Volta Nacional: “Gaia: taxa turística entra em vigor no próximo ano”

Jornal de Notícias

“Ministério Público não autoriza venda da Herdade da Comporta”
O MP não deu autorização para a venda de 59% do Fundo Imobiliário que detém a Herdade da Comporta. A Rio Forte ainda é proprietária daquela participação mas já foi declarada a insolvência, no Luxemburgo, desta sociedade ligada ao Grupo Espírito Santo (GES). A Herdade faz parte dos imóveis que foram arrestados a pedido do Ministério Público.

“Gaia: taxa turística entra em vigor no próximo ano
Turistas, turistas e mais turistas. A pressão é maior na beira-rio, estão lá as caves de vinho do Porto, e na Avenida da República, mas já começa a chegar a outras zonas, como as do hotel Holiday Inn ou dos centros comerciais, diz Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia. É nesse contexto que a autarquia vai avançar com a criação da taxa turistica municipal. A abertura do procedimento para a elaboração do regulamento de criação da taxa turística vai a reunião de Executivo na segunda-feira. A proposta indica que o valor da taxa nunca poderá ultrapassar os dois euros por pessoa e por noite, num limite máximo de sete noites.

Público

“Web Summit: hotéis de Lisboa apontam para 88% de ocupação e preço médio de 145 euros”

Correio da Manhã

“Venda da Comporta teve 300 interessados”
O processo de venda da Herdade da Comporta, que foi lançado em outubro de 2016, atraiu cerca de 300 candidatos interessados no ativo mais valioso do Grupo Espírito Santo.

“Fosun quer apostar no turismo”

O Jornal Económico

“Casa do Turista vai renascer com investimento de 1,5 milhões de euros”
“Il Vivaldi”. Assim se chama o projeto que alia a arte à gastronomia, junta cinco empresários e abre portas a 11 de dezembro. O investimento rondou 1,5 milhão de euros e vai dar emprego a 40 pessoas.

“Turismo é imprescindível para ter um país equilibrado”
A gestão do Novo Banco quer reforçar a proximidade às empresas nacionais e beneficiar da prestação de serviços diferenciados. António Ramalho, CEO da instituição, entende que o Turismo “é, de todos os setores, o único que é absolutamente imprescindível para o sucesso do realinhamento da sociedade portuguesa perante os seus maiores desafios”. O CEO do Novo Banco acredita que o Turismo pode ser uma solução para a economia nacional.

“Grupo Pestana quer chegar às 15 mil camas até 2020”
O Grupo Pestana quer atingir os 15 mil quartos, até 2020. De acordo com Paulo Prada, administrador do líder hoteleiro nacional, o objetivo da marca passa por acrescentar 4.000 novas camas nos próximos três anos. O grupo já anunciou a construção de 22 novos hotéis em oito países. Só na Madeira, estão em curso quatro novas unidades hoteleiras, integradas num plano de expansão mundial que passa pelas grandes capitais europeias e prevê um investimento de 200 milhões de euros.

“Peripheral Front aposta no turismo na Madeira”
O turismo tem sido um dos impulsionadores da economia madeirense. De acordo com os dados da DREM, em 2016, este setor de atividade foi responsável por oito milhões de dormidas (7,1 milhões de dormidas foram de estrangeiros não residentes). É este tipo de mercado que vai ser explorado pelo projeto da Peripheral Front.

“Alentejo está a crescer acima de 20% com ‘invasão’ de chineses”
“Nos últimos oito meses, o turismo na região do Alentejo está a crescer acima de 20%, muito acima da média do país, que também está a crescer. E o turismo no Alentejo tem estado a crescer neste período nos diversos indicadores mais relevantes, desde o número de dormidas, que subiu 12%, mas também no indicador RevPar, na taxa de ocupação média ou nos proveitos por aposentos”, revelou Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Negócios

“Taxas sobem 18 cêntimos na Portela e 25 em Faro em 2018”
As taxas aeroportuárias vão aumentar 18 cêntimos por passageiro no aeroporto de Lisboa e 25 cêntimos no aeroporto de Faro a 1 de janeiro em 2018, sendo estas as maiores subidas decididas pela ANA. De acordo com o tarifário para o próximo ano, em termos absolutos o aumento da receita regulada por passageiro terminal é de 19 cêntimos na rede ANA. Depois de Lisboa e Faro, no Porto a subida é de 17 cêntimos e nos Açores de oito cêntimos, ficando inalteradas as taxas nos aeroportos da Madeira e no terminal de Beja.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.