Volta Nacional: “Câmara de Lisboa admite subir taxa turística em 2019”

Diário de Notícias
“Câmara de Lisboa admite subir taxa turística em 2019”
Em 2018 não haverá alterações ao valor da taxa que é cobrada aos turistas que pernoitam em Lisboa, mas dentro de dois anos o atual montante de um euro poderá sofrer um aumento. Este é um cenário admitido por socialistas e bloquistas, que inscreveram no acordo firmado para a câmara da capital que o “valor da taxa será reavaliado até 1 de janeiro de 2019”. Foi a solução de compromisso encontrada entre as duas partes, que durante as negociações não chegaram a acordo quanto à subida imediata da taxa, uma exigência que o BE, pela mão do agora vereador Ricardo Robles, levou para a mesa das negociações.

“Governo cria pitch perfeito para vender Portugal na Web Summit”
O governo está pronto e alinhado para apresentar o país a potenciais parceiros estrangeiros que ao longo desta semana estejam em Lisboa para participar na Web Summit. Por estes dias a equipa da Startup Portugal andou a distribuir pens pelos ministérios e pelas instituições públicas, para garantir que todos passam a mesma mensagem.

Jornal de Notícias
“Porto. Stop já tem bandas de música em lista de espera”
O Centro Comercial Stop, no Porto, completa hoje 35 anos. O espaço sobreviveu e tornou-se um sucesso arrendando lojas vazias a músicos e outros artistas. E até há visitas guiadas.

“Porto. Festival na Alfândega com mais de 300 vinhos para provar”
É no próximo dia 18 que o Salão Nobre do edifício da Alfândega do Porto recebe a segunda edição do Wine Fest Porto, entre as 15 e as 20 horas. A iniciativa vai reunir 33 produtores, mais de 300 vinhos de 11 regiões portuguesas e três “provas especiais”.

“Perlim já tem bilhetes à venda na Internet e promete diversões novas em espaço ampliado”
No ano em que comemora dez edições, o Perlim, o maior parque temático de Natal do país, situado em Santa Maria da Feira, volta a abrir portas de 1 a 31 de dezembro. Os ingressos já estão à venda na plataforma www.bol.pt.

“Mais de 300 filmes para ver no Cinanima”
Há mais de três centenas de filmes de animação para ver ao longo de oito dias em Espinho. Arranca hoje o Cinanima, o mais antigo festival do género em Portugal, que tem em competição 104 filmes de 24 países.

Jornal i
“Web Summit. Lisboa volta a ser a capital mundial da tecnologia”
Começa hoje em Lisboa mais uma edição da Web Summit. Pelo segundo ano, a capital portuguesa recebe um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo a nível mundial. São esperadas mais de 60 mil pessoas de mais de 160 países para um certame que se estende para além da FIL e da Altice Arena, local das conferências e da apresentação das startups que apostam no evento para crescer no mercado.

“Air New Zealand no topo da lista das melhores companhias”
A Airline Ratings já divulgou a lista que junta os maiores nomes do setor aéreo. Na edição deste ano fica à frente a Air New Zealand. Em segundo lugar ficou a companhia australiana Quantas, seguida da Singapoure Airlines.

Correio da Manhã
“Mértola organiza «Mês da Música»”
O município de Mértola tem em marcha o “Mês da Música”. Para dia 18 está marcado o concerto de Carolina Deslandes, no Cineteatro Marques Duque.

“Grândola recebe Feira de Chocolate”
A partir de quinta-feira, a Vila Morena vai receber várias tentações de chocolate, nos cerca de 60 expositores que participam na Feira de Chocolate de Grândola.

Jornal de Negócios
“Mota-Engil contesta concurso, mas júri confirma Barraqueiro”
O relatório final do júri do concurso para a subconcessão do Metro do Porto entre 2018 e 2025, que dá a vitória ao grupo Barraqueiro, já foi entregue aos Ministérios das Finanças e do Ambiente, que têm agora de o aprovar para que o conselho de administração da empresa proceda à adjudicação.

