Volta Nacional: “Galiza e Norte pedem a Lisboa que valorize caminhos de Santiago”

Público
“Galiza e Norte pedem a Lisboa que valorize caminhos de Santiago”
O secretário-geral do Eixo Atlântico, a associação de 38 municípios do Norte de Portugal e Galiza, acusa o Ministério da Cultura português de não dar a importância devida ao Caminho de Santiago e pede ao primeiro-ministro, António Costa, que tome as rédeas deste dossier, sob pena, alerta, de se desperdiçar a oportunidade do próximo Jacobeu, que se assinala em 2021, e para o qual a Galiza vai fazer um esforço de promoção mundial.

Jornal i
“Caso Sonangol/TAP. Processo pode não seguir para julgamento”
“A acusação é a principal inimiga de si mesma. Não está suficientemente indiciada. E tem outro problema. Chega-se ao fim e não se percebe o porquê dos crimes que foram imputados”. Foi assim que a defesa de Miguel Coelho, representando pelo advogado Rui Patrício, sintetizou os erros da acusação feita pelo Ministério Público no ªambito do processo que envolve ex-administadores da TAP, a transportadora angola Sonair, responsáveis da Sonangol e um alegado esquema de lavagem de dinheiro.

“Hotelaria. Centenas de ofertas de emprego em dia de procura de ativos”
O Lisbon Marriott Hotel realiza esta segunda-feira uma jornada de empregabilidade que vai juntar cerca 43 Hoteis da Marriott International. O objetivo da iniciativa é atrair candidatos às mais de 300 ofertas de emprego na cadeia hoteleira, quer em Portugal quer no estrangeiro. “O que queremos demonstrar é o mundo de oportunidades que existe na nossa realidade e oferecer a possibilidade a todos de poderem iniciar uma carreira de sucesso no mundo Marriott”, resume ao i o diretor de Recursos Humanos da Marriott Hotels em Portugal.

“Voos mantêm-se, apesar da greve”
A Air France anunciou ontem que prevê manter 75% do programa de voos de hoje, dia em que está prevista uma greve de pilotos e de pessoal da cabine e de terra. O impacto da greve em Portugal será um voo entre Lisboa e Paris, cancelado em ambos os sentidos, estando “os passageiros a ser recolocados em outros voos ou a receber soluções alternativas”.

Jornal de Notícias
“Um milhão para atrair aviões para o Interior”
A caça é um dos principais alimentos do aeródromo de Castelo Branco. Mas a pista municipal prepara-se para novos voos. A autarquia acaba de investir um milhão de euros na construção de uma nova torre de controlo e num hangar que vai permitir estacionar várias aeronaves.

Sol
“Pabe reabre em maio com novos donos”
Existem alguns restaurantes com abragência de palet política na lista de clientes frequentes. Poucos. A maioria são sítios emblemáticos onnde se traçaram grandes planos para o futuro. A discrição é o prato principal e o silêncio sobre o que se passa dentro do espaço funciona como ingrediente especial. O Pabe, na Duque de Palmela, faz parte deste núcleo. Ao “Sol”, Belarmino Costa, um dos antigos proprietários, explica que o espaço “já foi vendido. Mas vai ficar a funcionar na mesma área. Só a cozinha é que deve ficar com um toque mais moderno”. Até a decoração deverá ficar próxima do que sempre foi.

Expresso
“Medina quer alojamento local”
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, defende que devem ser as autarquias as “responsáveis pelas autorizações do alojamento local” para responder à “grande pressão sobre o mercado de habitação”.

“Cruzeiros duplicam passageiros”
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa registou 52.583 passageiros no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma subida para o dobro em termos homólogos.

Economia
“Programa Valorizar com 262 projetos aprovados”
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou esta semana na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, que o programa Valorizar, que apoia investimento em projetos turísticos que promovam a coesão económica e social do país, “tem 262 projetos aprovados”.

“Seis países europeus combinam greve conjunta a partir de Lisboa”
Uma frente sindical europeia vai reunir-se, na próxima terça-feira, em Lisboa, para decidir uma ação de luta conjunta contra a companhia aérea low-cost irlandesa, Ryanair. Na agenda está a convocação de uma greve para exigir melhores condições de trabalho à empresa e que poderá decorrer já no próximo mês de maio. É uma resposta inédita, concertada pelos sindicatos de seis países europeus e na sequência das pressões exercidas pela Ryanair durante a greve dos tripulantes de cabina decretada em Portugal e que decorreu no período da Páscoa.

“Produzir vinho à porta fechada acabou”
No mundo dos vinhos, um produtor pode guardar alguns segredos do seu negócio, mas tem de abrir as portas ao público para mostrar o que faz e como faz — é o que defende a Symington Family Estates. Paul Symington, presidente deste grupo familiar líder nas categorias especiais de vinho do Porto, concretiza: “Produzir vinho à porta fechada acabou. Temos de mostrar o que fazemos. Sabemos que o enoturismo é um palco único para as marcas.”

“Quinta ‘secreta’ do Dão vai ser hotel de luxo”
É um dos segredos mais bem bem escondidos do Dão: a Quinta de Lemos, em Passos de Silgueiros, tem quartos de luxo onde recebe convidados, apesar de não ser um hotel aberto ao público, e produz vinhos premium que não são conhecidos do grande público por não estarem disponíveis em supermercados, mas apenas em garrafeiras ou restaurantes, a preços entre 20 e 60 euros por garrafa. Ampliar o número de quartos onde já recebe hóspedes privados e convertê-los num hotel-boutique é um dos próximos objetivos da Quinta de Lemos.

“87,7% das vagas no turismo só exigem o ensino básico”
Em 2017, Portugal recebeu perto de 20 milhões de hóspedes e criou mais de 58 empregos no turismo. Com mais de 360 mil profissionais no ativo, o sector é hoje apontado como vital para a economia nacional e, em algumas áreas específicas, as empresas enfrentam já dificuldades de contratação por carência de mão de obra disponível. O Turismo de Portugal tem vindo a reclamar uma maior valorização das carreiras no sector, por via da qualificação dos seus profissionais e de melhores condições salariais, como forma de atrair talento para o turismo nacional. Mas a prática ainda trava a ambição. No ano passado, o Instituto do Emprego e Formação Profissional registou um total de 18.792 ofertas de trabalho para o sector do Turismo e a grande maioria das vagas apenas exigiam ensino básico. Mais concretamente, 87,7% das vagas disponibilizadas exigiam como requisito de candidatura uma qualificação ao nível do terceiro ciclo do ensino básico (antigo 9.º ano) e 56,4% (10.615) não requeriam sequer mais do que o 6.º ano de escolaridade.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.