Volta Nacional: “«Greve de zelo» dos pilotos obriga TAP a cancelar voos”

Jornal de Negócios
“«Greve de zelo» dos pilotos obriga TAP a cancelar voos”
A TAP voltou nos últimos dias a registar dezenas de cancelamentos de voos, à semelhança do que já tinha acontecido no período da Páscoa, situação que foi justificada pela companhia aérea apenas com “questões operacionais”. A empresa não revela as razões que estão na origem destes cancelamentos – 44 de e para Lisboa entre as 22 horas de sábado passado e as 13 horas desta segunda-feira, segundo a agência Lusa -, o Governo não comenta e o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil remete-se igualmente ao silêncio. Fontes contactadas pelo “Negócios” garantem que não há nenhum protesto organizado pelos pilotos, mas sim uma espécie de “greve de zelo” por causa da negociação do Acordo de Empresa. Vários destes profissionais estão a recusar fazer horas extraordinárias e trabalhar em dias de folga, o que face ao crescimento que a operação da TAP vem registando resulta na não realização de ligações previstas.

“Carris lança concurso para 15 autocarros elétricos”
A Carris lançou um concurso público para a aquisição de 15 autocarros “standard” elétricos, para serviço público urbano de transporte de passageiros, assim como para uma estação de carregamento elétrico e serviços de manutenção, de acordo com o anúncio publicado em Diário da República. O valor do preço base do procedimento é de 11,7 milhões de euros, sendo o prazo de execução do contrato de 16 anos. O critério de adjudicação é a melhor relação qualidade-preço.

Correio da Manhã
“Greve na Ryanair. Sindicatos vão reunir”
Os indicatos europeus dos tripulantes de cabine da Ryanair vão reunir-se no próximo dia 24 em Lisboa para discutir uma greve conjunta, a acontecer em maio, caso a transportadora aérea” continue com esta postura”, avança o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil.

“Concelho de Gavião renasce das cinzas”
No concelho de Gavião os percursos pedestres já estão a funcionar e em junho os passadiços estarão reconstruídos. “É importante que os turistas regressem ao Gavião durante o verão, até porque o seu impacto socioeconómico é grande”, diz José Pio, presidente da câmara. “As infraestruturas ligadas ao turismo de natureza desapareceram. Mas nós partimos de imediato para a reconstrução e em junho teremos as infraestruturas recuperadas”.

“Governo dá 17,7 milhões ao Metro e à Carris”
O Governo vai investir 17,7 milhões de euros nos transportes públicos de Lisboa. A maior fatia deste total (11,7 milhões) destina-se à aquisição de 15 autocarros elétricos para a Carris, cujo concurso foi publicado ontem em Diário da República. O restante valor (seis milhões) tem como destino a compra e instalação de um sistema de acionamento elétrico para as portas das carruagens do Metro. De acordo com a portaria publicada ontem em Diário da República, assinada pelos ministérios das Finanças e do Ambiente, o prazo de execução da intervenção no Metro é de três anos. O valor global de encargos relativos ao contrato vai ser repartido por cinco anos.

Jornal de Notícias
“Caminhos de Santiago exigem intervenção”
O Jubileu Compostelano celebra-se em 2021 e é “urgente” organizar os caminhos portugueses de Santiago, para potenciar este recurso turístico e obter a clasificação Património Mundial da UNESCO. Esta foi uma das principais conclusões do Encontro de Turismo, que reuniu ontem, em Matosinhos, um conjunto de entidades portuguesas e espanholas para debater a promoção estatégica junto do setor na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

“Alfândega da Fé. Captar turistas”
O aldeamento Varandas de Trás os Montes é a nova aposta do grupo Alfandegatour e da Câmara de Alfândega da Fé para dinamizar o turismo no concelho. A primeira pedra vai ser lançada hoje. O projeto, classificado com cinco estrelas, tem como primeiro investidor o cantor transmontano Roberto Leal.

“Turismo financia rali”
O Turismo de Portugal irá financiar com 207 mil euros a próxima edição do Rali de Portugal. Este era o montante em falta depois de, tal como “JN” avançou na edição de ontem, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte só ter assegurado 750 mil euros do milhão de euros previsto. A garantia foi dada aos autarcas que acolhem uma das principais provas do calendário automobilístico mundial pelo presidente do Turismo Porto e Norte, Melchior Moreira, numa reunião realizada ontem, em Matosinhos.

Jornal i
“PSD e CDS chamam ministro do Planeamento à Assembleia para justificar cancelamentos da TAP”
Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas foi chamado à comissão da Economia, Inovação e Obras Públicas para justificar o cancelamento de voos da TAP que estão a acontecer desde a passada sexta-feira, uma situação que já se tinha verificado no final de março.

“TAP continua a cancelar voos”
A transportadora aérea TAP somou 44 cancelamentos de e para o aeroporto de Lisboa entre as 22 horas de sábado e as 13 horas de segunda-feira, segundo a ANA. Nas chegadas houve 26 cancelamentos para Lisboa, incluindo voos da Madeira, cidades europeias, brasileiras e de Moscovo e Dakar, enquanto as falhas nas partidas somam 18 ligações também para diversos locais no mundo.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.