Volta Nacional: “EasyJet rejeita Montijo e quer ficar na Portela”

Expresso

“EasyJet rejeita Montijo e quer ficar na Portela”
Acérrimo defensor da manutenção do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o líder da operação portuguesa da easyJet, José Lopes, afasta a ideia de voar para o Montijo e apela a que não se desmantele a Portela, nem se avance para opções demasiado custosas para o país e os passageiros.

“Número dois em Portugal, easyJet cresceu 40% em 2023”
Ano após ano, a easyJet tem vindo a afirmar-se no mercado português, onde já é a número dois em todos os aeroportos, exceto na Madeira, onde ocupa o primeiro lugar. “Estipulámos como objetivo para Portugal aproveitar a pandemia como oportunidade para investir e sairmos mais fortes. E em 2022 batemos recordes de capacidade e passageiros. Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, tivemos o nosso melhor ano de sempre. E este novo ano que começou em outubro prevemos crescer”, salienta o gestor.

“Entrega de novos aviões pela Airbus aumentou 11% em 2023”
A Airbus entregou 735 aeronaves comerciais a 87 clientes em 2023, um aumento de 11% face a 2022. O setor das aeronaves comerciais registou 2319 novas encomendas brutas e a carteira de pedidos no final de 2023 era de 8598 aeronaves.

Negócios

“Ex-CEO da TAP foi autorizada a acumular cargos”
Quando Christine Ourmières-Widener ingressou nos quadros da TAP em 2021, informou que era administradora em duas empresas, na ZerAvia e na Met Office. A informação consta mesmo no contrato assinado entre as partes. Na argumentação da desefa da TAP, face ao processo interposto pela gestora francesa a contestar a demissão por justa causa e a pedir uma indemnização de 5,9 mlhões, os advogados lembram que “o cargo de gestor público com funções executivas é incompatível com o exercício de quaisquer funções profissionais.

Jornal de Notícias

“Hoteleiros vão cumprir cortes de água «sem drama»”
A AHETA disse ontem ser possível, sem dramatismo, alcançar os cortes de 15% no consumo de água decididos pelo Governo, de forma a lutar contra a situação de seca extrema que a região atravessa. Hélder Martins, presidente da associação, afirma que já desde o ano passado que os empresários do setor estão a fazer cortes em várias áreas, sendo “possível atingir a redução sem grande preocupação”.

“Quase 12 mil pessoas fizeram campismo em Braga”
O parque de campismo e caravanismo de Braga fechou 2023 com 11.957 hóspedes, que totalizaram 26.544 dormidas, o que representa um aumento de 21% e de 24%, respetivamente, face a 2022.

Apartamentos e hotel de luxo vão nascer no CCB”
O Grupo Pestana e a construtora Alves Ribeiro são as duas empresas cuja candidatura foi aceite para apresentar propostas de construção do hotel de luxo, apartamentos turísticos e lojas no CCB, em Lisboa. Terá 161 quartos duplos e um aparthotel com 126 unidades.

Vida Económica

“Transavia estreia o seu primeiro Airbus A320neo nos voos para Portugal”
A Transavia France acaba de operar o seu primeiro voo comercial com o seu novo avião Airbus A320neo no dia 15 de janeiro de 2024, entre Paris-Orly e o Porto. Com a aterragem na Invicta o A320neo passa agora a operar cerca de 20 rotas da rede da companhia, que conta com 200 rotas e 120 destinos no total.

“Turismo do Porto e Norte lança projeto Smart Destination”
A Turismo do Porto e Norte de Portugal quer conhecer em detalhe as preferências de cada mercado, o que adquirem os turistas e quanto tempo passam em cada destino. Nesse sentido, vai avançar com o projeto Smart Destination, com um valor de dois milhões de euros. Os dados serão disponibilizados ao setor.

“Turismo europeu bate recorde de dormidas”
O turismo na UE superou em 16% no ano passado, com 2,92 mil milhões de dormidas, os números de antes da pandemia. O Eurostat contata que se tratou de um valor recorde para o setor.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.