Volta Nacional: “Congresso de veterinária propicia retorno económico para empresas e turismo”

Volta Nacional:

Diário de Notícias

“Novos donos da TAP recuam e já admite negociar rotas para o Porto”

Agora que há acordo assinado para a redistribuição do capital da TAP entre o Estado e o consórcio Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa, o governo falou pela primeira vez sobre a operação da companhia aérea no Porto. Pedro Marques, que foi ontem ao Parlamento para explicar a alteração da privatização, garantiu que a discussão sobre os voos da companhia no Aeroporto Sá Carneiro é um dossier em aberto e que os privados ainda vão negociar.

“Casa do ascensor da Bica vai ter apartamentos turísticos”

Edifício de cinco pisos foi arrendado a um privado, que investiu mais de um milhão de euros na sua reabilitação. Iniciativa tem gerado expetativa junto dos consumidores.

Público
“Aeroporto de Lisboa muda de nome em homenagem a Humberto Delgado”

A partir de 15 de Maio, aniversário do General Humberto Delgado, o Aeroporto de Lisboa passa a ter o nome do homem que fundou a aeronáutica civil portuguesa e uniu eficazmente a oposição à ditadura. É recordado como o “General sem Medo”.

“Bicicletas de uso partilhado poderão custar 1,7 milhões por ano à Emel”

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Emel) prevê que o sistema de bicicletas públicas partilhadas obrigue à injecção anual de um valor entre 900 mil e 1,7 milhões de euros, consoante as receitas dos passes e bilhetes e da publicidade. No primeiro ano de actividade, a empresa prevê conquistar três mil utilizadores regulares, que terão que pagar 36 euros por ano para pedalar.

“Governo garante que gestão da TAP vai reforçar diálogo com o Porto”

Muitas acusações, mas pouca (ou quase nenhuma) informação nova relativamente ao acordo a que o Governo chegou com o consórcio privado que controla a TAP. No debate desta quinta-feira no Parlamento, o executivo repetiu que terá uma palavra a dizer no futuro da companhia, mas a maior parte do tempo foi dedicada a apontar “birras” e falhas de memória. Sobre o caso do Porto, que nos últimos dias tem causado polémica por causa da supressão de rotas, o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas adiantou apenas que a gestão está empenhada em encontrar uma solução. Pedro Marques afirmou que a Atlantic Gateway, consórcio de Humberto Pedrosa e David Neeleman, “mostrou ainda hoje disponibilidade para reforçar o diálogo com os agentes económicos e os autarcas da região”.

Jornal de Notícias
“TAP vai dialogar com o Norte”
David Neeleman e Humberto Pedrosa, donos do consórcio Gateway, estão disponíveis para conversar com autarcas e empresários do Porto e, desta forma, analisar as decisões que, nas últimas semanas, têm crispado a relação entre a TAP e a região Norte. A confirmação foi dada ontem por Pedro Marques.

“Novo aeroporto pode não estar posto de parte”

Horas depois do presidente da Câmara do Porto acusar a TAP de prosseguir uma estratégia para “destruir” o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, recusou-se a comentar as declarações e Rui Moreira, mas assumiu nas entrelinhas que a hipótese de um novo aeroporto não está afastada. Como não está a de recorrer à base do Montijo.

Negócios
“Americanos fazem nova oferta de compra para a Comporta “
Os investidores que queriam comprar a Herdade da Comporta em 2015 voltaram a fazer uma oferta para ficarem com a empresa agrícola da propriedade. Ministério Público já autorizou venda em certas condições.
“Cotrim de Figueiredo abandona Turismo de Portugal “
O presidente do Turismo de Portugal justifica a saída com uma questão de “independência profissional”. Em Dezembro tinha garantido que não abandonaria o cargo devido à passagem do Governo para mãos socialistas.

Vida Económica
“Congresso de veterinária propicia retorno económico para empresas e turismo”
É já nos dias 20 e 21 de fevereiro que se realiza, no Europarque de Santa Maria da Feira, o 12º Congresso do Hospital Veterinário Montenegro. Tendo por objetivo a atualização de conhecimento da classe médica veterinária, o evento propicia trocas comerciais e a internacionalização de empresas. O congresso promove ainda a atividade hoteleira e a restauração no grande Porto, considera Luís Montenegro, CEO do Hospital Veterinário Montenegro. Um estudo feito em parceria com a Universidade Católica permitiu fazer uma estimativa do impacto do evento através de um valor que conclui que as receitas da hotelaria e restauração podem aumentar em cerca de 130 mil euros por noite, para além do valor diário habitual.

“Turismo de França com boas perspetivas para Portugal”
França deve ultrapassar este ano os 100 milhões de turistas. Segundo o embaixador francês em Madrid, trata-se de um número recorde. Portugal é um mercado prioritário e as ligações aéreas incluem-se nessa estratégia: a Transavia, empresa do grupo KLM/Air France, tem no nosso país o seu principal mercado.

Jornal i
“TAP. Companhia aérea garante que ligações no Porto vão acabar”
Governo demarca-se e remete todos os esclarecimentos para a empresa.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.