Volta Nacional: “Dois terços do apoio à quebra de faturação foram para o turismo”

Jornal i

“Aeroporto de Lisboa é obsoleto”
O bastonário da Ordem dos Engenheiros defendeu que o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, está “obsoleto e esgotado” mas ressalvou que a opção Montijo apresentou um “problema ambiental grave”. De acordo com Carlos Mineiro Aires, a avaliação de impacte ambiental levantou 159 questões sobre o aeroporto do Montijo.

Jornal de Notícias

“Merkel: «Situação em Portugal podia ter sido evitada»”
A chanceler alemã Angela Merkel apontou ontem o retrocesso sanitário em Portugal – que “poderia ter sido evitado” – como resultado da ausência de regras comuns nos estados-membros da UE para a gestão das viagens e alertou para a consequência dos estádios de futebol estarem cheios para o campeonato europeu de futebol, sobretudo no Reino Unido. Merkel referiu-se à permissão dada por Portugal para a entrada nomeadamente de turistas britânicos, ao contrário das restrições em vigor no seu país e em França.

“Antiga Vitasal com hotel, cultura e lago”
Câmara de Aveiro vai estender canal de S. Roque. O proprietário dos terrenos outrora pertencentes à Vitasal, a empresa Civilria, prepara-se para iniciar os trabalhos de demolição dos imóveis abandonados. No local, vai nascer um hotel e um edifício cultural.

Público

“Merkel critica Portugal pela gestão dos turistas”
A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou ontem Portugal por ter deixado entrar, há cerca de um mês, turistas britânicos, apesar dos riscos associados à variante Delta. Na sua intervenção, Angela Merkel reiterou a necessidade de haver uniformidade sobre a política de viagens de e para países da UE.

“Dois terços do apoio à quebra de faturação foram para o turismo”
Dois terços dos apoios a fundo perdido ao abrigo do Programa Apoiar para compensar a quebra de faturação por causa da pandemia foram para o setor do turismo. Dos 1042 milhões de euros que foram pagos, 64% foram processados pelo Turismo de Portugal e os restantes 36% foram saldados pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI). Os dados destas duas entidades permitem concluir outra coisa: o apoio pago até agora pelo Governo em ajuda a rendas nos setores mais afetados pela pandemia continua muito aquém da dotação prevista.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.