Volta Nacional: “Francisco Calheiros: «Não será a inflação a demover os turistas»”

Volta Nacional: “Francisco Calheiros: «Não será a inflação a demover os turistas»”

Diário de Notícias

“Filas nos aeroportos: «Não estávamos preparados»”
Após mais um fim de semana de caos nas chegadas ao Aeroporto de Lisboa, situação que se prolongou no dia de ontem, o SEF apontou o acentuado crescimento do turismo e uma “infraestrutura desadequada” no Aeroporto Humberto Delgado como razões para as longas filas de espera verificadas. “Muito honestamente não estávamos preparados para este aumento exponencial de turismo e de passageiros, e a própria infraestrutura (…) também não está adequada a esta realidade”, disse a inspetora Ana Vieira, em conferência de imprensa.

“Vistos gold parados há mais de cinco meses por falta de regulamentação”
O ano arrancou com a entrada em vigor das alterações aos critérios para atribuição de Autorizações de Residência por Investimento, os denominados vistos gold, mas a inexistência dos regulamentos da atual lei está a impedir a submissão de novas candidaturas ao regime.

“Portugal é o 4º destino europeu este verão”
O setor do turismo português já apresenta sinais de uma forte dinâmica de recuperação. O país deverá ser o quarto destino europeu mais procurado este verão, fruto de um aumento estimado de 179% de chegadas internacionais face a 2021. A WTTC revelou ontem que Portugal ficará assim apenas 9% atrás dos níveis pré-pandemia.

Jornal i

“Portway: decisão sobre providência cautelar para travar greve adiada”
A decisão sobre a providência cautelar que a Portway interpôs contra a greve do STTAMP, que dura até ao final do ano, foi adiada e deverá ser conhecida dentro de uma semana. Poderá haver algum tipo de entendimento durante a semana mas, se tal não acontecer, a sentença irá ditar se a providência cautelar será ou não aceite.

“Aeroporto de Lisboa com filas de espera de mais de três horas”
Segundo o SEF houve um “pico de afluência”. Já Mia Couto fala de “uma enorme afronta contra a dignidade humana”.

Negócios

“Confusão no aeroporto após pico de 50 mil passageiros”
O aeroporto Humberto Delgado passou por mais momentos este fim de semana, com o SEF a reconhecer a falta de preparação face a esta procura. O Presidente da República deixou alerta, e Mia Couto, que teve de esperar várias horas, fala em “afronta contra a dignidade humana”.

“Francisco Calheiros: «Não será a inflação a demover os turistas»”
O presidente da CTP considera que o setor terá de repercutir a inflação nos clientes. Francisco Calheiros não teme, no entanto, que a alta de preços afaste turistas do país. “Depois de dois anos sem sair, este ano não tenho grandes dúvidas de que não é por ser 5% ou 10% mais caro que a pessoa não virá.” O dirigente diz ainda que “já recuperámos 40 mil trabalhadores e até ao verão vamos recuperar mais 20 mil”, isto depois de ter revelado que a pandemia afastou do turismo cerca de 80 mil trabalhadores.

“Receita do turismo em 2022 vai ficar 10% acima de 2019”
O ano turístico de 2022 deverá ser ainda melhor do que o projetado, antecipa Francisco Calheiros. O presidente da CTP diz que “em abril suplantámos em 1% os números de 2019. E, neste verão, todas as indicações que temos dizem que vai ser exatamente igual, ou seja, vamos suplantar 2019 quer em dormidas quer sobretudo em receitas, muito devido ao aumento dos preços”.

“Cada ano de atraso no aeroporto tem um impacto astronómico”
A CTP vai apresentar um estudo segundo o qual o PIB fica a perder “milhares de milhões de euros” por cada ano de atraso na construção do novo aeroporto. E considera que possíveis greves na TAP serão “desastrosas”.

Jornal de Notícias

“Negócios na costa alentejana que tiram proveito do mar”
Cada vez mais negócios na costa alentejana tiram proveito do mar e atraem turistas à procura de aventuras. Desde o surf ao enoturismo subaquático, há um “mar” de possibilidades à espreita na região.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.