Volta Nacional: “Governo acelera venda da TAP; que pode valer 900 milhões de euros”

Negócios

“Greve na TAP vai afetar 156 mil passageiros”
Apesar da convicção manifestada na manhã desta quinta-feira pelo ministro da Infraestruturas de que a greve dos tripulantes da TAP seria evitada, os associados do SNPVAC acabaram por voltar a rejeitar a proposta apresentada pela companhia aérea. Uma greve de sete dias que a transportadora aárea garante que vai levar ao cancelamento de 1316 voos e afetar 156 mil passageiros, o que vai representar um custo total direto de 48 milhões de euros.

Jornal de Notícias

“Administradora recebeu 1,2 milhões para sair da TAP”
Alexandra Reis não foi a única administradora da TAP a sair da empresa com uma indemnização milionária. Em 2020, a na altura administradora financeira Teresa Lopes, recebeu da TAP um pagamento superior a um milhão de euros para sair da companhia. A TAP irá avançar com uma auditoria externa independente aos pagamentos a trabalhadores e administradores.

“TAP vai perder 68 milhões com a greve”
É mais um rombo nas contas frágeis da TAP. A companhia vai perder 68 milhões de euros caso a greve de tripulantes, agendada para a próxima semana, entre 25 e 31 de janeiro, avance.

Diário de Notícias

“TAP: Injeção de 980 milhões até 2024 sem impacto nos OE”
A última tranche do auxílio estatal à TAP vai ser paga em três prestações até 2’24, mas não terá impacto nos orçamentos deste ano e do próximo, garante o Ministério das Finanças.

Expresso

“Governo acelera venda da TAP; que pode valer 900 milhões de euros”
A TAP avança a passos largos para a privatização, apresentando como trunfo “uma das maiores receitas da sua história” em 2022 e um resultado positivo. As contas serão divulgadas em março mas o Primeiro Ministro e a presidente da transportadora já asseguraram que serão uma boa surpresa. Quanto valerá a TAP e quem estará disponível para a comprar são as questões que se levantam. Em aberto está também o montante da venda – poderá ser total ou parcial. O analista financeiro independente Nuno Esteves admite que a TAP possa ser avaliada em cerca de 900 milhões de euros.

Nascer do SOL

“TAP recusa dar informação e anuncia auditoria externa”
A maioria das chefias abandonou a companhia em 2021, altura em que foi colocado em prática o plano de reestruturação. Entre eles nomes como Abílio Martins, Tiago Phillimore, Eduardo Correia de Matos, Renato Salomone, entre outros. As saídas dos diferentes diretores tiveram também diferentes desfechos: acordos de rescisão, pagamento de indemnizações, saídas por vontade própria, pré-reformas e reformas antecipadas.

O Jornal Económico

“Novo aeroporto? Diga-nos de quem são os terrenos de Alcochete”
Numa entrevista, o ex-dirigente do PSD e antigo ministro dos Assuntos Parlamentares do Governo de Pedro Passos Coelho, Miguel Relvas, defende uma maior transparência no debate sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa. Critica a “fixação” de António Costa pela TAP, considera que Pedro Nuno Santos foi um ministro “fanfarrão” que vacilou perante o grupo francês Vinci e defende que a administração da TAP terá de se demitir se se comprovar que as duas tutelas desconheciam a indemnização paga a Alexandra Reis. Mas acrescenta: “Algum gestor pagaria 500 mil euros sem o conhecimento do acionista? ISto numa empresa privada. Quanto mais numa pública.”

“TAP sob pressão adicional com greve que vai custar 48 milhões de euros”
A pressão sobre a companhia aérea subiu de tom ainda mais um nível, com a indicação de que as greves convocadas pelos tripulantes de cabine para o fim do mês são mesmo para manter.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.