Volta Nacional: “Consumo e turismo fazem disparar produção de lixo”

Jornal de notícias:

“Consumo e turismo fazem disparar produção de lixo”

A quantidade de lixo produzido nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa no ano passado está perto dos valores que se verificavam antes da crise financeira. O crescimento do poder económico aliado ao turismo, que chega a estas duas áreas do país, têm feito crescer o volume de resíduos produzidos.

Negócios:

“Ser ou não ser turista”

“Are you a Tourist?” A pergunta, em jeito de provocação, dá nome à mostra que vai estar no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, a partir de 11 de julho. Um convite para refletir sobre a mobilidade- ou as diferentes mobilidades.

“Queixas de passageiros sobem 27% em 2018”

O número de reclamações de passageiros de transporte aéreo aumentou 27,5% no ano passado, face a 2017, tendo chegado à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) 13.900 queixas. Já os aeroportos nacionais motivaram menos reclamações.

“Cancelamentos e atrasos lideram reclamações”

As reclamações dos passageiros dirigidos ao aeroporto de Lisboa subiram mais de 28% no conjunto do ano passado, face a 2017. Já no aeroporto do Porto houve uma diminuição de 3,5%, em Faro de 18,6% e  no Funchal de 15,6%.

“Cancelamento de voo lidera motivos”

O cancelamento de voo é o principal motivo de reclamação dos passageiros, tendo sido invocado em 3.681 situações em 2018, mais quase 70% do que um ano antes. Também as queixas por atraso de voo aumentaram, mas apenas 11,6%.

“Menos queixas no segundo semestre”

No conjunto do ano passado as reclamações dirigidas às companhias aéreas nacionais aumentaram cerca de 13%, mas olhando apenas para a segunda metade de 2018 houve um recuo, em termos homólogos, de 20,8%. O mesmo aconteceu com a TAP.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.