Volta Nacional: “Estrangeiros dominam emprego na restauração”

Correio da Manhã 

“Estrangeiros dominam emprego na restauração”

Nove em cada dez trabalhadores do alojamento e restauração eram, em 2018, de nacionalidade estrangeira. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado houve um reforço de 5,3 mil trabalhadores neste setor face a 2017. Nesse ano estavam empregados no setor 20.700 pessoas com nacionalidade estrangeira – mais cinco mil face a 2017. Fazendo a proporção entre o reforço de estrangeiros e o crescimento do setor, percebe-se que a mão de obra vinda de fora do País representou 95% das vagas ocupadas. Já a AHRESP, associação que representa o setor, admite que a contratação de estrangeiros tem atenuado a “realidade dramática” da falta de trabalhadores. E nega, contudo, que tal contribua para baixar o nível de rendimentos, fixado nos 817,72 euros/mês, em média.

“Ryanair cancela seis voos em Espanha”

A companhia de baixo custo Ryanair cancelou ontem seis voos devido à greve dos tripulantes de cabine em Espanha, que protestam contra o encerramento previsto para 8 de janeiro das bases em Tenerife Sul, Lanzarote, Gran Canária e Girona.

Público

“Protestos causam o caos no aeroporto de Hong Kong”

Foi o caos no aeroporto internacional de Hong Kong. Ontem, manifestantes pró-democracia invadiram-no em protesto e erigiram barricadas, enquanto os funcionários do aeroporto montaram barreiras e a polícia antimotim avançou contra eles. Pelo menos 26 voos foram cancelados, diz o South China Morning Post. (…) “Se perturbarmos o aeroporto, mais estrangeiros vão ler notícias sobre Hong Kong”, disse uma manifestante sobre os protestos à Reuters.

Jornal de Notícias

“Primeiro hotel em Santa Marta de Penaguião”

O primeiro hotel do concelho de Santa Marta de Penaguião abre este mês, na Cumieira. É “um sonho concretizado” de António Correia, empresário e professor de 45 anos que escolheu deixar a carreira de pianista e apostar na construção da unidade hoteleira. Um investimento de seis milhões de euros, que vai criar 30 empregos. O empreendimento de cinco estrelas vai ter o “primeiro spa de vinho do Porto”.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.