018 (42ª), entre mais de cinco mil vinhos, de 38 países, que foram degustados em dois dias, em Bordeaux (França), por cerca de 800 profissionais e consumidores especialistas em vinhos.

“Emirates vai ter voo diário para Edimburgo”
A Emirates, a maior companhia aérea internacional do mundo, anunciou que iniciará um serviço diário entre a capital da Escócia, Edimburgo e o Dubai, a partir de 1 de outubro de 2018.
“Empreendimento Uptown inicia comercialização”
Já começou a primeira fase de comercialização de emprrendimento Uptown, localizado na estrada oeste de Vilamoura, que inclui apartamentos e townhouses, num total de 134 unidades residenciais.

“Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa vai ser celebrado em Gaia”
Pela terceira vez em Portugal é celebrado o dia dedicado à Gastronomia Portuguesa. Vila Nova de Gaia irá acolher esta celebração, que, pela primeira vez, será alargado a todo o fim de semana.

“Companhias aéreas com mais passageiros”
O tráfego aéreo, a nível global, aumentou 9,5%, em março, a taxa de crescimento mais elevado num ano, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo. As capacidades das companhias aéreas cresceram 6,2% num ano, sendo que a ocupação média dos aviões foi de 82,4%, depois de já ter sido atingido um pico em fevereiro.

Público
“Linha Madeira-Continente entregue ao grupo Sousa”
O Conselho do Governo Regional da Madeira adjudicou ontem a concessão de serviços públicos de transporte marítimo de passageiros e veículos, através de navio ferry, entre a Madeira e Portugal Continental, ao concorrente Empresa de Navegação Madeirense, do grupo Sousa. A concessão é por três anos e pelo valor de nove milhões de euros, segundo a “Lusa”, e arranca este verão.

Correio da Manhã
“Projeto avança em Grândola”
A Câmara de Grândola anunciou ter emitido o alvará de loteamento para um projeto imobiliário que representa um investimento de 200 milhões de euros, na aldeia da Muda. Foram emitidas licenças para 278 lotes (247 habitações).

Jornal de Negócios
“Ferrovia terá mil milhões no terreno este ano”
A Infraestruturas de Portugal prevê que no final de 2018 estejam no terreno, ou em fase de concurso, obras na ferrovia num montante superior a mil milhões de euros, ou seja, o equivalente a metade do investimento global contemplado no plano Ferrovia 2020, que é da ordem dos dois mil milhões de euros.

“Projetos de infraestruturas tardam em arrancar no terreno”
Depois de anos consecutivos de travagem nos investimentos, devido à crise financeira mundial, ao resgate necessário de Portugal junto do Fundo Mundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia e às subsequentes restrições impostas por essa troika, os últimos anos de desanuviamento da economia nacional, poderiam ter perspetivado uma retoma de alguns dos grandes projetos de infraestruturas que ficaram parados no tempo.

Diário de Notícias
“«Em Fátima estou em paz»”
Hotéis renovados, uma imagem bastante positiva e difundida em zonas onde não chegava a mensagem de Fátima. Um ano após o centenário das aparições, cerimónia marcada pela visita do Papa Francisco e pela canonização de Francisco e Jacinta Marto, a face do turismo religioso em Fátima mudou. E muito, como estão a comprovar os peregrinos que chegam à localidade para participar na comemoração das aparições, no dia 13. Um fim de semana em que os fiéis vão procurar um encontro espiritual. Como José Cunha, que, à Lusa, disse sentir-se ali em paz. Para Alexandre Marto, presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), é inegável o impacto mediático extraordinário que a visita papal teve, principalmente junto do mundo católico. O dirigente da ACISO salientou à Lusa que a projeção ocorreu não só a 13 de maio como em todos os dias de 2017. “Tivemos visitas não habituais de países que reforçaram as suas vindas, de peregrinações de dioceses longínquas que escolheram esse ano para vir cá, com a imprensa a dar uma importância a Fátima não apenas na presença do Papa mas durante o resto do ano.”

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.