Volta Nacional: “Esquerda quer reverter privatização da TAP e concessões de transportes”

Económico

“Esquerda quer reverter privatização da TAP e concessões de transportes”

O  acordo de esquerda que o Partido Socialista está a delinear com o Bloco de Esquerda e o PCP inclui a reversão do processo de privatização da TAP e a suspensão, em sede parlamentar, das subconcessões dos transportes de Lisboa e Porto. Ao que o Económico apurou junto de fonte próxima das negociações, no caso das concessões dos transportes, ficou definido que será “retomado o processo de diálogo com as autarquias” e será apresentada uma iniciativa legislativa que defina a suspensão de todo o processo. Já na campanha eleitoral, António Costa tinha dito que se fosse Governo ajustaria o processo de privatização da TAP “para garantir aquilo que é necessário garantir, que é 51% do capital” da companhia aérea.

“Nova estratégia da Quinta do Portal dispara preços do vinho”

A Quinta do Portal, produtora de vinhos do Douro, conseguiu aumentar nos últimos cinco anos o preço do litro engarrafado em mais de 40%. Como explica Manuel Castro Ribeiro, director-geral da empresa, o litro em 2010 era vendido a menos de quatro euros e, já em 2014, ultrapassou os 5,50 euros. Castro Ribeiro explica a estratégia implementada: “Houve um claro desinvestimento em alguns produtos que tinham elevada rotação, mas naquilo que é o nosso negócio tinham pouco valor”. O gestor aponta vinhos com menos tempo de estágio (como alguns Porto e moscatéis), mas com uma qualidade superior à média, que não conseguiam repercutir no preço essa valia. Esses vinhos destinavam-se sobretudo ao mercado interno, que desde 2011 emagreceu, e onde competiam com vários produtos semelhantes.

Diário de Notícias

“Uber não vai tão cedo para a Bolsa”

“Ainda não estamos preparados para ir para a Bolsa. Deem-nos mais alguns anos e quando chegar o momento, algo desse género irá acontecer”, referiu Travis Kalanick, o CEO da empresa, que está já avaliada em 50 mil milhões de dólares.

“Trabalharei com qualquer secretário de Estado que consiga separar o político do técnico”

Em entrevista ao Jornal de Notícias, João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal afirma que “trabalharei com qualquer Secretário de Estado que consiga ter, em relação às matérias do turismo, uma perspetiva de conseguir seprara aquilo que é político daquilo que é técnico. Não tenho animosidades pessoais com ninguém, posso é ter divergência técnicas quanto à forma como deve ser desempenhada a questão do turismo.

“Millennium bcp tem mais de 2000 milhões para o turismo”

No balanço das jornadas “Turismo – Visitar o Futuro”, o banco que coorganizou a iniciativa mantém que há financiamento para bons projetos.

Jornal de Notícias

“Alojamento local já representa mais de um terço da oferta”

Os alojamentos locais já representam mais de um terço do total da oferta turística em Portugal. Os cálculos são da nova associação Alojamento Local em Portugal (ALEP), que salienta, contudo, que este boom de alojamentos não é novidade: a maioria já existia antes do novo enquadramento legal, mas não estava registada.

“Queixa contra ANA por cobrar acessos”

Uma empresa com sede na maia apresentou queixa-crime no Ministério Público contra “todos os administradores” da ANA-Aeroportos de Portugal por alegados crimes de especulação e extorsão. Está em causa o regulamento colocado em prática anteontem pela empresa agora controlada pelos franceses da Vinci, que impõe taxar como estacionamento as paragens para largar ou recolher passageiros nas áreas de partidas e chegadas do Aeroporto Franciso Sá Carneiro, na Maia.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.