Volta Nacional: “É difícil que Portela+1 avance este ano”

Público

“Piscinas das Salinas: é possível evoluir sem destruir?”

O complexo das Salinas, na Madeira, está a ser alvo de um concurso público que visa adaptá-lo para uma utilização hoteleira. Assinado pelos arquitectos Paulo David e João Gomes da Silva, o projecto foi desenvolvido entre 2002 e 2004, e 12 anos e uma mão-cheia de prémios internacionais depois, a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento (SMD), responsável pelo empreendimento, decidiu abrir um concurso para concessionar aquele espaço público — o complexo engloba um restaurante (há vários anos encerrado), um bar, estacionamento coberto e vários jardins. O caderno de encargos do concurso, publicado no Diário da República a 3 de Março, prevê ainda a possibilidade de o concessionário “promover a edificação” de novas construções, e é essa porta aberta a novas intervenções naquele espaço que está a deixar apreensivos dois arquitectos que assinaram a obra. “Ficamos um pouco chocados, não pelo espaço poder ser concessionado — não está em causa essa legitimidade —, mas sim pela hipótese deixada em aberto para a construção de uma unidade hoteleira”, desabafou ao PÚBLICO João Gomes da Silva.

“Taxistas promovem semana de luta para pressionar suspensão da Uber”

As associações representativas do sector dos táxis vão promover uma semana de luta para pressionar o Governo a suspender a atividade do serviço de transporte privado Uber, foi anunciado nesta terça-feira numa conferência de imprensa. “Na semana de 29 de Abril, as duas associações — Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral) e Federação Portuguesa do Táxi (FPT) — vão fazer acções de informação e sensibilização sobre a Uber”, disse Florêncio Almeida, presidente da Antral.
Correio da Manhã

“Coimbra quer ombrear com CCB e Serralves”

O Convento de São Francisco, em Coimbra, reabre esta sexta-feira ao público, depois de um investimento de 42 milhões de euros, e tem já confirmadas as atuações de Maria Rita, Benjamin Clementine e Michael Nyman. “Estamos aqui para ombrear com a Fundação de Serralves, sem falsas modéstias ou ambições desmedidas. Coimbra passa a ter um equipamento que lhe dá a possibilidade de estar no centro da inovação cultural portuguesa e europeia”, afirmou Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Jornal de Notícias

“Rock in Rio espera 300 mil”

Faltam 42 dias para o arranque de mais uma edição do Rock in Rio Lisboa e desde o inicio de março já se trabalha no Parque da Bela Vista para erguer o festival. O objetivo é manter a fasquia de espectadores das edições anteriores, entre as 300 e as 340 mil pessoas no total dos dias. “O país está todo num vaga completamente positiva, a gente ainda não saiu completamente da crise, mas já se vislumbram tempos muitos melhores”, afirmou Roberta Medina.

Diário de Notícias

“Estamos decididos a continuar a fazer mais hotéis em Portugal”

O grupo Hoti Hotéis é a sétima maior cadeia hoteleira em Portugal, graças à parceria com a marca espanhola Meliá, que lhe permitiu apostar numa estratégia inovadora: o grupo tem hotéis próprios e gere os de terceiros. Em entrevista ao DN, Manuel Proença afirmou que “vamos lançar uma nova marca, a Innside, e vamos continuar em frente, cá e, provavelmente, também nas colónias portuguesas.

Negócios

“Animosidade da Câmara do Porto penaliza imagem da TAP”, diz Pedro Marques
O ministro do Planeamento e das Infra-Estrutruras acredita que, passando o Estado a ter 50% do capital da TAP, as preocupações do regulador da aviação civil sobre o controlo da companhia serão ultrapassadas. A possibilidade da Hainan Airlines, accionista da Azul fazer a ligação do “hub” de Lisboa à Ásia “é muito positivo para Portugal”, salienta o ministro. Segundo Pedro Marques, “aquilo que era o mais importante e que o Governo assegurou no quadro da negociação com os privados, foi a existência de uma base de operações relevante no Porto. O resto, rotas concretas, é uma questão da administração executiva da empresa.

Pedro Marques: “É difícil que Portela+1 avance este ano”
O Governo considera que precisa de mais estudos antes de decidir a solução para aumentar a capacidade do aeroporto de Lisboa. Os trabalhos  com a ANA vão decorrer ao longo de 2016. “Eu não tomo decisões tão importante para o futuro do país como essa e não subscrevo memorandos de entendimento sem estar muito mais suportado em instrumentos de análise, desde estudos de procura, questões ambientais, relações com a Força Aérea até ás acessibilidades.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.