Volta Nacional: “Bruxelas prevê novo boom no turismo, mas com menos emprego”

Volta Nacional: “Bruxelas prevê novo boom no turismo, mas com menos emprego”

Diário de Notícias

“Turismo. Aposta devia passar por ministério e decisão firme sobre aeroporto”
As projeções muito otimistas da Comissão Europeia sobre o crescimento económico em Portugal em 2022, alavancado por um novo impulso no turismo, espelham também aquele que é o sentimento do governo. Mas a oposição aponta contradições neste setor económico fundamental para o PIB, entre as quais a falta de decisão sobre o novo aeroporto, que não foi considerado prioritário neste OE. “Dada a importância do setor, sempre existiu a expectativa de vir a ser um ministério”, afirma a centrista Cecília Meireles. Já quanto ao adiamento da decisão sobre o novo aeroporto, considera que “pior do que uma má decisão, é uma não decisão, sob pena de o turismo não conseguir crescer por falta de capacidade das infraestruturas”.

“Bruxelas prevê novo boom no turismo, mas com menos emprego”
Portugal deverá experimentar uma nova vaga de crescimento muito rápido no turismo neste ano e no próximo, mas a criação de emprego associada deverá ser mais fraca do que no passado, diz a Comissão Europeia nas previsões da primavera, ontem divulgadas. O FMI também destacou ontem o papel deste setor na retoma e espera que o turismo recupere totalmente da pandemia em 2023. Pelas contas de Bruxelas, “os maiores aumentos projetados do excedente de serviços entre 2021 e 2023” devem acontecer na Grécia mais 4,1 pontos percentuais, em Espanha, mais 3,2 p.p., e em Portugal, mais 2,9 p.p.

“Passageiros nos aeroportos disparam no 1º trimestre”
O número de viagens internacionais tem recuperado a bom ritmo e no primeiro trimestre do ano os aeroportos nacionais registaram 8,3 milhões de passageiros, ou seja, um crescimento de 465,7% face ao período homólogo de 2021 e apenas 11,9% abaixo de 2020.

“A caminho do Património Mundial, Vila Viçosa quer passar a ser cidade”
A localidade alentejana de Vila Viçosa pode vir a ser elevada a cidade ainda este ano. Depois de, no anterior mandato autárquico, ter sido apresentada a candidatura a Património Mundial da UNESCO, foi agora aprovada a elevação do estatuto da vila alentejana.

Jornal de Notícias

“Turismo carrega economia nacional ao pódio da Europa”
Portugal vai ser o país da UE que mais vai crescer, este ano, com um aumento de 5,8% do PIB e uma diminuição do rácio da dívida face ao PIB para atingir 115% em 2023, estimou ontem o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni.A reabertura do turismo e a procura dos mercados externos sustentarão esse crescimento, numa altura em que o setor atravessa dificuldades. “Faltam 45 mil pessoas no turismo. É essa a nossa principal preocupação”, resumiu Bernardo Trindade, ex-secretário de Estado do Turismo, economista e gestor hoteleiro.

“IP propõe antecipar ligação do TGV ao Aeroporto do Porto”
A Infraestruturas de Portugal propôs ao governo que o comboio de alta velocidade chegue mais cedo do que o previsto ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que serve o Porto. O projeto de alta velocidade ferroviária está previsto ser finalizado até 2030, com a primeira fase, correspondente ao troço Porto-Soure, com obras entre 2026 e 2028.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.