Público
“Amadora BD: reportar em banda desenhada e não só”
No Fórum Luís de Camões, na Brandoa, Amadora, há dois pisos, o térreo e o de baixo, que se encheram de painéis, livros, desenhos e textos para a 28.ª edição do Amadora BD, o festival de banda desenhada da cidade, que abriu no dia 27 de outubro e decorre até 12 de novembro.

Vanguarda
“Novo aeroporto de Luanda só para 2019”
O novo Aeroporto Internacional de Luanda, em construção desde 2004 por empreeiteiros chineses nos arredores da capital, só deverá iniciar a operação em 2019, um atraso de dois anos face à previsão anterior, justificado com dificuldades financeiras.

Mercado
“Companhias de África precisam de ‘céu aberto’ para crescer”
O número de pessoas que viajam de avião em África deverá ser mais do dobro do actual até daqui a menos de 20 anos, com taxas anuais de crescimento na ordem dos 5,6%, face a uma média global de 3,6%, revelou a IATA, na semana passada.

“Arábia Saudita investe 1000 milhões USD no turismo espacial”
Um comunicado oficial do fundo saudita, divulgado pela agência de notícias oficial SPA, refere que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman aprovou o investimento neste setor, uma operação aceite por Richard Branson, fundador do Virgin Group.

Economia
“Sindicatos denunciam atrasos e falta de serviço na TAP”
Nas crianças, as chamadas dores de crescimento são sensações dolorosas, sem causas específicas, que se manifestam na fase crucial do seu desenvolvimento físico. Analogias à parte, a TAP parece estar a sofrer de “dores” semelhantes”. Não é uma empresa jovem, mas está na tenra idade de uma privatização, que cumpre agora dois anos. O crescimento da companhia aérea – desde que os acionistas Humberto Pedrosa e David Neeleman tomaram conta da gestão mantendo-se o Estado com 50% do capital – tem sido intenso. Como diz ao Expresso o presidente executivo Fernando Pinto: Estamos a crescer mais do que o plano que tínhamos traçado na privatização, com a criação de mais emprego, mais aviões e mais passageiros. Acima daquilo que estava previsto”. Mas as “dores” fazem-se sentir. Os sindicatos falam mesmo em consequências para os passageiros e de um “efeito bola de neve”.

“Redução low cost no Porto é «residual»”
No final de outubro, David Neeleman, um dos acionistas privados da TAP, disse que a companhia planeava anunciar novos voos e destinos a partir do aeroporto do Porto até ao próximo verão. “Estamos mais preparados para fazer isso do que há dois anos”, explicou na altura. Dias antes, Fernando Pinto, presidente executivo da companhia, dizia que a TAP “nunca esteve alheada da região” e que era previsível o aumento de voos. Fernando Pinto justificou o corte de voos de longo curso a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro e voos diretos para destinos europeus como Roma, Milão, Bruxelas e Barcelona, em 2016, por uma “questão estratégica numa altura em que era preciso defender o hub de Lisboa, que estava a ser pressionado”. Uma opção criticada por Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, que chegou a denominar a TAP de Transportadora Aérea de Lisboa.

“Altice Arena chega a receitas de 11 milhões à boleia do turismo de negócios”
A mudança de nome para Altice Arena marca uma nova fase da maior sala de espetáculos do país, que quer captar cada vez mais eventos internacionais, no ano em que ultrapassa os 10 milhões em receitas. A Web Summit, o congresso anual da Ordem dos Médicos Dentista e um concerto da Shakira são os principais eventos que decorrem até o afinal do ano no ex-Meo Arena.

“Mais de 59 congressos já contratados para Portugal em 2018”
Portugal está em alta no turismo, o que também é visível na área dos congressos. “Temos nesta altura 59 congressos internacionais já captados para 2018”, adianta Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. Os congressos contratados para o próximo ano envolvem cerca de 200 mil dormidas e, segundo Ana Mendes Godinho, “um salto importante para promover o país como destino de congressos” é o novo portal Mettings in Portugal (www.meetingsinportugal.com), agregando toda a oferta do país a nível de eventos, hotéis em cada região, além de monumentos que podem ser utilizados para este fim.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.