Volta nacional: “Falta de pilotos e tripulação ameaça 200 voos em maio”

Jornal Económico

“Projetos turísticos de 100 milhões de euros em risco”

O fim do programa dos vistos ‘gold’ anunciado pelo Governo deixa os investidores internacionais e promotores imobiliários portugueses apreensivos. Hugo Lima, ‘partner’ da promotora Teppe, disse ao Jornal Económico que já alterou três projetos turísticos no valor de 100 milhões de euros em investimento direto.

“Ordem para acertar contas com Alexandra Reis só surgiu após denúncia do ‘chairman’”

Manuel Beja, ‘chairman’ exonerado da TAP, disse, na comissão parlamentar de inquérito à gestão da companhia aérea, que a devolução dos 500 mil euros de indemnização a Alexandra Reis estava à espera de homologação da Direção-geral do Tesouro e Finanças e que eram precisas “instruções” por parte das Finanças no que toca ao “acerto de contas com o Fisco”. O ministério de Fernando Medina atirou as responsabilidades para a TAP, dizendo que cabe à companhia operacionalizar a articulação com a Autoridade Tributária.

“Líder da CMVM comprou obrigações da TAP antes de iniciar o mandato”

Luís Laginha de Sousa, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) terá de se escusar de participar na deliberação do regulador contra a TAP, uma vez que comprou obrigações da companhia aérea antes de assumir funções. Na comissão de inquérito à transportadora, disse que a CMVM só soube da indemnização de Alexandra Reis através da comunicação social.

“Alcochete é o único aeroporto em condições de avançar”

Carlos Matias Ramos, ex-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, disse que o projeto de Alcochete para o novo aeroporto “é o único que tem condições de lançar obra já”. “Temos projeto, o estudo ambiental e a análise financeira”, afirmou o responsável, que considera estas serem as três variantes “fundamentais para lançar concursos”.

“Hoteleiros madeirenses esperam ventos favoráveis até ao verão”

O turismo na Madeira tem boas perspetivas de ocupação até ao verão. Os grupos do setor dizem que a expectativa é elevada e que está em linha com o desenvolvimento do ano passado. Alguns aguardam mesmo que este ano supere o período homólogo.

 

Jornal de Notícias

“Supervisor avisou TAP que estava a violar regras após demissões”

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) avisou a TAP de que estava a violar as regras de informação, na sequência das demissões anunciadas pelo Governo. Segundo informação presente em emails que o PSD apresentou na comissão parlamentar de inquérito, a companhia aérea havia respondido ao regulador que não tinha de comunicar uma informação “pública e notória”.

“Falta de pilotos e tripulação ameaça 200 voos em maio”

A TAP vai cancelar cerca de 200 voos em maio devido à falta de pilotos e tripulantes de cabine. O Sindicado dos Pilotos a Aviação Civil  prevê um verão “caótico” e “dramático”.

“Hotel de luxo na marginal de Gaia pronto até 2026”

O hotel de cinco estrelas que vai nascer na Quinta Marques Gomes, na marginal de Gaia, deverá estar pronto em 2026. A unidade ficará rodeada por apartamentos e moradias de luxo, no âmbito do projeto da United Investments Portugal.

“Alvarães na rota do Turismo Industrial”

A história da cerâmica na freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo, deu origem à “Rota da Cerâmica”, que passará a integrar a rede nacional do Turismo Industrial. O percurso interpretativo tem 15,6 quilómetros e passa por 13 pontos de interesse.

 

Público

“Baixa no inquérito à transportadora: Carlos Pereira vai abandonar comissão”

Carlos Pereira, coordenador do grupo parlamentar do PS na comissão parlamentar de inquérito à TAP, vai abandonar esta comissão. O deputado sai depois das críticas feitas à sua participação na reunião com membros do Governo e Christine Ourmières-Widener, na véspera da primeira ida da CEO da empresa ao Parlamento.

 

Jornal de Negócios

“CMVM alertou TAP para prática de abuso de mercado”

Nos últimos meses, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) fez vários pedidos de esclarecimento à TAP sobre eventuais incumprimentos na prestação de informação, incluindo de abuso de mercado. As revelações foram feitas na comissão parlamentar de inquérito à gestão da companhia aérea.

“Aeroportos nacionais batem recorde no trimestre”

Os aeroportos portugueses somaram quase 13 milhões de passageiros até ao fim de março, um aumento de 15% face ao mesmo período de 2019. A Vinci, dona da ANA – Aeroportos de Portugal, fala em “números de tráfego recorde no primeiro trimestre em Portugal”.

“Grândola quer atrair promotores turísticos para a dessalinização”

A Câmara Municipal de Grândola quer sensibilizar os promotores turísticos para as vantagens da aposta na dessalinização das águas. O município alentejano tem estado sob pressão devido a projetos turísticos e imobiliários que fazem disparar o consumo de água.

 

Diário de Notícias

“TAP já foi notificado de multa que pode chegar a cinco milhões”

Luís Laginha de Sousa comprou obrigações da TAP antes de assumir o cargo de presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Por esse motivo, não poderá participar na decisão sobre o processo de contraordenação à companhia aérea.

 

Sol

“TAP com nova liderança prepara-se para novos voos”

Luís Rodrigues chega esta sexta-feira à TAP e o Ministério das Finanças fala numa “nova etapa” da companhia aérea, “capaz de assegurar o foco na implementação bem-sucedida do plano de reestruturação da empresa”. Os sindicatos presentes na transportadora dirigiram entretanto uma carta aberta ao novo presidente, pedindo que sejam restabelecidas as condições laborais dos trabalhadores, ou “não restará outra solução” “senão assumir uma posição que, apesar de indesejável, é legítima”.

“Aeroporto – todas as fichas em cima da mesa”

O Governo apresentou cinco soluções para o novo aeroporto, mas Maria do Rosário Partidário, coordenadora-geral da comissão técnica independente, avança que estão a ser estudadas “mais duas ou três”. A lista final das propostas será revelada a 27 de abril.

 

Expresso

“Novo CEO entra com mais um gestor de saída”

Luís Rodrigues entra em funções na TAP com uma comissão executiva exausta com as polémicas dos últimos meses e à espera de saber se o gestor conta com eles. O novo presidente da companhia aérea tem, como tarefa urgente, preparar o verão, num empresa com trabalhadores desgastados pelos cortes salariais, falta de mão de obra e limitações de frota.

“Os €500 mil que geraram contradições nos gestores e desnortearam governantes”

Quatro das seis sessões da comissão parlamentar de inquérito à TAP serviram para ouvir responsáveis da administração. As audições relevaram deficiências na gestão e mostraram um acionista sem saber como lidar com uma das maiores empresas do Estado. Os trabalhadores prosseguem na próxima quarta-feira.

“Afinal, onde pode ficar o novo aeroporto?”

Com a aproximação da apresentação dos candidatos ao novo aeroporto, a comissão técnica independente ainda está a juntar opções de novas localizações. Já são nove as soluções para a nova infraestrutura, das quais seis vão além da Portela. Entretanto, o Aeroporto Humberto Delgado está sobrelotado, sem capacidade para mais ‘slots’ e com as obras de expansão em suspenso.

“Distração leva aviões a rota de comisão”

Dois Airbus da SATA e da Iberia escaparam a uma colisão nos céus dos Açores por 500 pés, metade da separação mínima de segurança. Os aviões foram colocados em rota convergente por distração do controlador de tráfego aéreo de Santa Maria que estava sozinho em serviço, com dezenas de voos para monitorizar. O acidente foi evitado pelo sistema de alerta a bordo das aeronaves.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.