Expresso
“Tenho pouca simpatia por aeroportos sem condições básicas”
Lisboa não é um caso isolado como aeroporto congestionado na Europa, assegura John Lundgren, presidente executivo da easyJet, admitindo que o que considera mais problemático na Portela atualmente são os atrasos nos voos, porque a escassez do espaço pode resolver-se com aviões maiores. Garante que a easyJet é a única companhia que pode ultrapassar este obstáculo usando aeronaves maiores,.
“Portugal arrisca incumprir novas regras de controlo de fronteiras da UE”
Vai haver novas regras para a entrada de pessoas fora do Espaço Schengen na UE, o que implicará mudanças no controlo de fronteiras e obrigará à aquisição de novo equipamento para leitura de dados biométricos. Portugal está atrasado no processo e arrisca não estar preparado para começar a testar o equipamento no outono deste ano, nomeadamente nos aeroportos onde será um instrumento essencial na aplicação das novas regras.
“NAV cria novo sistema para aterrar que reduz atrasos”
A região aeroportuária de Lisboa terá a partir de 16 de maio um novo sistema de aterragem de voos, um procedimento aeronáutico de sequenciação de aeronaves que simplifica a forma de aterrar, é mais ecológico e cria condições para reduzir os atrasos e tornar as rotas mais precisas e previsíveis. É o chamado Point Merger System.
“Portugal cresce como destino de casamento”
O turismo associado aos casamentos entre estrangeiros tem vindo a aumentar, focado no luxo e em detalhes incomuns. Em 2019 o setor gerou um valor estimado em 158 milhões de euros, traduzindo-se num gasto médio de 25 mil euros por festa, excluindo despesas de viagem e alojamento. Para o Turismo de Portugal, os dados ficam muito aquém da realidade, já que o país é destino para a celebração simbólica, “embora o enlace oficial, religioso ou civil, decorra no país de origem”.
“Estamos a criar o futuro com hotéis 100% digitais”
Aos 38 anos, António Fragateiro tem a responsabilidade de dirigir o projeto de expansão em Portugal do grupo Numa Stays, originário da Alemanha, especializado em hotéis onde todos os processos associados à estada dos hóspedes são digitalizados. O responsável tem a ambição de colocar o grupo, que se está a estrear em Portugal e com fortes projetos de expansão (começando por Lisboa e Porto), no Top 5 dos maiores operadores hoteleiros no país.
Jornal de Notícias
“VIseu cria rota turística de evocação a cardeal”
A Câmara Municipal de Viseu vai criar a “Rota do Cardeal” para “abrir caminho ao turismo” e dar a conhecer o trajeto que D. Miguel da Silva fazia desde a Sé até ao antigo Paço Episcopal do Fontelo.
Nascer do Sol
“Azores Airlines com voos incertos”
“Num país em que se investe mais dinheiro publico em aviação do que em justiça, o resultado é este mesmo: os governos podem fazer o que querem, mandar abaixo concursos públicos de estudos de aeroportos ou de privatizações de companhias com os argumentos mais ridículos e escaparem”, diz Pedro Castro, especialista em aviação.
“Aeroporto: Santarém quer saber custos”
Os promotores do projeto do aeroporto em Santarém pediram no Parlamento que seja feito um levantamento dos custos globais de todas as opções estudadas antes da decisão do Governo.
Público
“Novo modelo de gestão aérea em Lisboa promete «redução dos atrasos» e emissões”
A NAV Portugal vai introduzir uma nova solução para o tráfego aéreo em Lisboa que permitirá aumentar a fluidez dos movimentos e evitar aviões às voltas por cima da capital em situações de congestão.
Negócios
“Companhias aéreas com reservas recorde para o verão”
O ano de 2024 não arrancou da melhor maneira para algumas companhias aéreas, que viram o seu prejuízo aumentar. Mas a época alta que se avizinha traz as melhores perspetivas para o setor, com as reservas até ao momento já em máximos históricos. De acordo com os dados da OAG, as companhias aéreas europeias já têm reservas de 817 milhões de lugares para o verão. As low cost Ryanair, easyJet ou Wizz Air já têm em curso planos de reforço da capacidade para alguns destinos dada a forte procura.
“O que motivou os prejuízos das gigantes da aviação”
O aumento dos custos laborais, menor volume de carga e a turbulência geopolítica penalizaram os resultados das interessadas na TAP. E nem a Páscoa salvou as contas do primeiro trimestre da Air France e Lufthansa.
“TAP e IAG vão conseguir escapar à perda de altitude dos resultados?”
O primeiro trimestre do ano não está a correr como esperado para os resultados das companhias aéreas. Esta sexta-feira será a vez da IAG – dona da Iberia – apresentar as contas e as perspetivas apontam para que siga a tendência da Air France-KLM e Lufthansa e apresente prejuízos. Já a TAP poderá também não escapar à pressão deste primeiro trimestre.
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