Volta Nacional: “Aviação reforça operações e aproxima-se dos níveis de 2019”

Diário de Notícias

“A região centro do país precisa de um aeroporto”
Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, diz: “A região centro do país precisa de um aeroporto, acho que se justifica. (…) Não consigo compreender qual é a teimosia de Monte Real. Há imensos espaços europeus em cidades muito maiores do que Leiria que conseguem ter operação militar com operação de meios aéreos de apoio a fogos florestais e de meios de aviação civil”.

“Retoma dos voos traz mais de cinco mil britânicos no primeiro dia ao Algarve”
O aeroporto de Faro recebeu ontem 5.500 passageiros de um total de 17 voos provenientes do Reino Unido. “Foi um dia que marcou um virar de página, o aeroporto ganhou vida, fluxo, não houve qualquer problema no controlo dos passageiros – foi como que criada uma passadeira onde os turistas claramente foram as estrelas”, relatou João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve. Ontem foram também registados seis voos provenientes do Reino Unido no aeroporto de Lisboa e três no Porto.

Público

“Turismo britânico «veio antecipar reabertura de muitos hotéis»”
O início do regresso dos britânicos foi saudado pelas associações do setor como um marco importante, com a AHRESP a afirmar que “esta situação veio antecipar a reabertura de muitos hotéis que não estavam a contar abrir já”. Com isso, diz Ana Jacinto, secretária-geral da associação, espera-se também a recuperação do posto de trabalho de vários profissionais que foram para o desemprego. Cristina Siza Vieira, da AHP, diz que ainda não é possível quantificar o efeito do regresso do turismo britânico. “O maior impacto na hotelaria só deverá começar a sentir-se a partir de junho”, explica, adiantando que as regiões mais beneficiadas são o Algarve e a Madeira.

“O regresso dos turistas britânicos: «Estamos a apanhar o cliente de outros destinos concorrentes»”
João Fernandes, presidente da RTA, acredita que, desta vez, Portugal está a bater a concorrência: “A Espanha, o principal destino dos britânicos, ainda está na lista vermelha. Nós vamos à frente. Criámos as condições de segurança para receber os turistas”, argumenta. Por isso, as expectativas são de recuperação económica em alta, “se tudo correr bem”, adverte.

“Porto de Lisboa tem programadas cerca de 50 escalas de cruzeiros”
As viagens de cruzeiro puderam voltar aos portos de Portugal Continental a partir de ontem. No caso do Porto de Lisboa, fonte oficial diz que até ao final da semana que vem ainda não há nada programado, mas que estão alinhavadas “perto de 50 escalas de junho a agosto”.

Negócios

“Hotelaria à espera de um «bom» verão sem «ilusões»”
O momento ainda é de instabilidade e a recuperação para os níveis de 2019 é uma meta distante. Mas a hotelaria portuguesa espera que a retoma se inicie a partir deste verão, que já será melhor do que o do ano passado. A procura voltará a ser suportada, sobretudo, pelo mercado interno, mas também pelos britânicos e espanhóis. E já há sinais dos mercados de longa distância. No Grupo Pestana as expectativas são para já moderadas. Tendência semelhante é sentida no Grupo SANA. Noutros casos, como o da Vila Galé, há previsões mais otimistas.

“Hoteleiros esperam retoma das reservas no verão de 2021”
Os maiores grupos hoteleiros esperam um crescimento das reservas em relação a 2020, mas admitem que os níveis de 2019 ainda tardarão a chegar. Já em unidades mais pequenas, as expectativas são melhores.

“Aviação reforça operações e aproxima-se dos níveis de 2019”
A aviação já tem planos de reforço da capacidade, ao mesmo tempo que aumenta o número de rotas que serão operadas este ano. Nos meses de verão, as operações já deverão ultrapassar as do ano passado, aproximando-se dos níveis de 2019. Os dados recolhidos pelo Turismo de Portugal junto da ForwardKeys indicam que este mês há 48 companhias aéreas a voar para os aeroportos portugueses, operando 190 rotas, numa média de 680 operações por semana. Em julho, já existirá uma média de 2690 operações aéreas semanais, mais do dobro que no mesmo mês do ano passado, e uma queda de 20,5% em relação a 2019.

“Em pleno confinamento, turismo interno já cresceu em algumas cidades”
A atividade turística em Portugal registou quebras em torno dos 80% no primeiro trimestre do ano, mas os sinais de recuperação já se fizeram notar – e em pleno confinamento. Considerando apenas março, em várias cidades, o turismo interno já cresceu ou registou quedas apenas ligeiras em relação ao ano passado.

Jornal de Notícias

“Câmaras atraem turistas com noites em hotéis e cabazes”
As câmaras municipais estão a promover os seus concelhos para atrair os turistas nacionais que, este ano, tal como em 2020, deverão escolher Portugal como destino de férias. Além das promoções dos hotéis e dos restaurantes, e das campanhas das regiões de turismo, os municípios abriram portas aos museus, negociaram ofertas locais e aproveitaram, em muitos casos, para criar emprego e valorizar o património.

“Retoma dos voos traz mais de cinco mil britânicos no primeiro dia”
Reabertura do corredor verde entre Reino Unido e Portugal permitiu ontem a realização de 17 ligações ao Aeroporto de Faro, seis a Lisboa e três ao Porto.

“Privados criam roteiro próprio com desconto”
Empreendedoras no interior enfrentam desafio adicional.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.