Volta Nacional: “CTP: «Desejava que os outros setores crescessem como o turismo»”

Jornal i

“IVAucher: Programa apresentado hoje e valor a acumular não terá limites”
O programa IVAucher vai ser apresentado hoje pelo ministro das Finanças e pela ministra da Cultura. O IVA que os consumidores possam acumular através deste programa nos gastos em restauração, alojamento e cultura não tem limites e poderá ser descontado integralmente em novas compras nestes setores.

Jornal de Notícias

“Câmara de Aveiro planeia hotel na antiga lota”
A Câmara de Aveiro quer os terrenos da antiga lota sem ter de pagar e até já tem quem queira ali investir, construindo um hotel. Só que os 12 hectares são da Administração do Porto e Aveiro e o Ministério das Infraestruturas e Habitação entende que não devem ser entregues sem pagamento.

“Turismo de emoções nos Arcos de Valdevez”
Há uma nova forma de conhecer a imensidade de maravilhas que o Parque Nacional da Peneda-Gerês oferece: usando um buggy. Os passeios são sempre acompanhados por um guia, que conduz os tripulantes do buggy pelos cantinhos ainda pouco explorados.

Negócios

“CTP: Turismo precisa das medidas já em junho”
Francisco Calheiros, presidente da CTP, avalia o Plano de Reativação do Turismo e apela a que agora se dê o passo seguinte, o de definir “exatamente de que forma, que verbas, e como e quando é que vão chegar às empresas”. “As medidas têm de ser para ontem”, afirma.

“CTP: «As grandes empresas não têm sido muito bem tratadas por este Governo»”
O presidente da CTP diz que as confederações patronais “deram um grande exemplo” ao criarem o Conselho Nacional das Confederações Patronais. Francisco Calheiros elogia também o surgimento de uma associação de grandes empresas que será liderada por Vasco de Mello.

“CTP: «Gostava que o Governo não excluísse do OE o maior partido da oposição»”
Francisco Calheiros lamenta que o impasse em que se encontra o novo aeroporto de Lisboa, lembra a “bagunça” que ocorreu em 2019 e diz que sem esta infraestrutura o crescimento do turismo fica ameaçado.

“CTP: «Não faz sentido» a TAP estar há oito meses sem um CEO”
Francisco Calheiros diz que a saída praticamente de toda a equipa comercial da TAP fez desaparecer a relação que existia entre a companhia e os agentes e operadores turísticos. “Quem está a definir este plano de reestruturação da TAP não é a equipa que vai ter de o implementar no terreno, o que é um bocadinho complicado na minha cabeça”, diz. E adianta: “Se o montante que se está a investir na TAP permitir que venha a ser uma empresa saudável e determinante, como foi no passado para o turismo português, não tenho dúvida nenhuma de que é um bom investimento”.

“CTP: «Desejava que os outros setores crescessem como o turismo»”
Francisco Calheiros sublinha a transversalidade do setor e a sua importância para outros domínios económicos. E diz que Portugal, neste momento, está “numa situação ímpar” face à concorrência. “O que desejava, do fundo do meu coração, era que os outros setores de atividade tivessem crescido da maneira que o turismo cresceu, para mundialmente sermos considerados os tigres da Europa”.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.