Volta Nacional: “Grandes empresas de turismo vão ter mais descontos na TSU”

Negócios

“Nuvens da pandemia ameaçam verão português”
O aumento dos contágios nos países parceiros de Portugal poderá ditar um verão mais cinzento para a economia portuguesa. Muito vai depender das restrições ou recomendações que sejam feitas para os turistas estrangeiros.

“Alargamento do lay-off aplica-se desde 1 de março”
As empresas mais afetadas pelo novo confinamento vão poder pedir lay-off simplificado a contar desde o início do mês de março. Medida dirige-se a quem dependa de empresas encerradas e tenha uma quebra de faturação de 40% ou na faturação ou na atividade, esclarece o Governo.

“Grandes empresas de turismo vão ter mais descontos na TSU”
A ideia do chamado apoio à retoma era garantir reduções de TSU para empresas de pequena ou média dimensão, mas no diploma que foi publicado esta quarta-feira o Governo abre uma relevante exceção ao permitir que também as grandes empresas do setor do turismo ou da cultura – com mais de 250 trabalhadores – abrangidas por este regime passem a ter descontos, durante os meses de março, abril e maio. As empresas de qualquer dimensão com uma quebra de faturação superior a 75% têm direito, nesses três meses, à dispensa parcial de 50% das contribuições que incidem sobre a compensaão, ou seja, sobre o valor recebido pelo trabalhador.

“TAP equaciona venda da Groundforce”
Pedro Nuno Santos diz que a venda dos 49,9% que a companhia aérea detém na empresa de handling está a ser equacionada para facilitar uma solução estrutural. Alfredo Casimiro diz que negociações estão suspensas e que aguarda a aprovação de Bruxelas ao plano da TAP.

“Nova administração da TAP só deverá entrar em maio”
A entrada da nova administração da TAP vai atrasar e só acontecerá depois do plano de reestruturação da companhia ser aprovado pela Comissão Europeia, o que o ministro das Infraestruturas admite ser “provável” que aconteça em maio. O ministro garantiu que o novo presidente executivo da TAP – cargo que deverá ser ocupado pelo alemão Albrecht Binderberger – terá uma remuneração “mais baixa do que a do antigo CEO Antonoaldo Neves.

“Alcochete obriga a ponte, autoestrada e alta velocidade”
O Governo diz que a construção gradual de um aeroporto em Alcochete “não é viável” porque obriga desde logo a infraestruturas.

“Alojamento e restauração têm mais de metade do crédito em moratórias”
Os setores mais afetados pela pandemia têm mais de oito mil milhões de euros em moratória. Entre estes, alojamento e restauração têm 57% dos seus empréstimos abrangidos por esta medida.

Público

“TAP já recebeu mais de 700 candidaturas ao programa de saídas voluntárias”
Até ontem à tarde houve mais de 700 candidaturas ao programa de medias de adesão voluntária da TAP, cujo prazo acabou no final do dia de ontem. Faltava ainda, por um lado, a empresa validar várias das candidaturas entregues e, por outro, terminar o prazo, dado que podem ainda ter entrado mais ao longo do dia de ontem.

“Avaliação ambiental trava nova lei de aeroportos”
O Governo entregou no Parlamento uma proposta de lei para alterar a legislação em vigor ligada à construção de aeroportos, defendendo “prioridade e urgência” na sua análise e votação. No entando, segundo garantiu ontem no Parlamento o ministro das Infraestruturas, o processo fica parado “até a avaliação ambiental estratégica estar no terreno”.

Diário de Notícias

“TAP: 800 trabalhadores terão aderido às medidas”
Pré-reformas, reformas antecipadas, rescisões por mútuo acordo e trabalho a tempo parcial. Estas são algumas das medias voluntárias que a TAP colocou à disposição dos trabalhadores.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.