Volta Nacional: “Como os chineses estão a mudar o turismo em Portugal”

O Jornal Económico
“Como os chineses estão a mudar o turismo em Portugal”
O turismo é um dos motores da economia nacional. Mas com este boom de forasteiros a optar pelas maravilhas lusitanas, há quem pense que é preciso fazer melhor e aproveitar ainda mais esta conjuntura favorável. Esta sexta-feira, o impacto do turismo de qualidade e de compras em Portugal será o tema central de debate no ‘Summit Shopping Tourism & Economy’, que vai decorrer no Four Seasons Ritz Hotel, em Lisboa.

Jornal de Notícias
“Uber. Lei é ‘grande golpe’ para os táxis”
A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) considerou que “foi dado um grande golfe” no setor com a aprovação no Parlamento da lei que vai regular as plataformas eletrónicas de transporte de passageiros. Considera ainda que, com a aprovação da lei, “vai haver dois sistemas no país”.

“Algarve perde para Centro e Açores”
Os hóspedes portugueses impulsionaram a hotelaria, em janeiro, com a desaceleração de estrangeiros. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, os portugueses preferiram o Alentejo (+13%), a Madeira (+12,8%) e o Algarve (+12,6%), mas os estrangeiros rumaram mais ao Centro (+16,5%) e aos Açores (+14,9%), e menos ao Algarve (-2,4%).

Correio da Manhã
“TAP. Pilotos negoceiam”
Os pilotos da TAP reuniram-se ontem em assemblia de empresa convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil e decidiram mandatar a direção sindical para prosseguir as negociações com a administração da companhia. Em comunicado, o sindicato diz que um dos propósitos é travar a “depreciação salarial do pilotos”

“Queijo da Serra na cozinha”
O queijo Serra da Estrela é o cabeça de cartaz de um evento gastronómico que se vai realizar amanhã na Quinta da Ínsua, em Penalva do Castelo. Seis chef’s de cozinha, dois com estrelas Michelin, vão preparar o menu que fará brilhar o genuíno.

Público
“Na linha amarela, Odivelas teve mais movimento que o Marquês”
A estação de metro de Odivelas foi a terceira mais movimentada da linha amarela em 2017, ultrapassando mesmo a estação do Marquês de Pombal. Odivelas teve 7.364.376 entradas e saídas de passageiros, ficando assim só atrás do Campo Grande (com 7.987.650) e de Entrecampos (10.572.643), que foi a estação mais frequentada da linha.

“Empresas de comboios chumbam estado da ferrovia”
As conclusões são da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), no âmbito de um questionário feito e cujos resultados foram divulgados hoje, incluindo ainda a avaliação dos serviços de transporte de passageiros e de mercadorias. A insatisfação quase generalizada (60%) foi afirmada na avaliação da infra-estrutura ferroviária, assim como das instalações de serviço (75%), na consulta aos utilizadores da infra-estrutura ferroviária e das instalações de serviço ferroviário.

Jornal i
“Um milhão de hóspedes e 2,5 milhões de dormidas em janeiro”
O setor do turismo voltou a bater recordes no arranque deste ano. Os estabelecimentos hoteleiros registaram um milhão de hóspedes e 2,5 milhões de dormidas em janeiro, o que corresponde a aumentos de 3,7% e 5,1% face a igual período do ano passado, revelou o Instituto Nacional de Estatística.

“Três grupos querem Hotel de Santa Apolónia”
Os grupos Hoti-Star Portugal Hotéis, Visabeira/ Empreendimentos Turísticos Montebelo e The House Ribeira Hotel entregaram propostas para a instalação de uma unidade de quatro estrelas na Estação de Santa Apolónia. As três propostas apresentadas serão agora avaliadas pelo júri do concurso, iniciando-se em seguida a terceira fase deste processo, com a negociação das duas propostas melhor classificadas.

Diário de Notícias
“Seguranças privados são os novos fiscais da Carris”
Empresa 2045 fiscaliza títulos de transporte nos autocarros e elétricos para combater a fraude. Em 2017, Carris passou 16 595 multas. Os passageiros da Carris sem título de transporte válido – leia-se, sem bilhete, passe fora da validade ou título não validado – passam a “prestar contas” (também) a seguranças privados.

Vida Económica
“Vieira do Minho tem disponível cerca de 700 camas para o turismo”
Vieira do Minho dispõe de uma oferta de 700 camas em oferta de alojamento em turismo rural e hoteleira. Os operadores presentes na Round Table, promovida pela Câmara Municipal de Vieira do Minho e pelo Instituto de Formação para o Comércio, Turismo e Serviços, que teve como objetivo Pensar o Turismo em Vieira do Minho, convergem na necessidade de se promover um estudo aprofundado de identificação dos domínios do turismo a explorar de forma estruturada no futuro.

“AEP leva empresas ao golf
Decorre no dia 18 de março a primeira etapa do AEP Golf Busines Cup, um torneio que junta mais de 40 empresas portuguesas no Oporto Golf Club de Espinho.

“Symington divulga passeios na vinha da Quinta do Bonfim”
A Quinta do Bomfim – propriedade da Symington Family Estates – está localizada no Pinhão. Trata-se de uma das mais emblemáticas quintas da região do Douro e uma referência no que toca à produção de Vinhos do Porto Vintage: é aqui que se criam os famosos vinhos da Dow’s, tais como o Dow’s Porto Vintage 2007 (100 pontos no Wine Spectator) e o Dow’s Vintage 2011 (o melhor vinho daquele ano para a Wine Spectator). Durante todo o ano, a Quinta do Bomfim promove percursos pela vinha, com três trilhos pedonais disponíveis, que variam entre um passeio de 15 minutos até uma caminhada de mais de 90 minutos, variando o grau de dificuldade.

“Anfitriãs da Airbnb em Portugal ganharam mais de 122 milhões”
De acordo com os números da plataforma, as anfitriãs que usam a Airbnb obtiveram globalmente 22 mil milhões de dólares (16 300 milhões de euros) na última década.

“Grupo Vilamoura está no MIPIM”
O grupo Vilamura World, master developer responsável pelo desenvolvimento de Vilamoura, está no MIPIM, a maior feira de imobiliário do mundo, que decorre de 13 a 16 de março em Cannes, França.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.