Volta Nacional: “Ex-administrador da TAP diz que companhia não tem obrigação de prestar serviço público”

Jornal I:

“Ex-administrador da TAP diz que companhia não tem obrigação de prestar serviço público”

Fernando Pinto foi gestor da TAP entre 2000 e 2018 e assume que a companhia aérea não tem obrigações de prestar serviço público. “A época da aviação regulamentada passou, não existe mais. Hoje é a regra do mercado”, garantiu o ex-administrador.

“Lisboa-Luanda: Avião desviado para o Congro”

Um avião da TAP que fazia ligação entre Lisboa e Luanda teve de desviar a rota este sábado, fazendo uma paragem na República do Congro, onde aterrou às 22h05. A companhia aérea portuguesa respondeu à Lusa que a escala foi devido ao “encerramento temporário do espaço aéreo angolano”. Uma hora e meia depois o voo foi retomado.

Jornal de Notícias:

“Falta fiscalização às trotinetas elétricas”

A utilização das trotinetas elétricas está cada vez mais em voga. Pelas ruas de Lisboa, onde haverá mais de mil veículos partilhados que já se tornaram uma atração turística, continuam a ver-se trotinetas estacionadas nos locais mais insólitos, frente a prédios, junto a passadeiras, ou a circular nos passeios, o que é ilegal. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) admite que, dada a perigosidade da invasão do espaço destinado aos peões”, “a fiscalização deverá ser intensificada no que concerne à adequada utilização do espaço público”.

Público:

“Captar imagens com drones só com autorização prévia”

O Governo quer que a captação de imagens com drones dependa da autorização prévia do Estado-Maior da Força Aérea. O pedido para fazer filmagens ou tirar fotografias a partir de uma aeronave não-tripulada será feito por via eletrónica e dependerá da criação de uma plataforma informática que será gerida pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Nacky percorre Lisboa africana que a história silenciou”

Do Tongo para Portugal, Naky veio ensinar aos de fora como foram os tempos de escravatura que parecem distantes aos olhos dos de cá. Por isso criou a African Lisbon Tour. Quem quiser ser guiado por Naky pelas ruas de Lisboa deve entrar em contacto com ele através do site. As visitas custam 35 euros por pessoa.

 Correio da Manhã:

“Erro em bilhete de avião”

A companhia aérea de Hong Catahy Pacific vendeu voos entre Portugal e aquela região da China, em primeira classe, por menos de 170 euros, repetindo o erro de sistema que já tinha acontecido há duas semanas.

Economia:

“Lisboa caminha para 50 milhões de passageiros”

O resultado final do acordo firmado esta semana entre o governo e a ANA – Aeroportos de Portugal será a duplicação da atual capacidade aeroportuária na região de Lisboa. Na próxima década quando o novo aeroporto do Montijo já tiver operacional na margem sul e as obras de expansão do aeroporto Humberto Delgado já tiverem terminado na margem norte, a capital vai poder acolher mais de 50 milhões de passageiros por ano, já que o número de movimentos (aterragens mais descolagens) vai subir dos atuais 38 para 72 por hora.

SOL:

“Questões ambientais podem complicar tudo”

Ambientalistas alertam para a destruição de habitats naturais no estuário do rio Tejo, problemas de segurança na circulação aérea e problemas com ruídos dos aviões.

“Da OTA à decisão do Montijo”

A necessidade de um novo aeroporto já é uma discussão antiga, tanto quanto as dúvidas sobre a sua localização. Antes do 25 de abril, Rio Frio era opção indicada, mas devido à crise petrolífera a decisão foi deixada para depois e apenas em 1999 António Guterres teve uma palavra a dizer: passou para a Ota. No entanto, foi Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações no Governo de José Sócrates, quem afirmou que seria uma “grande projeto de investimento”.

 

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