Volta Nacional: “Governo passa para autarquias a isenção de IMI no turismo”

Diário de Notícias

“Greve de tripulantes da Ryanair ganha escala europeia”

Dirigentes dos sindicatos de tripulantes de cabine de Espanha, Alemanha e Inglaterra vão associar-se amanhã ao protesto, materializado em três dias intercalados de greve, que o sindicato português convocou para contestar a política laboral da companhia aérea Ryanair. Será o primeiro passo para a eventual realização de uma greve a nível europeu aos voos da companhia irlandesa.

Correio da Manhã

“Tripulantes põem Ryanair na Justiça”

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai avançar com uma queixa-crime contra a Ryanair. Bruno Fialho, da direção do sindicato, diz ao CM que a queixa contará com provas de vários contactos que a companhia aérea tem feito a pressionar tripulantes de outros países para substituírem os grevistas. A empresa ‘ameaça’ com despedimentos e a não subida a chefe de cabine.

Jornal de Notícias

“CGTP, BE e PCP exigem intervenção do Goveno, sindicato fala em protesto europeu”

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) exigiu a intervenção do Governo em virtude da greve da Ryanair, defendendo a sua penalização. Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, condena o desrespeito da empresa pela lei e direitos dos trabalhadores em Portugal. O Bloco de Esquerda já requereu uma “audição parlamentar urgente” dos trabalhadores e da administração da Ryanair e o PCP também vai exigir esclarecimentos ao ministro do Trabalho.

“Palacete Pinto Leite vai ser «Garden Artes»”

“Garden Artes” é a designação escolhida para rebatizar o palacete Pinto Leite, na Rua da Maternidade, no Porto, e que deverá abrir ao público no próximo verão sob a forma de uma grande galeria de arte, com as suas peças a integrarem exposições e circuitos internacionais.

Público

“Governo passa para autarquias a isenção de IMI no turismo”

Mesmo antes de se conhecerem os resultados do grupo de trabalho que vai reavaliar os benefícios, o executivo decidiu acabar com a isenção de imposto municipal sobre imóveis (IMI) para os empreendimentos com utilidade turística, deixando na mão das autarquias a decisão de aplicar esta possibilidade a partir de 2019. Se a proposta de lei que deu entrada no Parlamento na última quinta-feira antes da Páscoa para alterar o Estatuto dos Benefícios Fiscais for aprovada, espaços como hotéis, termas, casas de turismo de habitação e equipamentos de animação a que as Finanças atribuam, a partir de 2919, o estatuto de “utilidade turística” deixam de ter isenção de IMI durante sete anos.

Negócios

“Groundforce espera em Faro ultrapassar 336 trabalhadores”

A Groundforce, que retomou no domingo os serviços de assistência em escala (“handling”) no aeroporto de Faro, estima ultrapassar os 336 trabalhadores que tinha em 2011, quando suspendeu a operação na infra-estrutura devido a uma crise financeira. “Podemos dizer que no primeiro dia começámos uma operação já com 125 pessoas, eu não vejo isso como factor negativo, vejo como uma grande vitória”, disse o presidente executivo, Paulo Neto Leite, na inauguração da operação, cujo investimento foi superior a 2,5 milhões de euros.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.