Volta Nacional: “Estado aperta controlo à TAP em ano de prejuízos”

Jornal de Negócios

“Estado aperta controlo à TAP em ano de prejuízos”

A TAP passou a ter uma comissão de estratégia, liderada por Diogo Lacerda Machado, e uma de auditoria e matérias financeiras, presidida por Esmeralda Dourado, ambos administradores da companhia aérea indicados pelo Estado. A criação destas comissões foi avançada na passada sexta-feira pelo chairman da TAP, Miguel Frasquilho, num almoço-debate organizado pelo International Club of Portugal, em Lisboa. Para o responsável, apesar da gestão do dia a dia da transportadora não ser do Estado, “temos a incumbência de vigiar, de fiscalizar e de contribuir para uma melhoria da ‘governance’ que nós entendemos que tem margem para ser melhorada”.

“Neeleman com posição indireta de 27% na TAP”

A participação de 20% que o grupo chinês HNA detinha na Atlantic Gateway, que possui 45% da TAP, foi adquirida por duas entidades ligadas a David Neeleman. O norte-americano passa, assim, a ter uma posição indireta de 27% no capital da TAP, quando antes deste negócio detinha 18%.

“Grupo americano tem 50 milhões para resorts e hotéis”

O grupo norte-americano Younan comprou, em dezembro do ano passado, o resort Sweet Residence & Gardens, na Figueira da Foz, por 3,5 milhões de euros. A unidade está a ser totalmente remodelada num investimento adicional de três milhões. Mas o grupo pretende alargar a presença em Portugal. Para este ano, o investimento mínimo para aquisições e renovações é de 50 milhões de euros.

“Mil voos diários desviados”

A Europa vai desviar diariamente, no próximo verão, cerca de mil voos que sobrevoariam Alemanha, França e outros países do continente, para evitar uma saturação do espaço aéreo semelhante à que ocorreu em 2018. O objetivo é prevenir atrasos.

“Ethiopian e Lion com semelhanças”

O Ministério dos Transportes da Etiópia afirmou que os dados já analisados das caixas negras do avião da Ethiopian Airlines, que caiu perto de Adis Abeba e vitimou mortalmente 157 pessoas, revelam “semelhanças claras” com o acidente da Lion Air, em outubro.

Correio da Manhã

“Falhas no exame do Boeing 737 MAX”

A análise de segurança do sistema de controlo de voo dos Boeing 737 MAX teve várias falhas, refere o Seattle Times. De acordo com esse jornal, tanto a Boeing como a FAA, autoridade de aviação civil norte-americana, não examinaram detalhadamente o impacto do sistema na pilotagem do aparelho. Tanto a FAA como a Boeing recusaram reagir à notícia.

Jornal de Notícias

“Criado Observatório para turismo sustentável”

A Região de Turismo do Algarve (RTA) lançou o Observatório para o Turismo Sustentável com o objetivo de estudar, analisar e monitorizar o desempenho turístico do destino nas áreas da sustentabilidade económica, social e ambiental.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.