Volta Nacional: “Governo tem de ajudar ANA como Estados estão a fazer”

Jornal de Notícias

“Governo duplica apoios a empresas e promete rapidez”
As empresas pediram celeridade neste segundo confinamento geral e o ministro da Economia garante resposta nessa medida. O Programa Apoiar, que já está em vigor, vai ser reforçado e os pagamentos acelerados. O ministro prometeu antecipar uma segunda tranche do pagamento do apoio referente aos três primeiros trimestres de 2020, com a possibilidade de as empresas pedirem este valor já a partir de segunda-feira, encurtando os prazos incialmente previstos para ocorrer entre 60 e 90 dias úteis, após o primeiro pagamento.

“Reino Unido: suspensas ligações aéreas com Portugal”
O Executivo britânico vai suspender as ligações aéreas de Portugal e Cabo Verde para Inglaterra, para tentar impedir a entrada da variante brasileira do SARS-CoV-2, e proibiu também chegadas do Brasil e de outros países sul-americanos.

Negócios

“Governo tem de ajudar ANA como Estados estão a fazer”
O diretor-geral do ACI Europe, que representa 500 aeroportos europeus, diz que a ANA “vai precisar de ajuda”, seja pela revisão do contrato da concessão ou por compensação por danos causados pela Covid-19 ao abrigo das regras europeias. “Temos dois cenários para este ano: um cenário base de -59% e um pessimista de -65%”. E adianta: “Os aeroportos da Europa enfrentam hoje um risco de continuidade de negócio. Há cerca de 200 aeroportos na Europa em risco de insolvência nas próximas semanas”.

“Apoiar apenas a TAP é uma visão que tem 30 anos”
Olivier Jankovec, diretor-geral do ACI Europe, considera que ajudar a TAP “não pode ser a única resposta”. Em seu entender, Portugal deve avançar com um Esquema de Reinício de Conectividade Aérea, ajudando as companhias aéreas que estejam a reiniciar rotas canceladas.

“Aeroporto do Montijo tem de avançar”
Para o diretor-geral do ACI Europeu “seria uma pena que considerações políticas estivessem no caminho do que o país precisa”. O Montijo, diz, será “um grande ativo para Portugal”.

“Passaporte sanitário será parte da experiência de viajar no futuro”
As ajudas que os aeroportos europeus necessitam neste momento não são apenas para garantir que não entram em insolvência, mas também para que possam ter condições para investir no futuro, sublinha Olivier Jankivec, diretor-geral do ACI Europe.

“Taxa de carbono é um grande golpe no turismo português”
Olivier Jankovec defende que, pelo menos, a receita da taxa de carbono sobre viagens de avião sirva para ajudar o setor a ser mais “verde”.

Jornal i

“TAP confirma suspensão dos acordos de empresa e convoca sindicatos para novas negociações”
O Governo declarou oficialmente as empresas do Grupo TAP em situação económica difícil até 2024. O i apurou que a TAP pretende alcançar um novo acordo de empresa com os trabalhadores e, para tal, convocou todos os sindicatos afetos à transportadora para uma nova ronda de encontros na próxima semana.

“Restauração e alojamento não resistem sem «vacina» a fundo perdido”
Os setores do alojamento e da restauração podem ver a situação piorar com o novo confinamento geral, que tem início esta sexta-feira. A AHRESP propôs ao Governo o reforço dos apoios a fundo perdido.

“Aviação europeia prevê menos 50% dos voos”
A aviação europeia estima que, este ano, o tráfego se mantenha 50% abaixo dos níveis pré-pandemia, depois de terem sido destruídos 191 mil postos de trabalho no setor em toda a Europa, em 2020. As contas são da Eurocontrol.

Público

“Aeroportos perderam 41 milhões de passageiros”
Depois de vários anos a crescer, e de ter batido um novo recorde em 2019 ao aproximar-se dos 60 milhões de passageiros, os aeroportos portugueses viram os números cair a pique no ano passado, com menos 69,6% de passageiros. Ao todo, circularam pelos aeroportos portugueses, controlados pela ANA, 17,96 milhões de passageiros, contra os 59,12 milhões de 2019.

O Jornal Económico

“CEO para a TAP poderá ganhar mais de 700 mil euros por ano”
As remunerações pagas aos gestores das companhias de aviação baixaram bastante com a crise decorrente da pandemia da Covid-19, mas não há milagres. Isto é, para contratar um bom CEO por um milhão de euros é preciso acenar-lhe com um pacote atrativo de stock options que torne aliciante a componente variável, de forma a aceitar um salário-base mais baixo.

Vida Económica

“Promoção turística vai estar focalizada na sustentabilidade e digitalização”
A sustentabilidade é um dos eixos basilares da estratégia de promoção turística para 2021. Outra das linhas de atuação prende-se com o reforço da digitalização da atividade promocional.

“Turismo de Portugal tem linha de apoio de 300 milhões”
O Turismo de Portugal tem uma nova linha de apoio à qualificação da oferta, mo valor de 300 milhões de euros.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.